12 ANDANDO PARA O CÉU

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Comunhão.


OBJETIVO: Mostrar os resultados de andar com Deus.


TEXTO: Gên. 5: 21- 24. 


TESE: Deus recompensará àqueles que andarem com Ele.


INTRODUÇÃO:  


Muitos cristãos estão perecendo e morrendo na fé. Isto acontece por falta de comunhão com Deus. Muitos se queixam por não terem tempo. Porém, àqueles que andarem com Deus, Ele os recompensará. 


A vida de Enoque comprova que, Deus derrama Suas bênçãos e concede a vitória, sobre o pecado e sobre a morte, para Seus amigos.


I. PORQUE DECIDIRAM ANDAR COM DEUS.


1- Servindo-O fielmente.


“Enoque era um santo homem. Servia a Deus com singeleza de coração. O Senhor amava a Enoque porque ele firmemente O seguia, ... Ele anelava unir-se ainda mais estreitamente com Deus, a quem temia, reverenciava e adorava.”


APLICAÇÃO: 

Deus ama aqueles que decide em sua vida servir a Ele fielmente. Amigo, Cristo está disposto a andar contigo, não importa em que caminho você se encontra, Ele é o Caminho da vida eterna. Enoque sabia dessa verdade por isso decidiu e foi morar com Deus para sempre. 


2- Afastando-se das corrupções do mundo

         

Enoque  “Compreendeu a corrupção da família humana e separou-se dos descendentes de Caim, reprovando-os por sua grande maldade. Existiam na Terra aqueles que reconheciam a Deus, e O temiam e adoravam. Mas o justo Enoque era tão afligido pelo crescente mal da impiedade, que não se associava com eles diariamente, temendo ser afetado por sua infidelidade e que seus pensamentos não considerassem a Deus com a santa reverência que era devida ao Seu exaltado caráter. Seu coração se agitava ao testemunhar diariamente como pisavam a autoridade de Deus.”


APLICAÇÃO: 

Onde Enoque vivia, as pessoas eram corruptas, amava o pecado, odiavam a Deus, havia muita maldade, por isso Deus decidiu destruir a terra. Enoque propôs em seu coração em seguir e servir fielmente, afastando-se das corrupções mundanas, dos pecados que dominavam o mundo. 

Hoje não é Diferente, o mundo nos rodeia com sua paixões e prazeres da carne. Hoje as condições são semelhantes. Por quê decidir, então hoje, em  andar com Deus? É porque só andando com Deus, em Sua companhia, na Sua presença que podemos ser justos.


II. PORQUE ANDARAM TODOS OS DIAS. 


Tirando tempo para comunhão


“Decidiu separar-se deles e gastar muito de seu tempo em solidão, a qual devotava à reflexão e oração.”  


APLICAÇÃO:

Enoque vivia a vida normal de qualquer cidadão, fazia seus negócios, cuidava da família e assim mesmo tinha tempo para orar, para as coisas santas e “passear” com Deus.

Amigo, Enoque sabia por experiência que sozinho não lhe era possível viver espiritualmente. Nós também. Não temos as forças, a perícia e nem aquele “jeitinho” todo nosso, suficiente para andar sem cair. Só em Cristo, você e eu, podemos nos tornar “Enoques” modernos e cidadãos do Reino Celeste. Temos que ter um momento de comunhão com Deus, mesmo que não haja tempo. 


 Descobrindo a vontade de Deus.


“Ele esperava diante do Senhor e orava para conhecer Sua vontade mais perfeitamente, para poder realizá-la. Deus Se comunicava com Enoque mediante Seus anjos, dando-lhe instrução divina.”


ILUSTRAÇÃO:

Um professor alemão era dedicado em sua profissão. Sua vida impoluta era admirada e respeitada por seus alunos. Um dia,depois de terem vasculhado toda a vida do professor, reuniram para saber como descobrir o segredo de uma vida vitoriosa. Combinaram que dois estudantes se escondessem no apartamento do professor. Tarde da noite ele chegou cansado, sobraçando os livros que pôs sobre a escrivaninha; tirou o paletó, e começou a ler a Bíblia por quase uma hora, e os estudantes, dentro do armário, observavam-no, olhos arregalados e surpresos. Depois de ler a Bíblia, o professor pôs-se de pé ergueu a voz bem audível: “- Querido Jesus, Tu e eu ainda continuamos amigos. Amém!”.


APLICAÇÃO:

Qual o segredo de descobrir a vontade de Deus? Oração e estudo da Sua palavra. Assim poderemos ser como Enoque. Precisamos andar todos os dias com Deus.



III. POR ISSO OBTEVE A VITÓRIA E A VIDA ETERNA.

                       

 Temos a vitória sobre o pecado.


Enoque vivia no mundo cheio de pecado, mas através da comunhão, obteve vitória sobre o pecado “Enoque, separando-se do mundo, e gastando muito de seu tempo em oração e comunhão com Deus, representa o leal povo de Deus nos últimos dias, que se há de separar do mundo (pecado). A injustiça deverá prevalecer em terrível extensão sobre a Terra. Os homens se dedicarão a seguir toda imaginação de seu corrupto coração e levar a cabo sua enganosa filosofia e rebelião contra a autoridade dos altos Céus”.


APLICAÇÃO:

Muitos hoje não vencem o pecado porque Não mantém comunhão com Deus. Não tiram tempo para falar com o Mestre. Por isso não vence o pecado. Pois não decidiram em seu coração está determinado a lutar contra o pecado. Mas aqueles que tiram tempo para ouvir o Mestre, para falar com Ele, são os vencedores. Não existe cristão sem comunhão.

Quanto mais lutava Enoque, tanto mais orava. Foi assim que teve Paz, sentiu gozo no Senhor e saiu vitorioso.


2- Sobre a morte.

 

  “O Senhor ensina aqui uma lição da maior importância pela trasladação de Enoque - um descendente do decaído Adão - que seriam recompensados todos que pela fé confiassem no sacrifício prometido e fielmente obedecessem a Seus mandamentos. Duas classes são aqui outra vez representadas como devendo existir até o segundo advento de Cristo - os justos e os ímpios, os rebeldes e os leais. Deus Se lembrará dos justos, que O temem. Em consideração a Seu amado Filho Ele os estimará e honrará, dando-lhes a vida eterna. Mas os ímpios, aqueles que pisam Sua autoridade, Ele os cortará da Terra e os destruirá, e serão como se nunca tivessem existido.”


CONCLUSÃO: 

Amigo, Deus recompensou Enoque, porque ele decidiu andar com Ele em meio às dificuldades e corrupções do mundo. Deus o recompensou, pois todos os dias ele estava em companhia do Mestre, mantendo comunhão com Ele. Enoque foi vitorioso sobre o pecado, a morte e foi trasladado porque escolheu ser amigo de Deus.

Deus nos promete recompensa, no presente e no futuro, se andarmos com Ele. “O povo de Deus separar-se-á das práticas injustas dos que os rodeiam e procurará a pureza de pensamentos e santa conformidade com Sua vontade, até que Sua divina imagem seja refletida neles. Como Enoque, estarão se preparando para a trasladação ao Céu. Enquanto se esforçam para instruir e advertir o mundo, eles não se conformarão ao espírito e costumes dos descrentes, mas os condenarão por meio de seu santo procedimento e piedoso exemplo. A trasladação de Enoque para o Céu, pouco antes da destruição do mundo pelo dilúvio, representa a trasladação de todos os justos vivos da Terra antes da sua destruição pelo fogo. Os santos serão glorificados na presença daqueles que os odiaram por sua leal obediência aos justos mandamentos de Deus.”


APELO: 

Assim como Enoque foi trasladado, Cristo nos promete nos conceder a vida eterna. Quer você viver eternamente? Hoje Jesus lhe chama para ser seu amigo e companheiro em todos os momentos. Ele quer andar contigo. Aceite esse Amigo hoje.