10 O ENCONTRO QUE TRANSFORMA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Reavivamento.


OBJETIVO: Levar a igreja a ter um encontro com Cristo.


TEXTO:  Lucas 7:13–15. 

TESE: Cristo nos reaviva e nos transforma.


INTRODUÇÃO: 


Às vezes nos encontramos tristes, desanimados para viver. Parece que todos se esqueceram de nós. E às vezes nos sentimos que estamos tão longe de Cristo. Nossa fé está morta. 


O que fazer? Veremos que todos aqueles que se encontraram com Cristo foram transformados. Temos que saber que Cristo tem poder para nos reavivar e nos transformar. Nesse relato podemos confirmar o que Cristo pode fazer por nós. Leiamos. 


I. QUANDO ESTAMOS TRISTES E DESANIMADOS.


1 – Contexto


a) Estamos (cidade) esquecidos. (Naim)

“A uns trinta quilômetros de Cafarnaum, num planalto com vistas sobre a vasta e bela planície de Esdraelom, achava-se a vila de Naim...”

 É a única vez que esta cidade é mencionada.Era uma aldeia, uma vila. A vila de Naim ficava numa  montanha, que dificilmente as pessoas se dirigiam para lá. Por quê as pessoas iam pra lá?  Lá não tinha nada de importante. Não era uma cidade bonita. Ninguém se importava com Naim.


APLICAÇÃO: 

Mas Jesus se lembrou de Naim, e dirigiu-se pra ela. Quando estamos tristes, esquecidos pelos outros. Parece até que ninguém se importa conosco. Nesse momento Jesus está lhe vendo. Ele está disposto a lhe reavivar. 


b) A esperança morreu? (Enterro do filho único.)

Aquela mulher tinha perdido já seu marido, que proporcionava segurança, amor e cuidado. Agora só tinha um filho homem, que poderia lhe dar um futuro melhor. Agora já não tinha mais. Já não tinha.

 Diz Ellen G. White: “Era um espetáculo de molde a despertar a compaixão. O falecido era filho único de sua mãe, e esta uma viúva. A solitária aflita acompanhava à sepultura seu único sustentáculo e conforto terrestre. "Vendo-a, o Senhor moveu-Se de íntima compaixão por ela." Caminhando a pobre mãe, olhos cegados pelo pranto, sem reparar em Sua presença, Ele Se lhe chegou bem perto, dizendo suavemente: "Não chores." Luc. 7:13. Cristo estava prestes a transformar-lhe a dor em gozo; não pôde, no entanto, eximir-se a essa expressão de terna simpatia.”- Ellen G. White,  O Desejado de Todas as Nações, (DTN), 318.


APLICAÇÃO: 

Querido, suas esperanças já terminaram? Já não tem esperança para os seus problemas? Seu casamento não tem mais esperança? Seu lar? Seu filho? Sua Fé desfaleceu? Está desanimado?  Cristo se compadece e te diz: “não chores.” Eu sou a Esperança. Eu sou a vida.

Cristo nos contempla e olha para nós quando fomos esquecidos pelos outros. Cristo olha para nós quando perdemos a esperança de viver e se compadece e diz: Não chores, pois vou lhe dar alegria de viver, paz e vitória. Porque quando nos encontramos com Cristo, Ele nos reaviva e transforma.


II. QUANDO NOS TOCA (V. 14) 


1 – Ele nos toca. 


A lei de Moisés não permitia que ninguém tocasse num morto. Mas Jesus tocou. E quando tocou, a sua vida foi transformada. Porque em tudo o que Ele toca, há transformação. Se estiver morto, ressuscita. Se tiver triste, alegra-se.


APLICAÇÃO:

Você está morto espiritualmente? Deixe Cristo tocar em teu coração. Estás triste, em amargura? Cristo quer te tocar.


III. QUANDO OUVIMOS A SUA VOZ.


1 – Levanta-te.


“Satanás não pode reter os mortos em seu poder quando o Filho de Deus lhes ordena que vivam. Não pode manter em morte espiritual uma alma que, com fé, recebe a poderosa palavra de Cristo. Deus está dizendo a todos quantos se acham mortos em pecado: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos." Efés. 5:14. Essa palavra é vida eterna. Como a palavra de Deus, que ordenou ao primeiro homem viver, dá-nos ainda vida; como a de Cristo: "Jovem, eu te mando: Levanta-te", deu a vida ao jovem de Naim, assim essa frase "Levanta-te dentre os mortos", é vida para a alma que a recebe. Deus "nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor”. Col. 1:13. Tudo nos é oferecido em Sua palavra. Se recebemos a palavra, temos a libertação”. 


2 – A alegria da multidão.


a) Os encontro (multidões). 

“Uma multidão apinhava-se-Lhe em torno, embaraçando-Lhe os passos, e alegre e esperançoso era o cortejo que O seguia pelo pedregoso trilho rumo à porta da cidade montanhesa” DTN, 318.

Duas multidões. Uma feliz e alegre. Cristo fazia a diferença. Quando estamos com Cristo, quando andamos com Ele, quando nos tornamos Seus discípulos, somos as pessoas mais felizes deste mundo. As pessoas que tem a Jesus como seu amigo são felizes, porque estão com a Vida (Jesus).

Aquelas que não tem a Jesus são pessoas tristes, desesperadas, não tem paz.


CONCLUSÃO: 

Cristo nos reaviva, quando estamos tristes e desanimados. Quando sentimos seu toque, somos reavivados espiritualmente. Quando ouvimos a sua voz, somos transformados por Seu Espírito.


APELO: 

Quando a multidão triste se encontrou com Cristo, suas vidas foram mudadas. O que estava morto reviveu. Aquelas que estavam tristes, amarguradas foram transformadas. Hoje Cristo lhe oferece uma nova vida. Ele quer tirar tua dor. Que lhe dar alegria. Quer transformar tua vida. Deixe Cristo tocar em tua vida, e você verá que tudo mudará. Aceite-O hoje em teu coração.