111 UMA NOVA VISÃO

acervo de sermões extra

               

Assunto: Uma nova visão


Objetivo: Levar a igreja a pedir que se lhes abram os olhos para enxergar as verdades espirituais.


Texto: Lc. 19: 40-41. "Parou , pois, Jesus, e mandou que lhe trouxessem.Tendo ele chegado,  perguntou-lhe: Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor que eu veja."


Tese: Os cegos são aqueles que não querem ver.                                                   


Introdução: Você já se achou no escuro onde não pudesse enxergar, mais do que um palmo à sua frente? O estudo de hoje fala-nos a respeito do cego de Jericó, onde vamos analisar o que Jesus fez em sua vida e quer fazer na nossa também.



I- UM MENDIGO JUNTO AO CAMINHO.

1. O cego.

a) Viver na escuridão.

É ruim viver na escuridão, não consegue-se saber qual a direção que está sendo tomada.

                                    

Ilustração: Esta semana estava estudando até mais tarde na mesa da cozinha, enquanto minha esposa já estava dormindo. Quando apaguei a luz para me dirigir ao quarto, que dificuldade! Acabei acertando a testa na porta, que dor! Quando estamos no escuro absoluto. Perdemos a direção, isto nos trás surpresas desagradáveis.

b) Necessitava de piedade para sobreviver. 

Sempre a espera de ajuda, o cego que ali estava, na entrada da cidade, aguardava receber atenção: alguma esmola, algo que pudesse satisfazer as suas  necessidades. É ruim ficar dependendo de outras pessoas , mas o cego não tinha outra escolha.

c) Ainda hoje, nas grandes cidades encontramos pessoas mendigando, à beira do caminho a espera de socorro; os cegos, os sem tetos, os deficientes físicos os impedidos de trabalhar.

 

2-  Há também outros tipos de "mendigos”

- "Mendigos espirituais".

- Por falta de fé.

- Sem esperança.

    - Confusos, sem conseguir ver a direção que devem tomar.

- Mendigos emocionais.

- Por causa da solidão, necessitando de alguém que lhe ame.

- Por não serem compreendidos.

- Por necessidade de paz no lar. 

- Por falta de segurança com medo.



II - OPORTUNIDADE ÚNICA

1-Esta seria  a última vez que Jesus estaria passando por ali.                                             

a) Ele estava na última semana do seu ministério e em breve estaria sendo crucificado b) Que alegria, poderia encontrar-se com Jesus. Sua oportunidade. Ele ouvira a mensagem que o Messias havia chegado, os milagres que Ele realizara e crera,                                           que se encontra com Ele,  sua vida mudaria.


III-FILHO DE DAVI TENHA COMPAIXÃO DE MIM.

1- Esta é a  primeira vez que aparece essa expressão no livro de                                        Lucas , alguém reconhecendo  Jesus como o filho de Davi, o Messias. 

2- Um homem cego fisicamente mas que pela fé enxergou muito                                          mais  longe do que os que estavam ao lado de Jesus.

Hoje, temos a certeza de que Jesus está aqui, porque Ele prometeu “onde estiver   dois ou mais reunidos em meu nome ali eu estarei" (Mt.18: 20).        

Esta é a nossa oportunidade de termos um encontro com Cristo.


IV- O  ENCONTRO.

  A maioria dos milagres relatados nos evangelho exigiu algum tipo                                       de desprendimento do necessitado.

1 - No caso do cego de Jericó teve que:

a) Enfrentar a multidão. 

A multidão que estava ao lado de Jesus, não se interessava pelas mesmas causas do Mestre. Estavam ao seu redor interessados em causas próprias, não viam o interesse dos seus semelhantes.Ainda hoje a multidão atrapalha aqueles que querem se encontrar com Cristo. Quantos hoje, para vir à igreja, não encontrou alguém querendo lhe impedir? “Vamos a outro lugar, vamos a festa.”

Meu amigo se você se esforçou para estar hoje aqui ,renegou alguma                                     comodidade. Jesus tem uma benção especial para você.

2- Jesus quer que você vá  até Ele.

Seria mais fácil Jesus ter-se deslocado e ir ao encontro do cego, Jesus tinha as suas vistas perfeitas, não tinha nenhum empecilho. Por que será que Jesus pediu para que o cego viesse até Ele?

a) Uma oportunidade para aqueles que estavam ao seu redor trabalharem em prol do seu ministério, saíssem do egocentrismo e se voltassem para a causa do seu semelhante.

b) Uma oportunidade para dar testemunho público de sua fé.


Ao  estabelecer o batismo por imersão como um ato público, Cristo nos pede que testemunhemos Dele e da Sua doutrina publicamente. É por isso que também fazemos apelos  para uma manifestação publica de aceitação de Jesus como Seu Salvador pessoal. "Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos" Luc 9: 26. 

 

V- QUAL O SEU DESEJO?

1-Que eu veja.  

Aquele cego queria sair do mundo de escuridão , queria ver a luz                                         queria deixar de ser mendigo,queria ter uma nova vida.

2- Jesus hoje também lhe pergunta. O que queres que eu te faças?

Qual será o seu desejo? Pediria você apenas que satisfizesse as sua necessidades imediatas? Ou pediria você que se lhe abrissem os olhos para enxergar as verdades espirituais, se tornando assim, um novo homem, com uma nova visão? 



  CONCLUSÃO: Falamos até aqui de um milagre que ocorreu no passado e muito inspirador para as nossas vidas, mas Jesus ainda hoje passa diante de sua vida, querendo realizar um dos maiores milagres que  é a transformação de um coração duro, em um coração que enxerga as verdades espirituais, esta é a sua oportunidade. 


APELO: Peça que Jesus abra seus olhos para que você tenha uma nova visão espiritual.