11 VIDA ABENÇOADA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Consagração.


OBJETIVO: Levar a igreja a consagrar-se.


TEXTO:  II Cr. 29: 10, 15, 16, 24, 26 e 36.


TESE: Quando nos consagramos a Deus, somos abençoados por Ele.


INTRODUÇÃO: 


Muitas vezes nos encontramos tristes e desanimados. Pensamos que não estamos sendo abençoados por Deus. Não sabemos o porquê. Se quisermos ser abençoados precisamos nos consagrar a Deus, rever a nossa vida. Pois uma vida consagrada, é uma vida ricamente abençoada. Há na Bíblia,um relato de consagração do povo de Deus, que pode nos ajudar a termos novamente uma vida abençoada. (II Cr. 29)


I. PORQUE DECIDIMOS FAZER ALIANÇA COM ELE (v. 10).


a) Contexto histórico (v. 1-3).


“Em poucas e bem escolhidas palavras o rei passou em revista a situação que enfrentava: o templo fechado e a cessação de todos as cerimônias no seu recinto; a idolatria flagrante praticada nas ruas da cidade e através do reino; a apostasia de multidões que poderiam ter permanecido leais a Deus se os líderes de Judá lhes tivessem dado um exemplo reto; e o declínio do reino e sua perda de prestígio na estima das nações ao redor. O reino do norte estava rapidamente se desmoronando; muitos estavam perecendo à espada; já uma multidão havia sido levada cativa; logo Israel devia cair completamente nas mãos dos assírios, e seria inteiramente arruinado; e esta sorte tocaria certamente também a Judá, a menos que Deus operasse poderosamente por intermédio de representantes escolhidos.”

Acaz, o pai de Ezequias, havia fechado as portas e havia interrompido os serviços do templo. “No tempo da sua angústia, cometeu ainda maiores transgressões contra o SENHOR; ele mesmo, o rei Acaz. Pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína e a de todo o Israel. Ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, fê-los em pedaços e fechou as portas da Casa do SENHOR; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Também, em cada cidade de Judá, fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim, provocou à ira o SENHOR, Deus de seus pais” (v. 28: 22- 25).

b) Aliança com Deus.

Seu pai decidiu servir a outros deuses, e se tornou cativo dos assírios,  porém Ezequias decidiu em seu coração fazer uma aliança com Deus, de servi-lo fielmente e que no seu reinado o povo, a partir daquele dia, serviria também ao Senhor. 


APLICAÇÃO:

Podemos decidir em nosso coração servir a Deus, mesmo que estejamos longe, ou em pecado, podemos decidir hoje servir ao Senhor, então seremos abençoados.


II. SANTIFICAMOS A NOSSA VIDA E FAMÍLIA (v. 15-16).

 Consagração total a Deus.


 Santificar a nossa vida. (Templo do Senhor), (v. 15).


APLICAÇÃO:

Se quisermos ser abençoados por Deus, devemos nos santificar pela Palavra do Senhor. Devemos nos separar para servir somente a Deus. Pois a nossa vida depende dEle, foi Ele quem nos fez e nos redimiu da escravidão do pecado.


3- Jogar no vale das coisas imundas.

Ribeiro que corria entre Jerusalém e o monte das Oliveiras Jo 18:1.  Vale por onde corria esse ribeiro. Havia ali um cemitério (2 Rs. 23: 6).

APLICAÇÃO: 

Deus nos abençoará, se tirarmos fora às imundices que impedem a nossa comunhão com Ele, se jogarmos os empecilhos que nos amarram e se abandonarmos os pecados acariciados e ocultos que nos acorrentam. Precisamos matar e jogar tudo no “cemitério”, no “Vale de Cedrom”.

III. PORQUE CONFESSAMOS NOSSOS PECADOS (vv. 20-31 e 26).


a) Confessar nosso pecado.

Depois de abandonar  e jogar fora às imundices, precisamos confessar diante de Deus os nossos pecados, pois “Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I Jo. 1: 9). 

Que pecado você cometeu ou está cometendo? Não importa, hoje Cristo quer lhe perdoar e purificar. Isto é uma benção meu amigo!

Àqueles que confessam os seus pecados a Deus, estes, terão a paz interior, paz que só Cristo pode dar. Louvarão Deus pela benção recebida das mãos do próprio Deus.


CONCLUSÃO:  

Ezequias foi um Rei temente a Deus e que foi muito abençoado. Simplesmente porque decidiu fazer aliança com Deus. Santificou a si mesmo, sua família e seu povo, confessando seus pecados e louvando a seu Deus pela benção recebida.


APELO:

Quer você ter uma vida abençoada? Faça hoje uma aliança com Deus, de servi-Lo durante sua vida. Confesse seus pecados, pois É rico em perdoar, e viva em paz consigo mesmo e com outros.