13 FORÇA NA GUERRA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Provações na vida cristã.


OBJETIVO: Levar a igreja a buscar e confiar em Deus em meios às provações.


TEXTO: I Sm. 30: 6.

TESE: Em meios às lutas e amarguras, Deus reanima e fortalece Seu povo.

INTRODUÇÃO: 


Jesus, antes da Sua morte, animou Seus discípulos com relação ao que eles iriam passar no mundo. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (Jo. 16: 33).  


Em alguns momentos de nossa vida, passamos por lutas e aflições que nos deixaram muitas vezes tristes e desanimados. Como cristãos precisamos, ter a certeza de que Deus, nesses momentos escuros, pode nos reanimar  e nos fortalecer. Há um relato bíblico que parece familiar com esta situação. (I Sm. 30: 6)  


I.  QUANDO ESTAMOS EM  ANGÚSTIA. 


1- Foi expulso.


a) Foi expulso de seu país e perseguido (por Saul). 


APLICAÇÃO:

Às vezes somos perseguidos por nossos próprios “amigos” (família, trabalho, vizinhos, amigos e igreja).

“A inimizade que é alimentada para com os servos de Deus por aqueles que se renderam ao poder de Satanás, ... O Espírito do Senhor trabalha com eles, humilham seus corações diante de Deus e diante daqueles cuja influência procuram destruir, e podem modificar sua conduta em relação aos mesmos. Mas, abrindo novamente a porta às sugestões do maligno, revivem as velhas dúvidas, desperta-se a velha inimizade,... . Novamente falam mal, acusando e condenando da maneira mais cruel os mesmos a quem fizeram a mais humilde confissão. Satanás pode usar tais almas com muito maior poder, depois que tal Conduta haja sido seguida, do que o poderia antes, pois que pecaram contra uma luz maior.”


b) Do arraial dos filisteus (príncipes dos filisteus).  


 APLICAÇÃO:  

Muitas vezes somos expulsos do meio dos “amigos”, por causa da Palavra de Deus. De dentro da igreja, por calúnias e difamações. Com Davi não foi diferente. Porém Davi confiava que Deus estava dirigindo a sua vida. 

    

2- Perdeu tudo na terra.


a) Sua cidade e casa (v. 30: 1). 

“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado”;

     

b) Seus filhos e esposas (v. 2). 

“ Tinham levado cativas às mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho”.

APLICAÇÃO: 

Está você passando por algum tipo de perda? Na família? No trabalho? No casamento? Está você perdendo a fé em Deus? Davi passou por isso e venceu. Mas como venceu? 


II. QUANDO TODOS ESTÃO CONTRA NÓS.


 Queriam apedrejá-lo.


Todos estavam contra ele, ninguém mais confiava nele. Davi havia tirado eles de seu País, tinha prometido que protegeria suas famílias. Mas agora todos estavam em amarguras e contra Davi. Queriam matá-lo.


APLICAÇÃO: 

Muitas vezes todos estão contra nós. Nossa família, nossos pais, cônjuge e até mesmo os irmãos na fé. Você está passando por isso neste momento? Todos estão contra você? 

Amigo Deus está ao teu lado para lhe fortalecer.


III. QUANDO BUSCAMOS A SUA PRESENÇA.


1- Reação de Davi (1 Sm. 30: 6, 7).


 Davi reanimou no Senhor.

“Nesta hora de extrema angústia, Davi, em vez de permitir que seu espírito se ocupasse com tais circunstâncias dolorosas, olhou com fervor a Deus à espera de auxílio. Ele ‘animou-se no Senhor’. Reviu sua vida passada, cheia de peripécias. Em que o havia o Senhor abandonado? Sua alma refrigerou-se, lembrando-se das muitas provas do favor de Deus. Os seguidores de Davi, pelo seu descontentamento e impaciência, tornaram sua aflição duplamente atroz; mas o homem de Deus, tendo mesmo maior motivo de pesar, portou-se com coragem. ‘No dia em que eu temer, hei de confiar em Ti’ (Sal. 56:3) - era a expressão de seu coração.” 


APLICAÇÃO: 

Quando estivermos nos momentos de angústia, onde tudo parece sem solução e sem saída. Nesta hora de extrema angústia refrigeremo-nos nossas almas, lembrando-nos das muitas provas do favor de Deus, que realizou em nossa vida passada e que não nos deixou só. Pois Ele prometeu “Não temas, porque Eu Sou contigo... Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Is. 41: 10)


b) Davi Buscou o Senhor.

 “Embora ele mesmo não pudesse divisar um meio para sair da dificuldade, Deus podia vê-lo, e quis ensinar-lhe o que fazer. Mandando chamar Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque, ‘consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcança-la-ei?’ A resposta foi: ‘Persegue-a, porque decerto a alcançarás, e tudo libertarás.’ I Sam. 30:8.”


APLICAÇÃO: 

Está você com dificuldades, e parece que não vai sair? Não está vendo saída? Amigo, nesse momento Deus está lhe vendo e está ansioso para lhe ajudar. 


CONCLUSÃO: 

“Tudo que lhe (Davi) era caro na Terra, dele havia sido arrebatado. Saul o expulsara de seu país; os filisteus o expulsaram do arraial; os amalequitas pilharam sua cidade; suas mulheres e filhos haviam sido feitos prisioneiros; e os próprios amigos de seu grupo ligaram-se contra ele, e o ameaçavam mesmo de morte. Nesta hora de extrema angústia, Davi, em vez de permitir que seu espírito se ocupasse com tais circunstâncias dolorosas, olhou com fervor a Deus à espera de auxílio. Ele ‘animou-se no Senhor’. Reviu sua vida passada, cheia de peripécias. Em que o havia o Senhor abandonado? Sua alma refrigerou-se, lembrando-se das muitas provas do favor de Deus.” 


APELO E ILUSTRAÇÃO: 

Um homem ainda moço, ficou viúvo. Tinha uma filhinha. Um de seus amigos convidou-o para passar alguns dias em seu lar, mas ele resolveu enfrentar a situação em sua própria casa, a despeito das muitas lembranças da esposa, que nela havia. Ao vir à noite, leu a Bíblia e fez oração com a criança. Em seguida, vestiu-lhe um pijama, colocou-a cama e se  retirou para o quarto para descansar. O jovem viúvo, porém, não conseguia dormir. Era meia-noite quando ouviu os soluços da criança. Levantou-se e a abraçou. Disse-lhe então a menina: - Papai, não quero chorar, quero ser forte, mas não consigo... Paizinho, você já viu uma noite tão escura quanto essa?  É tão escura que não posso ver-lhe o rosto. Mas não é verdade, paizinho, que embora não posso ver seu rosto, você me ama?  O pai estreitou-a nos braços  e poucos minutos depois a criança estava dormindo. Então, voltando a seu quarto, ele se ajoelhou e, usando quase as mesmas palavras de sua filhinha, orou a seu Pai Celestial: - Pai, a noite é muito escura. Quase não posso ver-Te o rosto, mas sei que me amas, e que posso confiar em Ti.

Sim, na hora da crise, da angústia e da dor; quando tudo parece que  vai desmoronar, é a hora de buscarmos a Deus; é hora de consultar o Senhor, de nos apegarmos pela fé nas mãos de Jesus, pois Ele prometeu: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Is. 41: 10)

É  quando buscamos a direção de Deus, podemos ter a certeza que Ele nos responderá. 

 O inimigo tem dado com ímpeto em sua vida espiritual? Na família? No casamento? Nos filhos? Em sua fé? 

Amigo, hoje Cristo lhe estende a mão. Está ansioso para te ajudar. Aceite esse Amigo e Ajudador em tua vida, hoje e agora? Amém!