120 SEM SAÍDA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: O cuidado de Deus.

OBJETIVO: Mostrar que mesmo em meio à uma situação sem saída, Deus providencia um escape.


TEXTO: Êxodo 14:1-14.


TESE: Deus sempre provê uma saída para o ser humano conforme seus planos.

INTRODUÇÃO: 


“O problema era que Baal-Zefom formava um beco sem saída geográfico. Uma rua sem saída. Ao norte ficavam algumas formidáveis fortalezas egípcias- estruturas de pedras maciças. Não podiam passar por elas. Ao sul havia o vasto deserto egípcio chamado Mizraim. 


Nada seguro. Para o oeste ficavam Ramassés e Egito. Ao leste havia o mar Vermelho, Golfo de Suez. ...Ao norte, fortalezas inimigas. Ao sul, o deserto ardente. A oeste, o Egito”. Uma situação sem saída, mas no fim, Deus sempre toma o controle.


I. SEM SAÍDA É COMO MUITAS VEZES NOS ENCONTRAMOS (vv.1-4a).


1. Mediante ordem específica (v.1-3).

a) Baal-Zefom, era um lugar em que qualquer exército inimigo adoraria encontrar o seu rival. Não dava prá entender esta ordem de Deus, mas Moisés O obedeceu. Quando Deus nos pede algo, devemos obedecer. Aquilo que Ele nos pede em Sua Palavra, devemos realizar.


2. Para seus (de deus) próprios intuitos (vv.3-4).

a) Deus sempre tem um objetivo em suas ordens. Ele queria mostrar ao povo quem lutaria por eles. Em meio às situações difíceis lembremos que Deus quer lutar por nós.


II. SEM SAÍDA É O LUGAR QUE DEUS NOS PROVA.


1. Permitindo que nos sobrevenham as circunstâncias difíceis (vv.5-9).

a) Eles estavam preocupados porque os soldados estavam vindo com cerca de “‘seiscentos carros escolhidos, e todos os carros de Egito’, cavaleiros, capitães e 



infantaria”. O historiador Josefo comenta que eram em torno de 50.000 cavaleiros, e 200.000 soldados. 

b) Imagine-se no meio do povo de Israel, sabendo que está vindo ao seu encontro todos esse exército. Você certamente pensaria “Deus tem uma saída”. Mas nós sabemos que a realidade é dura. E foi dessa forma que eles a encararão, porque eles sentiram muito medo (v.10).


ILUSTRAÇÃO: 

Conta-nos uma estória, que certo estatuário ao pegar uma pedra informe de mármore, começou a trabalhar na pedra com seu cinzel. Cada vez que ele passava o cinzel na pedra, caiam os estilhaços no chão, e ele ouvia um gemido: AI! E assim por todo o trabalho. Até que aquela falou com ele: “Seu estatuário malvado, porque me atacas com este cinzel doloroso? Oh, pedra ignorante! Saiba que com estes ataques de cinzel contra ti, é que te transformam em uma bela estátua. Assim também é conosco! Quantas vezes reclamamos das dificuldades quando ela nos está provando?” 


2. Por nossa falta de fé (vv.10-12).

a)Eles ficaram com “muito medo”. Consequentemente surgiram reclamações contra Moisés. O “ser humano”, sempre procura culpar alguém. “Moisés ficou grandemente perturbado por manifestar o seu povo fé tão pouca em Deus, apesar de terem repetidamente testemunhado a manifestação de Seu poder em favor deles. Quantas vezes temos visto os feitos de Deus em nossa vida, e ainda assim temos reclamado.”


ILUSTRAÇÃO: 

Uma menina, acometida de escarlatina, foi posta de quarentena no sótão de sua casa. Todas as manhãs, o seu avô costumava aproximar-se do seu leito, para dizer-lhe adeus, antes de sair para o emprego. Em uma destas visitas, a garota, sem dizer palavra, acenou para o velhote, mostrando pequenos petardos ordenadamente arranjados em um canto do quarto. Ela formara com os mesmos a seguinte frase: “Avô, quero uma caixa para pintura”. O avô olhou com atenção para o pedido da neta, mas não lhe prometeu nada. Ao regressar, à noite, dirigiu-se para o quarto da enferma, empurrou a porta, e se deteve, por instantes, estupefato, com o que vir: a menina, mesmo sem saber se o avô lhe atenderia à solicitação arrumara os petardos, formando os seguintes dizeres – “Avô, obrigada pela caixa”. Aquilo que era fé. Dwight L.Moody.


III. SEM SAÍDA É O LUGAR QUE DEUS NOS DÁ UMA SAÍDA (vv.13,14).


1. No momento certo (v.13).

a)Moisés disse ao povo que haveria esse momento. Eles só deveriam crer, e não temerem coisa alguma. “Quando você se encontra num beco sem saída, guiado por Deus para esse lugar estreito, é ali que vai descobrir algumas boas surpresas destinadas apenas a você. Essa é a razão de Moisés Ter dito: “Vamos nos manter quietos. Há uma 






grande bênção aqui para nós e a perderemos se virarmos as costas e correr”. Só assim, Ele tomará o controle.


2. Tomando o controle (v.14).

a)“O conselho de Deus é justamente o oposto. Não tenha medo. Aquiete-se. Observe a ação dele. Mantenha-se quieto. É então que Ele age. Ele assume o controle! Ele lida com a situação de maneira exatamente oposta à nossa. O Senhor apenas bate levemente o pé esperando que esperemos”.


ILUSTRAÇÃO: 

Lembro que quando estudava o 2º grau, precisamente o último ano, fiquei em 4 matérias. Pelo fato de ser adventista, já que algumas provas eram feitas aos sábados. Fim de ano, recuperação na certa! Fiquei muito triste porque não tinha dinheiro para pagar, e pelo fato de ter ficado. Estava numa verdadeira provação, me sentindo sem saída. Naquela manhã, em casa, orei e pedí a Deus que me livrasse daquela situação, já que tinha ficado por causa do Sábado. Pedi que Ele usasse a situação tanto para honrar o Seu Santo dia quanto para mostrar que quando pede algo, Ele é fiel para prover uma saída. Tal não foi minha surpresa quando cheguei na escola, e o professor de história disse que iria repetir minha maior nota. Quando cheguei na sala, um professor havia corrigido uma parte, e tinha esquecido a segunda parte. Avisei para ele. Ele corrigiu, e eu passei mais uma vez. Duas já tinham ido. Faltava o professor de física. Conversei com a coordenadora pedagógica, e expliquei que fiquei não por não estudar, mas porque “guardava” o Sábado. Ela considerou o fato. Mas não podia inventar uma nota. Consequentemente fiz a recuperação dessa, mas não paguei nada, absolutamente nada! Deus é fiel! Ele sempre provê uma saída no momento certo. Ele também compra a briga como sua. Tomando o controle.


CONCLUSÃO: 

Se há alguém aqui neste dia que tem vivido uma situação extremamente difícil, e acha que é sem saída, lembre-se que muitas vezes é para nos provar que Deus permite tal situação. E Ele sempre tem uma saída. Não temas, aquiete-se, diz a inspiração, e vede o livramento que Ele fará.


APELO: 

Você gostaria que Deus providenciasse uma saída para seus problemas? Para sua vida? Para seu emprego?(Citar  várias coisas conforme o público).