112 UM ENCONTRO ESPECIAL

acervo de sermões extra


Assunto: O encontro com Jesus.


Objetivo: Levar aqueles que ainda não se encontraram com Jesus a se colocarem em posição para o receber em seu coração.


Texto: Lc 19:9 "Hoje veio salvação a esta casa porquanto também este é filho de Abraão.”


Tese: Encontra-se com Jesus aquele que ouve a sua voz.


INTRODUÇÃO: Muitos andaram ao lado de Jesus, mas não tiveram a oportunidade de ter Jesus hospedado em sua casa. No estudo de hoje, veremos como foi a reação de Zaqueu ao convite de Jesus.


I- PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS


1- Zaqueu, homem rico, chefe de publicanos, de pequena estatura.

Seu nome tem o seguinte significado no hebraico "Justo ou Puro".  Apesar de ter um nome  com um significado bonito Zaqueu era um  homem impopular com pouca vida social, era odiado por ser líder dos cobradores de impostos para Roma e porque normalmente se envolvia em falcatruas, cobrando a mais do seu próprio povo. 

                                           

2-Impedido.

Este procurava ver quem era Jesus mas não podia , por causa da multidão que atrapalhava e por ser de pequena estatura, dificilmente o povo iria abri espaço para que Zaqueu pudesse se aproximar do mestre.

                                   

II- VENCENDO AS BARREIRAS.

Sobe em um sincômoro.

Zaqueu, determinado em ver a Jesus, não deixou que os problemas o impedissem de ver o Mestre .Subiu em um sincômoro, que é uma espécie de amoreira muito comum nas ruas de Jericó. Zaqueu tinha as suas habilidades, não estava preocupado com sua posição de dignidade pessoal.

  Às vezes nós também queremos ver o Mestre e segui-Lo mas deixamos que os problemas nos empeçam de se encontrar com Jesus, às vezes é o trabalho a família, os amigos. Tomemos a atitude de Zaqueu em vencer as barreiras.


III- O ENCONTRO.

1- Da árvore à sua casa.

Que surpresa para Zaqueu, ele que queria apenas ver, agora teria o privilégio de ter Jesus em sua casa. Jesus não disse gostaria de ficar hoje em sua casa, mas me convém ficar em sua casa.


2 - Recebeu com alegria.

Zaqueu ao receber Jesus em sua casa houve uma grande transformação em sua vida. Percebeu que Jesus era diferente dos outros líderes religiosos, não teve preconceito para com a sua pessoa.

          

3- A multidão murmurava.

Há alguns na sociedade que não conseguem entender o amor de Jesus , em amar a todos independente de  posição social , raça ou credo.

O que importa, e que todo aquele que se dispõe a se encontrar com o Mestre, não será mais o mesmo, algo irá mudar. Jesus está preocupado é com você em especial. 

O encontro com Jesus produziu uma mudança em Zaqueu. Ele adotou outra posição.

Enquanto a restituição voluntária, da lei requeria não mais do que o montante original, mas a quinta parte (Lv. 6: 5; Num 5:7). Zaqueu concordou em fazer mais do que o necessário. Em restituir quatro vezes mais.

Os verbos "dou” e "restituo” são empregados no presente como se já  estivesse tratando da questão. A fé de Zaqueu foi tão grande que Jesus o reconhece como filho de Abraão, aquele que segue a fé verdadeira (Rom 4:12). 


CONCLUSÃO: Para Zaqueu, este encontro foi o mais especial de todos, pois mudou a sua vida. Primeiro sentiu o desejo de ver a Jesus, enfrentou as barreiras, mas teve o melhor encontro de sua vida.


APELO: Hoje Cristo lhe convida para se encontrar com Ele. Quer entrar em sua casa e fazer morada. Aceita-O hoje.