117 A SÍNDROME LAODICEANA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Igreja de Laodicéia.

OBJETIVO: Mostrar que Laodicéia tem esperança, apesar de suas debilidades psicológicas provocadas pela pós-modernidade.


TEXTO: Apoc. 3: 14-22.

TESE: Há esperança em Jesus para os transtornos psicológicos (provocados pela pós-modernidade) de Laodicéia.


INTRODUÇÃO: 

A igreja de Laodicéia ficava na cidade que tinha o mesmo nome. Situava-se na Ásia Menor à margem do Rio Lico. Antíoco II colocou o nome da sua esposa e irmã Laodice. Eles posuíam ovelhas de lãs escuras, que eram transformadas em roupas muito bonitas e lustrosas. 


Tinham também uma boa conceituação oftalmológica. Porque produziam o colírio da Frígia, de grande valor medicinal. Em decorrência desses dois fatores ela tinha um bom centro financeiro. Era realmente uma cidade rica. Apesar de possuir tudo isso, demonstrava transtornos psicológicos advindos de uma falta de entrega a Jesus. 


A Igreja Adventista do Sétimo dia, adota o método historicista para a interpretação das profecias. Nós sabemos que a igreja de Laodicéia representa a última igreja que somos nós. Os transtornos psicológicos do passado são classificados hoje, como características pós-modernas.


I. INDECISÃO EMOCIONAL (Ap. 3:15-16).


l. Característica pós-moderna.

a)Faz parte da cultura pós-moderna. Os problemas psicológicos provocados pela pós-modernidade são frequentemente distinguidos como: indecisão emocional, inconsciência de seu estado, e um verdadeiro vazio espiritual. Apesar de não existir essa filosofia regente em sua época, Laodicéia sofria destes transtornos. São pessoas sem uma decisão firme do que são.


2. Isso mostra “como se sente” o laodicense.

a) O laodiceano tem uma fraca profissão religiosa decorrente de sua “indecisão”. Ele não sabe se é um cristão ou se não é; se deve agir como um ou não; ou se só age como um em alguns momentos e outros não.


ILUSTRAÇÃO: 

Você já ouviu falar do crente Raimundo? É ele mesmo, um pé na igreja e outro no mundo. Assim, pois, é o crente laodiceanos. Incerto quanto à sua prática religiosa.


II. INCONSCIÊNCIA DE SEU ESTADO (3:17).


1. “Como pensa” o laodicense.


a) Os laodiceanos eram ricos, eles não precisavam de nada. Esse estado os colocou em uma situação difícil. Porque  viviam tão bem que não precisavam mudar de vida eles achavam que tinham “tudo’, quando não tinham “nada”.

b) Essa inconsciência provoca “distorções da percepção”. Que são classificadas como “ilusão” e “alucinação”. A primeira é provocada pelo desejo ou pelo medo. A “miragem” é uma característica da ilusão, e a “alucinação” é provocada por drogas ou álcool. O alucinado ver coisas “inexistentes”.


ILUSTRAÇÃO: 

“Bêbado x realidade”. Esse estado psicológico, é melhor descrito como aquele bêbado que quando está no bar com os amigos, tudo está às mil maravilhas. Ele é o homem mais feliz do mundo. Mas a verdade é que ele pode está a beira da morte por causa de uma cirrose; está a ponto de perder sua esposa e filhos porque já não aguentam mais; também a ponto de perder seu emprego. Assim também é o crente laodicense. Enquanto estamos aqui somos uma coisa, mas quando na verdade a nossa realidade é outra. Isso também é uma demonstração de um coração vazio sem Deus.


III. VAZIO ESPIRITUAL (3:18)


1. Mostra “como ele é”.

a)Se diz “vencedor”, “abençoado”, mas sem Deus e sem Cristo. Assim eram os laodicenses. Hoje também é assim. Muitos se julgam estarem bem, se acham “ricos” em espiritualidade quando não são.


ILUSTRAÇÃO: “Os santos nunca se consideram suficientemente bons ao olharem para si mesmos”. Isto é contrário ao laodicense que se diz santo. 


b) Essa situação os deixa justos aos seus próprios olhos. Não conseguem entender a justificação pela fé. Outra coisa, se possível a pós-modernidade apagaria o conceito “pecado” de seu dicionário.


2. Mesmo vazio ainda há esperança (3:19-22).

a)Aqui é descrito o convite de Cristo contra a “incerteza” e ilusão dessa condição. Essas pessoas possuem uma “personalidade limite”, “inconstante”, “imatura”, “descontroladas”, “dupla personalidade”, elas não sentem vontade de mudar. Se muitas vezes não sentirmos vontade de mudar, isto é caracterizado pela cultura de nossa época. O mais sábio é reconhecer essa situação.


ILUSTRAÇÃO: 

A “Renovação da águia”. As águias vivem em média 70 anos. Com seus 35 anos, suas penas ficam pesadas; suas unhas envergadas; seu bico enverga-se do mesmo jeito. Ela passa por um processo doloroso para não morrer. Ela bate suas unhas contra a 


rocha e as arranca. Arranca todas as suas penas velhas. E por fim lança seu bico contra rocha arrancando-o. Por um determinado período ela fica nessa situação, sendo alimentada por outras aves. Até que se restaura completamente e vive mais 35 anos. Mas se ela não fizesse isso, não viveria. Você pode achar doloroso mudar mas se você quiser ser salvo precisa mudar.


CONCLUSÃO: 

Nós precisamos fazer uma análise pessoal para ver, se temos alguns desses problemas psicológicos como a indecisão emocional, a inconsciência de nosso estado real, e até mesmo se estamos vazios espiritualmente. Peçamos forças a Deus para mudarmos.


APELO: 

Se você se identificou com essas características, não desanime, você ainda tem esperança. Aceitando isso humildemente, não quer você abrir o coração para que Jesus possa entrar?