134 AS MARCAS QUE TODO MUNDO TEM

amizade ponto com


TEMA: Pecado


TEXTO: Salmo 51


PROPÓSITO: Motivar as pessoas a abandonar o pecado


INTRODUÇÃO:


Em nossa vida há muitas coisas que nos marcam. Os momentos de alegria nos deixam marcas nas lembranças, os momentos tristes deixam marcas que nos acompanham. 


Mas há uma marca que é a que mais prejudica, as marcas que o pecado deixa em nós. Hoje vamos analisar os reflexos do pecado na vida de um homem.


I – O PECADO NOS DEIXAR MARCAS


O pecado nos deixa marcas profundas tanto que diversas vezes no Salmo 51, Davi clama por purificação, lavagem e renovação. Era o que ele mais queria naquele momento para libertar-se do seu pecado que o tornava e o fazia sentir-se sujo. Como Davi deixou-se vencer por este pecado que trouxe tremendo sofrimento a ele?


A) Distrair. A primeira coisa que levou Davi a pecar, foi seu afastamento de Deus. Quando ele estava agora no topo do sei reinado, sendo adorado e venerado por todos, foi que ele deu acesso ao tentador.


Citação: “Foi o espírito de confiança e exaltação próprios o que preparou o caminho para a queda de Davi. A lisonja e as sutis atrações do poderio e do luxo não deixaram de ter efeito sobre ele”.


PASSOS DE SEU AFASTAMENTO DE DEUS


Prosperidade


1 Davi não estava acostumado com tanto poder  a sua disposição. Era um homem marcado pelas provações e uma vida simples. Na prosperidade ele desviou seu olhar de deus para si mesmo.


Confiança Própria


2 Davi agora era um homem independente, possui o que precisa para governar. As nações vizinhas todas o temem pois sabiam que Deus era com ele. Agora possui confiança própria, não precisa mais de Deus.


3 Ele escolhe e decide por sua conta própria, aquele homem que era cercado das orientações de Deus já não existe mais. Que desviou a mão de ferir Saul porque especificado na lei de Israel desapareceu.


B) Nos domina. Após terem ocorridos os três processos acima, Satanás toma posse, para fazer sua vontade. A única restrição a Satanás era a sua dependência de Deus, e esta agora não existe mais.


Davi faz associações com as nações pagãs, para encher os tesouros do palácio (II Samuel 8:2).


Leva agora a Davi a pisar as leis divinas que ele próprio foi o defensor. Adultério e morte.


II – O PECADO TERMINA COM A FELICIDADE

Era necessário que o exemplo de Satanás Davi manifesta-se toda a sua perversidade para que no fundo do poço Deus pudesse socorre-lo. Ele tinha agora que experimentar as conseqüências e os resultados da separação de Deus.


A) Sentimento de culpa atormentador. O profeta Nata é enviado a Davi com uma mensagem terrível. A poucos soberanos tal censura poderia ser feita, a não ser com o risco de morte. É necessário que Davi tenha dimensão do seu pecado e do desagrado de Deus.


Citação:  “A censura do profeta tocou o coração de 

Davi, despertou-lhe a consciência, seu crime apareceu em toda a sua enormidade. Sua alma curvou-se arrependida diante de Deus. Com lábios trêmulos ele disse: Pequei contra o Senhor”.

Sua consciência culpada tirou-lhe a felicidade.

Sua confiança própria foi abalada, descobriu que é loucura o homem que confia em seus méritos.

Sua consciência culpada tende a consumir suas forças vitais, e a convidar a morte (Judas).


B) Desperta o preconceito das pessoas

Davi já não tinha mais ambiente familiar, ele era carregado de suspeitas e mágoas. Seus oficiais agora tinham liberdade de agir da mesma forma. Assim acontece conosco quando o nosso pecado se torna conhecido, perdemos toda a influência espiritual e moral.

1  A Igreja é atingida de várias formas

a Escárnio dos ímpios

b Enfraquece o testemunho

c Enfraquece os membros.

2 Abala a família.

Após seu erro Davi era um homem sem coragem. Especialmente na educação de seus filhos. Porque constantemente o sentimento de culpa lhe tirava a coragem de repreender. Com isso sua família foi destruída inteiramente.

a O incesto de Amom (II Samuel 13)

b Absalão mata ao irmão Amom (II Samuel 13:10)

c Revolta do filho Absalão (II Samuel 15)

d Joabe mata Absalão na revolta.

e Absalão adultera com as concubinas de seu pai (II Samuel 16:21-22).


III – O PECADO PÕEM EM RISCO SALVAÇÃO.

O pecado nos trás separação entre Deus (Is. 59:2). Não que Deus não tenha prazer em nossa companhia, mas que Ele é Santo demais para admitir o pecado.

Dificulta a ação do Espírito Santo.

1 . Persistentemente nos apegamos ao pecado.

2 . Contemplamos com os nossos olhos com o desejo de ter aquilo que não é nosso.

3 . Paramos para dar ouvidos aquilo que não edifica. Ex: conversas ímpias, música, teorias contra a palavra.

Nos impede de testemunhar.

1 Nos impede de testemunhar no âmbito familiar.

2. Pois esquivamos de qualquer responsabilidade.

3 Perdemos a motivação de falar da salvação em Cristo. Pois se a salvação não funciona em nós como podemos falar a outros.

CONCLUSÃO:

O pecado nos causa muitos danos, e Davi pôde experimentar os resultados. Se sentia extremamente desamparado, via que tudo que havia feito era em vão. Era necessário para vencer o pecado uma força maior, mais poderosa do que seu exército inteiro.

Poder algum humano o poderia libertar de tamanha força destruidora. Em suas últimas palavras no Salmo 51 ele menciona a única coisa que pode nos dar a vitória. Era necessário um coração novo capaz de amar a Deus e ao semelhante que ele havia destruído.



APELO:

Quantos gostariam de hoje receber um coração novo capaz de amar a Cristo e a seu semelhante.

Ter novamente uma chance com Cristo, nas mansões celestiais. O Senhor está aqui dizendo a você que todo aquele que vem a Ele de maneira nenhuma o lançará fora.