136 EM BUSCA DO PERDÃO

amizade ponto com


TEMA: Perdão


PROPÓSITO: Levar os ouvintes a buscar o perdão em Cristo Jesus.


TEXTO: Atos 3:38.


TESE: O perdão divino é para todos aqueles que estão dispostos a receberem.


INTRODUÇAO


Como ter certeza da salvação se vivemos em um mundo de pecado? Imagine um médico dizendo para seu paciente: - Você é portador de uma doença grave. Faça este tratamento e poderá encontrar a cura. O medico fez a receita e espera que o doente faça a sua parte; levar a sério o tratamento.


Para ter certeza do perdão, precisamos fazer nossa parte. Deus fez a dele enviando Seu Filho. (S.João 3:16)


I –COMO OBTER O PERDÃO. ( Atos 3:38) “Respondeu Pedro: arrependei-vos cada um de vós para a remissão de vossos pecados e sejam batizados em nome de Jesus Cristo e recebereis o Dom do Espírito Santo.”


A-Arrependimento. Significa tristeza pelo pecado cometido. 

1-O Espírito santo nos ajuda a reconhecer nossa pecamiosidade e nos leva a confissão.

a-“No grego a palavra tristeza é “penthin.” Ela é usada para prantear os mortos, ou alguém que está 


2

como morto.” (Willian Barclay, As Obras da Carne e os Frutos do Espírito. São Paulo: ED. Vida, 1985),166.

b-“Na Septuaginta, é usada para o luto de Jacó quando pensa que José morreu e se foi para sempre.(Gn. 37:34).” Ibid.

c-“Algo realmente a respeito de “penthein” é que descreve o pranto que não pode ser escondido. Descreve a tristeza que não pode ser ocultada.” (Ibid).

Era justamente isto que Pedro estava apelando para o povo fazer, não esconder a tristeza por ter ofendido a Deus.

B-Conversão.

Em Atos 3:19 lemos: “Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.”

1-Conversão é mudança de rumo. Ao se aproximar de Deus por meio do arrependimento, o pecador muda de direção.

Antes da conversão, santo Agostinho era mulherengo. Logo após a sua conversão, ele avistou uma ex-amante e para não ter o encontro, 

3

ele mudou de direção e andando ligeiramente. A Mulher percebeu que ele estava se distanciando, não entendendo o que acontecia. Então gritou: - Agostinho, sou eu! Ele parou e esperou. Ela novamente lhe disse: Agostinho, sou eu! Ele prontamente respondeu: - Você é você, mas eu não sou mais eu. -   Ezer Zirotto, Ilustrações Para Sermão, (São Paulo, IAE, 1986),23.

Isto deve acontecer com todo aquele que procura voltar para Deus.

A bíblia fala de pessoas que experimentaram a conversão:

a- Zaqueu – Abandonou a desonestidade;

b- Maria Madalena – Abandonou a prostituição;

c-Paulo – Abandonou o legalismo.

d- O proximo passo é o batismo.

C-Batismo

1-Atos 2:38 expressa que o batismo é um passo para a remissão dos pecados. Depois de experimentar a tristeza pelos pecados cometidos e passar pela conversão, o pecador deve então ser batizado.

a- O que é batismo? “Vem de um termo grego que significa “submergir.” – Dicionário Bíblico Almeida, ( São Paulo: SBB, 1998),46. 


4

b- Simbolicamente os pecados devem ser submergidos. Em Rm. 6:4 vemos o batismo sendo figurado como um sepultamento.

c- A vida de pecado deve ser sepultada. O batismo é o começo de uma nova vida ao lado de Cristo.

Participei de uma cerimonia batismal. Logo após a pessoa ter saído do tanque ele afirmou para mim: - Agora estou me sentindo leve. Sinto-me que o fardo do pecado saiu de cima de mim.

A sensação de todos que experimentam estes três passos: arrependimento, conversão e batismo são certeza de que foi perdoado e alegria da salvação.


CONCLUSÃO

A- A parte que cabe ao pecador  é ir em busca do perdão. O Espírito Santo trabalha em nosso favor para alcançarmos o perdão.

B-Devemos, portanto, fazer nossa parte em busca do perdão, uma vez que sabemos que Cristo fez a dele.


APELO – Quero que venham aqui todos aqueles que desejam ir a Cristo em busca do perdão