116 “LIGAÇÕES PERIGOSAS”

acervo de sermões extra

 

ASSUNTO: As conseqüências do pecado.


OBJETIVO: Levar os irmãos à não fazerem “ligações” com o pecado.

TEXTO: Gênesis 34: 1,2.


TESE: A “ligação” com o pecado é aparentemente boa mas o fim é trágico.


INTRODUÇÃO: 


Você já parou para analisar a vida de Diná? Você ao menos sabe quem é Diná? Dos mais de 1.000 capítulos que contêm a Bíblia, apenas 1 de todos eles foi o suficiente para contar da oportunidade de vitória concedida a Diná, e de uma grande tragédia que poderia ter sido evitada se não fossem as ligações perigosas feitas pela mesma.


I. LIGAÇÕES PERIGOSAS: PROVOCADAS POR SITUAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS.

l. Internas: problemas em casa.

a)O verso 1 nos diz que Diná era filha de Lia. Como sabemos, ela (Lia) era uma das esposas de Jacó. O sonho de Lia era ter o seu marido só para ela. Mas o coração dele pertencia a duas  mulheres fora as serviçais. Deve-se existir critérios para efetuar-se um casamento. No entanto Diná era filha de Jacó, e filha de uma mãe que não era a preferida do seu pai. Pois a mulher dos “sonhos de Jacó” era Raquel(Gn 29= 17,18.).

b)Diná nasceu num lar conturbado. Cuidado, pais! Não permitam que o lar de vocês seja conturbado. O que o tem tornado conturbado? filhos sofrem muito com isso, e as consequências podem ser drásticas. Imagino que Lia colocou o nome dos filhos com significados hebraicos pertinentes a sua situação de mulher desprezada pelo marido. O seu primogênito chamou de Rúben- Eis o filho!(É como se ela dissesse- eu mereço a honra! Tive o primeiro filho para Jacó(Gn 29:30), ele me amará. Simeão- Famoso. Aquele que ouve. Ouvido por Deus. Levi- Que une. Judá- Louvor. Festejado. Issacar- Recompensa. Zebulom- Morada. Habitação. Por último nasceu Diná- que quer dizer Julgada.

2. Externas: vizinhos impróprios (Gn 33:18-20).

a)Jacó e toda a família estavam morando em Siquém, onde comprou uma parte do campo a Hamor, pai de Siquém (Gn 33:18-20). Hamor era heveu, no entanto, descendente dos cananeus (Gn 10:15-17). Cananeus: Raça amaldiçoada (Gn 9:25,26); Grandes e poderosos (Nm 13:28; Dt 7:1); Idólatras(Dt 29:17); Superticiosos (Dt 18:9-11); Profanos e ímpios (Lv 18:27); Cometiam incesto, adultério, sexo com a esposa enquanto menstruada, sacrificavam a Moloque os seus filhos, havia homossexualismo, bestialismo (Lv 18:1-30). Portanto, era um povo que despertava a atenção.


ILUSTRAÇÃO: 

Uma irmã,----------, gordinha, prometia a cada ano novo que iria fazer um regime, mas nunca conseguia. Até que um dia se esforçou e chegou ao seu limite máximo: uma semana! Uma semana sem comer doces. E os pesadelos eram constantes com docerias e etc. Havia um supermercado perto de sua casa onde fazia compras e comprava as guloseimas preferidas. No entanto, ela não precisava ir ao supermercado, pois as compras já haviam sido feitas. Ela disse prá si mesma: - Vou sair mas não vou ao super mercado. Vou passar em frente mas não vou entrar. Vou ao estacionamento mas não vou sair do carro. Vou entrar mas não vou passar na ala de doces. Vou passar mas não vou comprar. Vou comprar mas não vou comer. Com uma mão no volante ela pensou, vou tocar mas não abrir. Vou abrir mas só cheirar. Não vou comer todos pedaços, mas somente um, dois, três... 

b)As filhas da terra deviam despertar a atenção. Penso que assim aconteceu com Diná ao ir ver as filhas da terra, deve ter pensado consigo mesma que os hivitas eram legais, festivos, liberais. Naquele dia, se fosse nos tempos hodiernos, devia haver um enorme trio elétrico tocando na cidade. Os blocos apresentando os seus grupos de foliões. Diversos cantores apresentando suas músicas dançantes Os jovens praticavam sexo antes do casamento. Escutavam Rock‘nroll. Não havia pressão dos pais para estudar. Era uma total “liberdade”. Ela talvez disse prá si mesma- As coisas lá em casa não estão muito boa, vou só chegar um pouquinho prá ver o que é essa festa, mas não vou participar. Vou dançar um pouquinho sozinha mas não no tumulto. Vou dançar no tumulto mas não vou tocar no “lança perfume”. Vou tocar no lança perfume mas não na cerveja. Vou tomar um pouco de cerveja mas não vou me embriagar. E lá estava Diná embriagada. Todavia, como não havia isso, a Bíblia fala que ela foi ver as filhas da terra.


II. LIGAÇÕES PERIGOSAS: CONDUZEM A UM FINAL INFELIZ.

1. Por sermos atacados repentinamente pelo inimigo (v.2).

a)Ao lermos o verso 2, percebemos que Siquém a tomou e a possui sexualmente. A ligação perigosa não é somente isso. Qualquer coisa que te afaste de Deus é considerada como tal. A ligação mais perigosa que alguém pode fazer, é com o príncipe deste mundo- Satanás. Amigos, quando o ser humano se encontra no terreno do inimigo não há volta, ele o cerca e o derruba. E o (a) humilha.


ILUSTRAÇÃO: 

“Chegar próximo ao terreno do inimigo é irresistível e muitas vezes não há volta. Antônio e Duda (pseudônimos) era um casal de namorados como todos os outros. Contudo, eles ficaram sozinhos em casa e resolveram experimentar algumas carícias mais pesadas pensando eles que não era nada de mais, até que chegaram à cópula. Ambos sem experiência e jovens, praticaram o aborto. No fim, dois jovens frustrados, e mais uma criança morta. O pecado cobra seu preço, e alguém tem que pagar. Este é um exemplo de que apesar de atraente, o seu fim é trágico.


2. Porque todos sofrem (Gn 34:25,27,31).

a) Diná envolveu toda a sua família. Porque as ligações perigosas não envolvem somente a pessoa que fez. Os seus irmãos Simeão e Leví, mataram todos os varões dos heveus (34:25), roubaram (vv.27-29), o pai se tornou odiado pelos moradores daquela região, possivelmente tenha recebido ameaça (v.30). Siquém envolveu toda a 


todos e terminou morrendo (v.26). As uniões perigosas envolvem a família, a igreja, a sociedade, a tudo e a todos.


ILUSTRAÇÃO: 

Lembro do caso de Helena (pseudônimo), quando seu noivo havia comprado tudo para o casamento: casa, mobília e etc.. Dá prá imaginar a alegria daquela moça! Ela iria se casar com o homem dos seus sonhos. Tudo parecia perfeito, mas aquele moço cobrou antecipadamente o preço desse sonho, e a incitou a uma união perigosa: ele queria fazer sexo com ela antes do casamento. Por amor, ela cedeu. Todavia, após o ato, ouviu da boca do seu “amado” uma declaração que jamais esperava ouvir: eu nunca te amei. Helena perdeu sua virgindade, seu emprego, a igreja sofreu e possivelmente sua família. Todos sofrem, mas existe uma união em que não há perigo. 


b) Porque não é a união correta. A união correta é aquela que é feita com Jesus Cristo. Porque a união com Jesus produz a felicidade. 


CONCLUSÃO: 

Como vimos, as ligações perigosas podem ser provocadas por problemas externos e internos. E conduzem aos finais infelizes.


APELO: 

Quantos gostariam de pedir forças a Deus para não entrarem em ligações perigosas e até mesmo saírem das mesmas?