115 EXISTEM MORTOS VIVOS?

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A importância da vida espiritual


OBJETIVO: Levar os ouvintes a crerem que Jesus os pode tornar vivos e vibrantes espiritualmente


TESE: Não há vida espiritual morta que Jesus não ressuscite.


TEXTO:


INTRODUÇÃO: 


Você já se deparou com alguém endemoninhado? Se sim, você pode perceber, o quanto essas pessoas sofrem? Conhecí uma senhora que passava por tais aflições. Um dia ela ficou possessa do espírito imundo justamente quando íamos estudar a Bíblia com ela. Demonstrando que era uma pessoa morta espiritualmente. A Bíblia também fala de um homem que vivia assim.

I. HAVIA UM “MORTO VIVO” EM GENESARÉ.

1. Que vivia entre as tumbas (vv.1-3).

a)Este endemoninhado vivia por entre as rochas e cavernas daquela margem onde Jesus desceu com seus discípulos. Muitas destas cavernas serviam de tumbas. Mesmo de dia, o lugar impunha terror ao mais valente. Imagine a noite, o efeito seria dobrado. Quem reside em sepulcros, está no lugar de mortos, e só pode estar morto. Mas como a Bíblia ensina que não existe vida após a morte, este homem era um morto espiritual. Sempre tentavam prendê-lo, mas não conseguiam.

b)Nada era capaz de subjugá-lo(vv.3,4). Alguém em seu estado normal pode destruir cadeias fortificadas e despedaçar grilhões? Como conseqüência, ele vivia isolado, deixaram-no a sós nos sepulcros para ver se a solidão o curava. Não existia nada que pudesse reformar a vida desse homem. Quando o ser humano não tem a Deus, nada é capaz de reformá-lo.


ILUSTRAÇÃO: 

A escravidão do pecador lhe é completamente imanente: o mal aliena sua plena liberdade, prende sua alma, torna-o vassalo de suas paixões, do pecado, e finalmente, do maligno. São Thomás de Aquino.

]

II. Que vivia como “alma penada” (v.5).


a)Apesar de não existir “alma penada”, este homem se encaixa no conceito simplório desta. Porque ele não dormia, se dormia, era muito pouco. Mostrando assim que não descansava. Ao mesmo tempo que parecia ser forte, era aí que residia sua fraqueza. Muitas pessoas se acham fortes, mas não sabem que muitas vezes estão fracas espiritualmente.


ILUSTRAÇÃO: 

Aquela senhora a qual eu dava estudos Bíblicos, poderia dizer que vivia? O seu casamento à beira da ruína; seu esposo perdera o emprego; o espírito imundo a machucava; não vivia bem com os seus familiares, não tinha amigos e etc.. Outra senhora também que era “mãe de santo”, dizia prá mim o quanto sofria com o inimigo a atormentando. O domínio de Satanás, total ou parcial, provocado pelo pecado, só nos causa sofrimento. 

Mas seja qual for à situação em que nos encontremos, ninguém permanece o mesmo diante de Cristo.


II. NINGUÉM PERMANECE MORTO ESPIRITUALMENTE QUANDO SE ENCONTRA COM CRISTO.

l. Porque os demônios se sentem atormentados diante de Cristo(vv. 6,7).

a)Os demônios falaram por eles quando eles adoraram-No. “...Caíram aos pés do Salvador para o adorar; mas, ao abrirem-se-lhes os lábios para suplicar-lhe a misericórdia, os demônios falaram por eles...”. Eles impediram o gadareno de falar com Jesus. Há quanto tempo você tem tentado falar com Jesus e não tem conseguido? Jesus não nos deixa omissos quanto ao nosso inimigo.

b)Porque Jesus revela o inimigo(v.9).Eles eram uma legião. “Uma legião romana contava entre cinco a seis mil homens”. Haviam muitos demônios naquele homem, mas sendo muitos e poderosos, não podiam com Jesus. Ele revelou quem estava por trás de todo aquele sofrimento. Prefiro pensar que Jesus não queria entreter uma conversa com os demônios. Mas Ele fez questão de revelar quem está por trás dos sofrimentos, e quem realmente é o Senhor da vida.

ILUSTRAÇÃO: 

Aquela senhora a qual falei, ela queria libertar-se. Se sua crença fosse folclórica como alguns se referem a macumba, porque ela queria sair daquela situação? Um dia o inimigo apossou-se daquela mulher. Falou coisas horríveis pertinentes do mesmo, e não de mim e de minha amiga. A luta foi árdua, mas no final, Jesus mais uma vez mostrou quem era o Senhor.

2. Porque Ele expulsa os demônios (vv.10-13).


a)Para o bem dos que contemplavam os endemoninhados. Porque os demônios entraram nos porcos e os conduziram ao penhasco. Você pode está se perguntando: Que bem há nisso? Pois os porcos faziam parte da renda daquele povo. Todavia: “Fora por misericórdia para com os donos desses animais, que Jesus permitira lhes sobreviesse o prejuízo. Achavam-se absorvidos em coisas terrestres, e não se importavam com os grandes interesses da vida espiritual. Cristo desejava quebrar o encanto da indiferença egoísta, a fim de Lhe poderem aceitar a Graça. Mas o desgosto e a indignação pela perda temporal cegou-os à misericórdia do Salvador”. Foi para o bem deles, porque depois disso, muitos aceitaram a fé. O Seu desejo é que todos vençam.

b)Para que Seus filhos tenham uma vida vitoriosa (v.15). Aquele endemoninhado ficou são. A Bíblia diz que ele estava “vestido” e  em “perfeito juízo”. Ele agora era uma pessoa viva espiritualmente. Jesus o transformou, deu-lhe vida. E sua vida foi tão vitoriosa que muitos aceitaram a Cristo pelo seu testemunho.


ILUSTRAÇÃO: 

Quando Maria (pseudônimo) ficou possessa, a luta foi tremenda para que os demônios a deixassem. Mas oramos muito, até que eles foram expulsos pelo poder de Deus. Naquele dia, aquela senhora orou impondo nossas mãos sobre sua cabeça, agradecendo a Deus por sua libertação.


CONCLUSÃO: 

Será que você tem tido uma vida espiritual fraquinha, quase morrendo? Ou será que você enveredou em um caminho angustiante, e nunca teve uma vida espiritual saudável? Lembre-se, o que Cristo fez na vida do endemoninhado, ninguém permanece morto espiritualmente ao se encontrar com Jesus Cristo. 


APELO: 

Não quer você encontrar-se com Jesus para ter uma vida espiritual vitoriosa?