118 O MOMENTO É AGORA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Volta de Cristo.


OBJETIVO: Levar as pessoas a sentirem a necessidade do preparo espiritual antes de Sua vinda.


TEXTO: Mateus 25:1-13.


TESE: Precisamos estar preparados para a volta de Cristo.

INTRODUÇÃO: 


“Cristo e seus discípulos estão assentados no monte das oliveiras. O sol já transmontou, e as sombras da noite crescem sobre a terra. Jaz em Plena vista uma moradia esplendorosamente iluminada como para uma festa. a luz jorra da aberturas e um grupo expectante indica que um cortejo nupcial está prestes a aparecer. 


Em muitas regiões do oriente as festividades nupciais são realizadas à noite. O noivo parte ao encontro da noiva e a traz par casa...na cena que Cristo contemplava, um grupo espera o aparecimento de séquito nupcial para a ele se ajuntar”. Depois disto, Cristo começa a contar a parábola que mostra a importância do preparo espiritual para a Sua vinda.


I. ESTAR PREPARADO NÃO É SÓ PORTAR A LÂMPADA (25: 1-9).

1.Porque todos esperam(v.1).

a) Como as 10 virgens que faziam parte do cortejo. “...Depois do transcurso de cerca de um ano havia o casamento, quando o noivo, acompanhado dos seus amigos, ia buscar a noiva na casa do seu pai e a levava em cortejo de volta par casa, onde se fazia a festa de casamento. É bem provável que seja este o cortejo que dez jovens da história são retratadas como indo encontrar, quer como damas de honra oficiais da noiva, quer como criadas do noivo, quer como filhas de amigos e vizinhos...”. Todas elas tinham possuíam as lâmpadas. E elas se dividiam em duas classes.

b)Cinco eram néscias e cinco prudentes. A Bíblia não diz que as néscias eram pessoas más. Portanto, classifica as duas classes: néscias (loucas), e as prudentes. Sendo que estas tinham azeite sobrando e as outras não. “E sinal de sabedoria distinguir os sinais dos tempos”. “Os néscios podem saber muitas coisas mas se não distinguirem a volta de Jesus são loucos”.


2. Porque as lâmpadas sem o azeite não valem de nada (vv.5-9,12).


a)As néscias não tinham azeite sobrando. Nos cortejos de casamento, era comum levarem azeite de sobra, ainda mais se fosse à noite. A presença do azeite nas lâmpadas era demonstração de “previsão e expectação”. Tal atitude de não levar consigo “ azeite de sobra” , era sinal de despreparo, despreocupação e negligência. Não tinham “...óleo em seus vasos nem em suas lâmpadas. Estão destituídos do Espirito Santo”.

b)Assim também é com a igreja antes da Segunda vinda de Cristo. Não há distinção entre um ou outro, todos são iguais no presente momento. Mas quando ouvirem o clamor eis o noivo! Muitos não estarão preparados. “...a vinda será tão repentina que não dará oportunidade para corrigir deficiências descobertas nesta ocasião”. Assim como as virgens néscias, “...Muitos não se entregarão à operação do Espirito Santo”, e infelizmente não poderão ir com Jesus(vv.11,12).


ILUSTRACÃO:  

O explorador Ernest Shackleton e sua tripulação, em sua expedição à Antártida, estavam abandonados à própria sorte na ilha elefante. Com três companheiros, ele navegou em um barco aberto para a Geórgia do Sul, onde encontrou um navio baleeiro em condições de resgatar os seus homens. Shackleton havia-lhes ordenado:” Estejam preparados a qualquer momento para a partida imediata”. Esta ordem foi seguida meticulosamente, e todos estavam prontos para partir quando uma breve abertura no gelo permitiu que o baleeiro se aproximasse. Por que os homens atenderam a essa instrução e quais teriam sido as consequências de negligenciá-la? Esta é a experiências das sábias que mesmo com a demora, se prepararam.


II. O MOMENTO DE ESTAR PREPARADO É AGORA.


l. Com azeite de sobra (vv.3,4).

a) Como estavam as prudentes. Elas tinham o Espírito Santo com elas. Elas estavam preparadas. Suas lâmpadas brilhavam intensamente. Enquanto estavam esperando o noivo. Certamente, as néscias se preocuparam com outra coisa.


ILUSTRAÇÃO: 

Imagino um bilhete escrito por uma das virgens a uma de suas amigas: “Minha querida amiga: Um bilhete apressado para lhe dizer: ‘Feliz aniversário!’ Desculpe estar apressada, vou ser dama de companhia hoje à noite e estou emocionada. E estou emocionada. Eu não perderia o casamento por nada neste mundo. Cinco de dós estamos reunidas terminando nossos vestidos, e não vamos Ter tempo nem para providenciar mais óleo. Vai ser o caso de pegar nossas lâmpadas e sair correndo”. Sua amiga, Parthenos (gr. 



virgem). As prudentes tinham em mente o quanto a noite poderia ser longa, então se precaveram e tinham azeite de sobra ao contrário das néscias, cujas preocupações eram supérfluas.

  b)Nós precisamos ser luzes neste mundo. As nossas lâmpadas  têm que mostrar o fogo contínuo que são as nossas obras. O que você tem feito por Jesus? 


ILUSTRAÇÃO:  

Conta-nos uma fábula, que um dia um raiozinho disse a sua mãe: “Mamãe, eu quero conhecer as trevas”. Vá ao quarto meu filho, tranque as portas e verás as trevas. Lhe disse a mãe. Ao chegar lá, ele viu tudo iluminado e voltou. E disse: Mamãe, não havia trevas lá. Eu quero conhecê-las. Sua mãe disse: você tem que cavar um profundo buraco na terra e aprofundar-se o máximo que puder. Então saiu o raiozinho, e foi ao mais profundo que ele podia. E mais uma vez decepcionou-se, em vez de trevas tudo estava iluminado. “Mamãe não consegui ver as trevas”. Sabe filho, você nunca conseguirá, porque você é uma “raio de luz”. Enquanto estivermos nesse mundo à espera, também devemos brilhar às outras pessoas.

c)Só assim entraremos na festa de casamento, que representa na parábola a volta de Jesus Cristo. E a Bíblia assim diz: “...e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta! (v.10).


CONCLUSÃO: 

Tenhamos em mente que o preparo pessoal para a vinda de Jesus é agora, no presente! Porque não sabemos quando será a Sua volta. Penso em uma situação que passei quando criança. Meu pai tinha o costume de nos levar ao parque de diversões para alguns momentos de lazer. Estava eu brincando no carrossel, feliz da vida. Papai deu-me um papelzinho branco, e eu estava tão feliz que não dei a mínima para o papel. Quando o carrossel parou de girar o homem veio arrecadando das crianças aquilo que completava o prazer: o pagamento pela brincadeira. Mas só agora descobri o que era o tal “papelzinho”, o ticket. Meu pai teve que pagar novamente. Assim acontecerá com aqueles que não estarão preparados na Sua volta. Nos giros deste mundo, só pensaram em seu prazer e esqueceram que o Espírito Santo no presente, era a garantia de completar a felicidade de ir com Ele na Sua volta.

APELO: 

Não gostaria você de pedir a Deus o preparo agora?