122 LIBERTO DA CULPA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: O perdão de Deus.


OBJETIVO: Mostrar que o perdão de Deus suplanta a culpa(quando o homem se arrepende).


TESE: Deus liberta o homem da culpa.


TEXTO: Gênesis 32:22-29.


INTRODUÇÃO:


I. A “CULPA” DE JACÓ.


1. Provocada por um ato do passado


a) No capítulo 27 deste mesmo livro, conta a decadência desse personagem bíblico que envolveu toda a família. Motivado por sua mãe enganou o seu pai e o seu irmão por causa da primogenitura. Deus havia dito que o menor seria servido pelo mais velho (25:23). Depois de todo o engano, ele fugiu porque o seu irmão queria matá-lo. Ele realmente era culpado.

b) “...Foi, todavia, com um coração profundamente perturbado que Jacó partiu em sua viagem  solitária. ...Em seu remorso e timidez, procurou evitar os homens, com receio de que a pista lhe fosse descoberta pelo irmão iroso. ...Sentia-se como um rejeitado; e sabia que toda esta inquietação fora trazida sobre ele pelo seu próprio procedimento errado. As trevas do desespero oprimiam-lhe a alma...”.


2. O acompanhou por vários anos (vv.22-23).

a) A razão de ele ter ficado sozinho no vale era justamente para orar a Deus para que seu irmão não o matasse. “...Tinham agora chegado  até o rio Jaboque, e, ao sobrevir a noite, Jacó enviou sua família através do vau do rio, enquanto ele ficou só, atrás. Decidira—se a passar a noite em oração, e desejou estar a sós com Deus. Deus poderia abrandar o coração de Esaú. NEle estava a única esperança do patriarca”.

b) Esta região era montanhosa e provavelmente lá se escondiam vários ladrões e assassinos. “...Jacó prostrou-se em terra com profunda angústia. ...estava...exposto ao perigo e à morte. Mais amargo do que tudo era o pensamento de que fora o seu próprio pecado o que acarretara este perigo sobre os inocentes.”


II. DEUS LIBERTA JACÓ DE SUA CULPA.



1. Lutando com ele (vv.24-25).

a) A Bíblia faz referência a um homem. Mas o contexto diz que era Deus quem estava ali (v.30), e o profeta Oséias também faz referência a essa ocasião, mostrando realmente que Deus lutou com Jacó (Os 12:4). Era o próprio Cristo que lutara com Jacó. Em Gn 18:1 também mostra que a aparição de Cristo em forma humana não foi apenas no capítulo 32.

b) “...Enquanto estava assim a batalhar em defesa de sua vida, a intuição de sua falta lhe oprimia a alma; seus pecados levantavam-se diante dele para o separarem de Deus. Mas, em sua terrível extremidade, lembrou-se das promessas de Deus, e todo o coração se lhe externou em rogativas pela Sua misericórdia. ...A luta continuou até perto do romper do dia, quando o estranho colocou o dedo à coxa de Jacó, e este ficou manco instantaneamente”. Ele sabia agora sabia porque não conseguiu vencer Seu adversário. Deus lutara com ele para que pudesse ver que com suas próprias forças era impossível vencer a situação em que se encontrava. Será que Deus tem lutado contigo? Saiba que ele tem uma bênção para ti. 


2. Abençoando-o (vv.26-28).

a) A Bíblia diz que ele chorou, e Lhe suplicou (Os 12:4). “...Tinha de Ter a certeza de que seu pecado estava perdoado. ...O anjo experimentou livrar-se; insistiu: ‘Deixa-me ir, porque já a alva subiu’; mas Jacó respondeu: ‘Não te deixarei ir, se me não abençoares’. ...Sua confiança era daquele que confessa sua própria indignidade, e, contudo, confia na fidelidade de um Deus que guarda o concerto”. (v.26).

b) Ele foi abençoado porque se humilhou, se arrependeu diante de Deus. “Pela humilhação, arrependimento e entrega de si mesmo, este pecaminoso e falível mortal prevaleceu com a Majestade dos céus. Firmara suas mãos trêmulas nas promessas de Deus, e o coração do Amor infinito não podia desviar o rogo do pecado”. Deus também quer fazer isto contigo.

c) Essa bênção implicava na concessão do perdão divino e do problema com seu irmão. “...Como prova de que fora perdoado, seu nome foi mudado de um nome que lembrava seu pecado para outro que comemorava sua vitória.


CONCLUSÃO: 

“Satanás acusara Jacó diante dos anjos de Deus, pretendendo o direito de destruí-lo por causa de seu pecado; levara Esaú a marchar contra ele; e, durante a longa noite de luta do patriarca, Satanás se esforçou para impor-lhe a intuição de sua culpa, a fim de o desanimar, e romper o seu apego com Deus. Quando, em sua angústia, Jacó lançou mão do Anjo, e com lágrimas suplicou, o Mensageiro celeste, a fim de provar a sua 



fé lembrou-o também de seu pecado, e esforçou-se por escapar dele. Mas Jacó não quis demover-se. Aprendera que Deus é misericordioso, e lançou-se à Sua misericórdia. Fez referência ao arrependimento de seu pecado, e implorou livramento. Ao rever a sua vida, foi impelido quase ao desespero; mas segurou firmemente o Anjo, e com brados ardorosos, aflitivos, insistiu em sua petição, até que prevaleceu”.


APELO:  

Se você não conseguiu se livrar da culpa do passado, ou tem vivido uma vida culpada diante dEle. Você precisa arrepender-se. Pois Deus está disposto a lhe livrar da culpa e dar a ti o Seu perdão. Não gostaria você de aceitar Seu perdão


: Casa Publicadora Brasileira, 1966.