121 A ANTIGA VIDA VERSUS A NOVA VIDA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Vida transformada.


OBJETIVO: Incentivar aos irmãos viverem conforme a nova vida.


TESE: A nova vida exclui as características da antiga.


TEXTO: Efésios 4:17-32.


INTRODUÇÃO: 


O Pr. Robert Pierson contou em um de seus livros que “em uma visita à Ilhas Virgens Americanas eu achei três prisioneiros(dois deles assassinos convictos) preparando-se para o batismo. Isso era o resultado da mensagem de Deus dada nas prisões que liberta e transforma vidas. 


Depois eu testemunhei o batismo de um desses homens em uma bela lagoa no oriente ao fim de St. Croix. Eu perguntei ao guarda que estava por lá, “Este homem realmente se converteu?” “Reverendo”, o guarda respondeu, “Eu posso contar a você que ele está mudado. Quando ele chegou aqui, ele era rude e não cooperava. 


Hoje ele está absolutamente mudado. Ele é um prisioneiro modelo. Ele realmente está convertido”. Essa é mais uma demonstração do que Deus pode fazer à uma pessoa: mudar sua vida.


I. CARACTERÍSTICAS DA ANTIGA VIDA (vv.17-22).


l. Vaidade (v.17).

a) A vaidade não pode fazer parte da vida do cristão, já que, esta é uma das características dos gentios. “...Vaidade...significa ‘falta de propósito’, ‘vazio’, ‘futilidade’. Os ídolos eram chamados ‘matai’(palavra que se deriva do termo grego aqui usado, ‘mataiotes’), visto que os ídolos eram coisas ‘vazias e vãs’. Como objetos de adoração”. “A idéia não é de presunção, mas de objetivos frívolos e vãos. Sem Cristo, os gentios andam a esmo, sem esperança e indiferentemente. ...Essa vaidade não era meramente inútil, mas degradante”. Francis D. Nichol, ed. The Seventh Day adventist Bible Commentary (Washington, D. C.: Review and Herald Publishing Association, 1977), 6:1025.


2. Obscuridade e alheamento (vv.18).

a)Estar alheio, não significa precisamente ser “passivo”, mas pode ser no sentido “ativo”, de inimigos de Deus, contra a Sua igreja.


ILUSTRAÇÃO: 

Quantas pessoas tem se levantado contra a igreja de Cristo? Sempre ouço histórias de irmãos, pastores, e doutores que se levantam contra a igreja. Eu tenho a 



oportunidade de ter internet lá no IAENE, e às vezes entro no site dos adventistas.com, que de adventista não tem nada! Essas pessoas são alheias à causa de Deus. São passivas? Não, muito pelo contrário. Muitos desses são insensíveis às coisas espirituais.


3. Insensibilidade (v.19).

a) Essa é uma das características da antiga vida: a insensibilidade às coisas espirituais. Existem muitos pessoas que são insensíveis às coisas espirituais. Talvez imaginemos que sair dessas condições seja impossível. Mas o amor de Deus não conhece limites intransponíveis.


II. OBTENDO PODER PARA UMA NOVA VIDA (vv.20-24).


1. Pelo poder da verdade (vv.20-21).

a) Com base nos ensinos de Jesus, Paulo enfatiza o poder da verdade que transforma o ser humano, não meramente como um conhecimento intelectual. No capítulo 1:13 ele fala do “ouvir” tem o sentido de aceitar, seguir ou obedecer. “Quando Jesus mesmo disse: ‘aprendei de Mim’(Mt 11:29), Ele estava apresentando a Si mesmo como exemplo; aqui Ele é apresentado, não como o Grande Mestre, mas como o próprio objeto de conhecimento e fé”.

b) V. 22: “Infelizmente, alguns talvez pensem que a mudança da velha vida para a nova não é muito diferente do que trocar a roupa suja por roupas novas e vem passadas. Mas a dificuldade em fazer a mudança está em proporção com a profundeza da corrupção que invadiu nossa natureza. ...A própria mentalidade e natureza do ‘velho homem’ abrange caracteristicamente a ira, cólera, maldade, blasfêmia, linguagem obscena e mentira...coisas que ocorrem com muita naturalidade e não  podem ser abandonadas sem uma luta”.


2. Pelo poder criador de deus (vv.22-23).

a) “A mudança que Deus deseja envolve os princípios que governam a mente, e inclui os desejos, os objetivos e a força de vontade. Conquanto tenha de começar com a mente, o centro controlador de nossas ações, também precisa abranger um poder de fora- o poder criador da parte de Deus. ...Quando estamos sem Cristo, nossa vida é vazia e inerte, até que o Salvador lhe comunique nova vida por Sua Palavra”.


b) “O coração que se entrega a Deus ama, porém, a verdade da Palavra divina; porque mediante e verdade é regenerada a alma. A mente carnal não tem prazer em meditar na Palavra de Deus, mas quem sofreu uma renovação mental discerne novos encantos nos oráculos vivos; pois divina beleza e luz celestial parecem fulgurar em cada uma de suas páginas”. 


ILUSTRAÇÃO: 

Maharaj Davar tinha sido acusado frequentemente de vários crimes e tinha servido a muitas penas atrás das grades. Quando ele era um fugitivo da justiça, ele apareceu em uma de nossas tendas onde nosso obreiro indiano estava conduzindo uma campanha evangelística. Algum poder estranho arrastou-lhe irresistivelmente à tenda. Na primeira noite Maharaj ouviu as mensagens sobre algumas sombras negras que o distanciavam do lugar encontrado. O Espírito de Deus falou ao seu coração em trevas e o levou de volta à próxima noite um pouco mais próximo da tenda. Noite após noite o fugitivo era levado a está mais próximo da tenda, até a última ele estava dentro. Ele compareceu semana após semana; e quando o evangelista fez o apelo e ele uniu-se a igreja remanescente de Deus, Maharaj repondeu e ficou em pé para Cristo. Que mudança aconteceu em sua vida! Robest H. Pierson, 500 Adventist Illustraions and Stories(Nashville, Tennessee: Southern Publishing Association, 1965). 67. Isso é uma demonstração do poder da verdade que transforma. Isso também é uma obra criadora de Deus.


III. CARACTERÍSTICAS DA NOVA VIDA (vv.25-28).


1. Falar a verdade (v.25).

a) “O cristão que mente não apenas prejudica a pessoa a quem ele disse uma mentira; mas, destruindo a confiança, prejudica todo o corpo de Cristo. Como membros do corpo divino, devemos edificá-lo(v.16). Nunca devemos destruí-lo pela mentira ou por qualquer outro pecado”. “Como podem os seguidores dAquele que é a verdade fazer outra coisa senão manter a máxima integridade em todas as coisas?”.


ILUSTRAÇÃO: 

Sei que não sou melhor que ninguém aqui. Mas sempre luto para falar a verdade. Sempre quando existia uma situação daquelas em que muitos dizem que uma “mentirinha” não faz mal a ninguém, minha mãe dizia que era melhor eu não saber porque eu não sabia mentir. Você pode até achar engraçado mas que bom que as pessoas pensassem sempre assim de nós.



2. Indignação justa (vv.26-27).

a) “a indignação justa tem uma função muito importante em estimular os homens na batalha contra o mal. Jesus não ficou irado devido a hipócritas provocações contra Deus e injustiças praticadas contra os outros”. Então não se deve ficar irado. Essa indignação nos ajuda a lutarmos pelo que é justo. Consequentemente isso nos leva a desejar mais a justiça de Deus.


3. Trabalho honesto (v28).

a) “Havia pessoas nas comunidades às quais Paulo se dirigia, segundo ele esclarece em I Coríntios 6:10 em diante, que tinham o hábito de ganhar o sustento furtando(o particípio presente no grego tem este sentido)”.

b) “O cristianismo nunca deve animar um membro indolente a aproveitar-se dos que são mais diligentes, absorvendo assim, desnecessariamente, fundos que deviam ser usados na Obra de Deus. Por outro lado, os cristãos sempre devem estar dispostos a prestar de bom grado ajuda material aos que têm genuína necessidade”.


ILUSTRAÇÃO: 

Certa vez quando fazia faculdade de história, eu participei de um trabalho de psicologia da educação, onde na verdade não fiz nada, nada mesmo. Apesar de isso não ser referente a um trabalho, mas o princípio é o mesmo. Para minha surpresa, a professora pediu para cada um dar a sua própria nota. O que vocês acham que eu fiz? Eu me dei um zero bem redondo! 


IV. CARACTERÍSTICAS DA NOVA VIDA II (vv.29-32).


1. Linguagem edificante (v.29).

a) “A palavra torpe(ou má em outras versões) tem aqui literalmente o significado de ‘podre’ ou ‘deteriorado’, como peixes ou frutas que não são mais próprios para comer. ...Ela significa qualquer coisa que diminui a índole moral da comunidade. ...‘Palavra torpes’ podem, portanto, abranger expressões queixosas, zombeteiras, cínicas e sarcásticas, todas as quais causam desmoralização numa comunidade”.

b) “...As palavras proferidas por motivos puros e sinceros e devido a genuína compaixão aliviam como um bálsamo os numerosos ferimentos sofridos pelos membros do corpo de Cristo. ...Palavras bondosas trazem saúde para o corpo e restauração da alma”.


2. Bondade (vv.31-32)

a) Paulo menciona como que uma seqüência lógica que leva um a pessoa a ruína espiritual: amargura, rancor, ira, gritaria e por último a calúnia. Estes passos são realmente contrários aos que se realmente cristãos. Pois o cristão deve ser bondoso com seus irmãos.

b) “A ternura e a misericórdia que Jesus revelou em Sua preciosa vida sejam um exemplo para nós da maneira como devemos tratar os nossos semelhantes. ...”.


ILUSTRAÇÃO: 

Havia um homem excessivamente rico, que viajou por todo o mundo, viu tudo por si mesmo e passou por tantas experiências, que não poderíamos imaginá-las. Perguntei-lhe, na intimidade da conversação: -Durante toda a sua vida, em que momento foi mais feliz? Ele respondeu-me: -Quando tive febre tifóide e fui hospitalizado em um Lazareto de Lião. –E foi essa a quadra melhor de sua vida? –perguntei-lhe, surpreendido. –Sim, uma irmã de caridade tratava-me com tanta doçura e tinha uma paciência tão angélica, que nunca me esquecerei. Durante os quarenta dias que ali permaneci, sempre vi em seu rosto suave a mesma bondade luminosa! Nunca os traços de sua fisionomia exprimiram o mínimo resquício de tédio ou irritabilidade. Sim, nesses instantes eu estava verdadeiramente no céu!


CONCLUSÃO: 

Alguns irmãos dizem viver uma nova vida. Mas sua vida confirma que eles ainda não se converteram, não receberam ou não vivem ainda essa nova vida. Pois a nova vida dada por Deus, traz consigo as características pertinentes à mesma: a bondade, a indignação justa, a honestidade e uma linguagem edificante conforme o texto de Efésios 4. 


APELO: 

Você gostaria de viver conforme essa nova vida?