135 PEDRAS NO SAPATO

amizade ponto com


TEMA: O incomodo do pecado


TEXTO: Salmo 51.


PROPÓSITO: Levar as pessoas a confessarem seus pecados a Deus.


TESE: Deus perdoa o pecado confessado.


INTRODUÇÃO:


Distribuir pedrinhas para cada um e convidar as pessoas para que se levantem e andem pelo salão para cumprimentar uns aos outros. 


Quantos sentiram um incomodo pela presença das pedrinhas? As pedrinhas são os problemas que muitas vezes nos importunam e se tornam pedregulhos. Quantos estão sentindo incomodo agora? 


Alguns de vocês já se acostumaram com a situação. Isso acontece nas nossas vidas muitas vezes nos acomodamos com a situação problemática que nos encontramos. 


Os problemas não fazem como Jesus “Eis que estou a porta e bato...” , eles dizem “Eis que estou a porta e entro mesmo sem você ter me convidado.”


I Relatar a história de Davi e Hanum, filho de Naás. II Sm. 10.


A) Comentar o pré-julgamento feito pelos conselheiros de Hanum, Vs. 3.Na vida constantemente, nós julgamos precipitadamente, ou somos julgados de tal forma. Os fariseus pré-julgaram a Cristo. Todos nós já fomos vítimas e praticantes deste ato. 


Você olha para uma pessoa, ou é olhado por ela, e já faz um julgamento precipitado. Fulano de tal é isso, fulano de tal é aquilo. Quando satanás domina a mente dos homens, ele excita a inveja e a suspeita que levarão a mal mesmo as melhores intenções. 


Por mais belas e bondosas que forem as suas intenções se as pessoas fizerem um pré-julgamento, essas intenções tornar-se-ão as piores. Há um ditado que diz “Quem vê cara não vê coração”.

 

B) Hanum raspa metade da barba e das vestes, em sinal de desrespeito a Davi. Vs. 4 - Mesmo errados, os amonitas, não pediram desculpas a Davi. Um outro problema. Mesmo depois de fazerem um pré-julgamento e perceberem seu erro eles não se retrataram Um avião de espionagem americano chocou-se com um caça chinês em espaço aéreo chinês, mesmo errado os EUA não queriam se desculpar, porque uma nação de tal porte não pode se humilhar e reconhecer o erro. O mesmo acontece conosco. O orgulho as vezes prevalece em nosso caráter e não conseguimos pedir perdão aos que nos ferem ou aos que ferimos.


C)- A guerra começou e terminou com a vitória dos israelitas. Depois do término da batalha houve um período de paz de aproximadamente um ano. E novamente começou a guerra, desta vez o objetivo do rei Davi era acabar com a capital da cidade destruindo de uma vez por todas aquele povo.


II Enquanto a guerra continuava longe de Israel, Davi estava em seu palácio, e ao caminhar pelo terraço avistou uma mulher muito formosa.


Comentar sobre Bate-Seba e Urias. Urias era um soldado valoroso e fiel. Ele era heteu, e o povo heteu adorava muitos deuses, mas Urias havia se convertido ao Deus do seu rei, o Deus de Israel. Seu nome significa “Minha luz é Jeová”. Nem a Bíblia, nem o comentário bíblico adventista faz menção de que ela teria se oposto ao convite do rei. Ela era bonita porém não estava livre da tentação. 


Davi manda Urias de volta a guerra com uma carta. Na carta Davi mandava que Joabe colocasse Urias na frente da batalha para que morresse de imediato.


C) Deus convocou o profeta Natã para que repreendesse a Davi, e ao reconhecer o seu erro, ele entrou num estado de angústia terrível.


III Nestas condições que ele escreveu o Sl. 51.


 Verso 1-4, Davi pede que Deus retire as pedras do seu sapato. Quando estamos com problemas ficamos confusos e falamos coisas sem pensar, agimos às vezes como crianças.


Ao perceber sua pecaminosidade percebe que não pode mais viver com uma pedra em seu sapato.


C) Vejam o que acontece quando Deus tira de nós os problemas: Versos 7, 12, 13, 15, 17. 


“Milhares de filhos de Deus, quando traídos pelo pecado e prontos a entregar-se ao desespero, têm-se lembrado como o arrependimento e confissão sincera de Davi foram aceitos por Deus, não obstante sofrer ele pela sua transgressão; e estes também se revestiam de coragem para arrepender-se, e procurar novamente andar no caminho dos mandamentos de Deus. Quem quer que, sob a reprovação de Deus, humilhe a alma com confissão e arrependimento, como fez Davi, pode estar certo de que há esperança para ele. Quem quer que com fé aceite as promessas de Deus, encontrará perdão. O Senhor nunca lançará fora uma lama verdadeiramente arrependida”. 


CONCLUSÃO:


Davi foi um homem segundo o coração de Deus e mesmo assim cometeu grandes erros. Um deles foi o seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias. Apesar de ter praticado um crime que para a época faria com que fosse apedrejado, Deus o poupou, e o inspirou para ser um dos melhores reis de Israel e para escrever lindos poemas como os Salmos.

Leiamos agora Is. 55:7.

Antes de sairmos vou pedir que vocês se sentem e tirem as pedrinhas que estão em seus sapatos e enquanto fazem isso orem para que Deus remova as pedras que pesam em nossos ombros.

Confesse seus pecados a Deus porque Ele diz: “Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”.