09 A OVELHA MAIS FELIZ DO MUNDO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Salvação.


OBJETIVO: Motivar os afastados a retornarem para os braços do Pai. 


TEXTO: Lucas 15: 1- 7.

 

TESE:  Jesus é o verdadeiro Pastor. 


INTRODUÇÃO: 


A mensagem de hoje, é para as pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Para aqueles que um dia saíram e não voltaram mais. Por algum motivo foram embora. Mas hoje terão a oportunidade de voltar para os braços do Pai. Quero lhes dizer uma coisa. 


Deus o ama muito. Cristo veio a este mundo para lhe salvar. Veio buscar os perdidos. Veremos no relato bíblico como Deus busca Suas ovelhas desgarradas. Quero lhes dizer também, que Jesus é o verdadeiro Pastor. Sabe por quê?  


I. POQUER  BUSCA OS PERDIDOS (V. 4).

“Os planaltos que se estendiam ao longe, ao oriente do Jordão, ofereceriam abundantes pastagens para rebanhos, e, pelos desfiladeiros e colinas arborizadas, desgarrava-se, muita ovelha perdida, para ser procurada e trazida de volta pelo cuidado do pastor. Entre a multidão que rodeava a Jesus, havia pastores e também homens que investiam dinheiro em rebanhos e gado; e todos podiam apreciar.” 


1- Os desgarrados.

A ovelha desgarrada do rebanho é a mais desamparada de todas as criaturas. Precisa ser procurada pelo pastor, pois não pode, sozinha, encontrar o caminho de volta. O mesmo se dá com a alma que se desviou de Deus; está tão desamparada quanto a ovelha perdida, e se o amor divino não fosse salvá-la, jamais poderia achar o caminho para Deus nos dias escuros.


APLICAÇÃO: 

Amigo, você está longe Deus? Está vivendo em dias escuros. Abandonou a Deus? Onde você se encontra, Deus vai poderá te buscar. Se estiver no lamaçal do pecado, Ele te tirai. Se acha que foi longe demais, e acha que não dá mais pra voltar, não se preocupe. Ele anela recuperar Sua propriedade. Diz: "Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as Minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão." (Ezequiel 34:12).

Assim como o pastor ama as ovelhas e não pode sossegar enquanto uma única lhe falta, também Deus, em grau infinitamente maior, ama todos desgarrados.


II. PORQUE CUIDA DAS OVELHAS.

1- Das Feridas.

Quando a ovelha se desvia. Desce o abismo que está cheio de espinhos e valas, ela se fere, se machuca, quebra a perna, sangra. Mas quando o pastor a encontra, põe em seus braços, e com amor cuida das feridas dela. Aplica o bálsamo.


APLICAÇÃO: 

Você que se desviou dos caminhos de Deus, está ferido pelos espinhos do pecado? O inimigo quebrou sua vida? Seu casamento foi quebrado? Está chorando por socorro. Cristo é o nosso Pastor. Ele quer cuidar de você. Das suas feridas. De sua vida. Seu casamento. Seu lar. Ele é o verdadeiro Pastor. Porque cuida das ovelhas a quem tanto ama.

“A parábola não fala de fracasso, mas de êxito e alegria pela recuperação. Eis a garantia divina, de que nenhuma das ovelhas extraviadas do redil de Deus é desprezada, nem abandonada sem socorro. Cristo salvará a cada um que se queira deixar redimir do abismo da corrupção e dos espinheiros do pecado. Com o terno coração de Pastor, deixou as noventa e nove e foi ao deserto para buscar a que se perdera. Envolve em Seus braços de amor a alma ferida e quebrantada, prestes a perecer e leva-a com alegria ao aprisco seguro.”


CONCLUSÃO: 

Jesus é o nosso verdadeiro Pastor. Porque vai à nossa procura. Quando nos perdemos na vida. Ele nos busca para Seus braços de amor. Cuida das nossas feridas. Cristo é o Bálsamo para as feridas da vida.


APELO: 

Você que se afastou dos caminhos do Senhor. Do Seu aprisco. Cristo está chamando você de volta. Ele o ama. Quer cuidar de você. Quer curar suas feridas.

Venha para os braços do Pastor Jesus Cristo. Os anjos querem festejar a tua volta à família celestial.