TEMA: Missão
PROPÓSITO: Preencher a igreja de um espírito missionário
TEXTO: Jonas 1:1,2
TESE: Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como Missionário. SC. Pág.9
INTRODUÇÃO
Dizem que o mineiro é desconfiado, o paulista trabalhador, o carioca jeitoso, o nordestino acomodado, o sulista, sistemático. Tudo isso são Estereótipos, que muitas vezes cristalizam Preconceitos que se tornam populares. (definir preconceito)
Na Bíblia temos um livro que é uma Crítica Contundente
contra o Preconceito Racial, a Presunção Social e contra a Nacionalidade (Bairrismo).
A comissão evangélica no V.T. tem um chamado e uma missão. Demonstra o amor de DEUS por todas as nações. Conta uma história que nos é muito familiar desde a infância.
O personagem principal deste livro passou por fases, distribuídas em seus 4 capítulos:
1. Desobediência - correndo de DEUS.
2. oração - correndo para DEUS.
3. pregação - correndo ao lado de DEUS.
4. reclamação - correndo na frente de DEUS.
De quem estou falando?... Este livro está repleto de milagres! Tempestades, bonança, vento oriental, um verme, uma planta que nasceu e morreu em tempo recorde, o vômito de um
grande peixe e o maior de todos os milagres: A Conversão De Uma Cidade Inteira.
Jonas teve um ministério interessante, possuía dentro de si alguns preconceitos. Vejamos:
I. PRECONCEITO INTERNO: AUTO-ESTIMA: Jonas 1:1,2
IONAH em hebraico significa Pomba. Filho de Amitai (ÉMETH) que quer dizer Fidelidade ou Verdade. O livro começa e termina com Deus falando a Jonas. É o único livro do V.T. que Deus comissiona para pregar a uma nação gentia. E embora o profeta tenha o direito de recusar, é o único caso onde isto ocorre. Jonas fugiu para Társis, mas Deus foi atrás. Ele sentiu-se insuficiente não tanto pela falta de capacidade, mas pelo Preconceito (4:2).
A. Ao Fugir De Deus, Jonas Desceu 4 Vezes
1. A Jope (1:3) comentar todas
2. Ao Navio (1:3)
3. Ao porto (1:5)
4. Ao Fundo do Mar (1:15; 2:6)
Ellen White diz: "(Jonas) foi tentado a por em dúvida a sabedoria do chamado... Satanás sobrecarregou-o com o desencorajamento..." PR 260.
"Tivesse o profeta obedecido sem questionar e ter-lhe-iam sido poupadas muitas experiências amargas e teria sido abundantemente abençoado." (Idem.)
Jonas, o IONAH voou da presença de DEUS. Transição: não bastava Jonas ter uma baixa estima, ele não valorizava o público alvo de sua missão: Nínive.
II. PRECONCEITO EXTERNO: Nínive
A. A Cidade: Capital da Assíria, localizada na margem oriental do Rio Tigre. Fundada logo após a disperso da torre de Babel. Próspera, era um centro de crime e impiedade. (Naum 1:3,19)
B. Costumes: os assírios eram grandes guerreiros e
levavam para a capital os despojos das nações vencidas para servir de adorno. Eram muito cruéis e violentos. ASURBANIPAL, por exemplo, costumava cortar as mãos, os pés, o nariz e a orelha, os olhos dos cativos e fazer pirâmides com cabeças humanas.
Embora fosse ímpia, Nínive não estava inteiramente entregue ao mal. Havia muitos na cidade que procuravam alguma coisa maior e mais alta, uma oportunidade de se afastar de suas más obras e mudar de vida.
Deus Deu Uma Oportunidade A Nínive = Jonas
você é a única oportunidade que Deus dá a muitas pessoas...
Deus tem oportunidades para todos os seus filhos, não importa quem são; pretos, brancos, pobres e ricos. O Evangelho não conhece preconceitos.
III. O EVANGELHO DESCONHECE PRECONCEITOS: Romanos 1:16,17 - 10:12
A. O espírito estreito e intolerante de Jonas
1. egoísmo - 4:2,3 - ego - 10 vezes no total = Eu 5 vezes a palavra na 1a. pessoa.
2. desgostou-se em extremo, ficou irado com DEUS 4:1
3. reclamador.
4. fraco: pediu para si a morte 4:8
B. O Resultado de Sua Pregação: 3:5-8 creram, arrependeram-se foram perdoados... até os animais jejuaram.
C. A Graça de Deus é estendida a Todos Rom.1:16,17
Jonas 4:11 - Deus se preocupado até com as crianças de nínive.
Deus vê a terra cheia de iniqüidade e violência: atritos, subornos, fraudes, destruição, indiferença, insanidade, assassínio, suicídio e preconceito.
Anulam a lei,rejeitam a Bíblia, desfazem dos mensageiros de Deus.
Mas o período de longanimidade de Deus ainda é presente. O Espírito de Deus ainda não foi retirado.
CONCLUSÃO
A mensagem do evangelho é estendida a todos, não importa raça, cor, nação e até mesmo credo. Jonas aprendeu uma grande lição: Deus é misericordioso. Deus comissiona a você para essa missão, assim como comissionou a Jonas.
APELO
Jonas recebeu uma missão. Jesus também te comissiona. Ele está tendo compaixão de ti e da humanidade. Você é a oportunidade de Deus para muitos. ganhando os outros também serás salvo. Cristo imprime em cada servo seu a marca de zelo missionário e te convida a depor o preconceito, a dúvida, o desgosto, a ansiedade e o descontentamento em suas mãos e quer te fazer um instrumento de divulgação das boas novas do Reino de Deus.
Estás disposto?