110 DE QUE LADO VOCÈ ESTÁ?

acervo de sermões extra

                  

Assunto: O grande conflito


Objetivo: Mostrar através da historia de Jó que Satanás acusa o homem e a Deus diante do universo e há uma necessidade de confiarmos em Deus e termos um relacionamento baseado no amor.


Texto: Jó 1:9 "porventura Jó teme a Deus em vão?”


Tese: Satanás incita Deus contra o homem e o homem contra Deus para que haja uma quebra de relacionamento.


  INTRODUÇÃO: Há uma necessidade de olharmos com os olhos da fé para o grande conflito cósmico, "porque nos tornamos espetáculo ao mundo,tanto a anjo, como a homens"  (I Cor. 4:9). 

  Neste conflito há uma luta dramática entre o certo e o errado.               


I- SATANÁS ACUSA DEUS.

          1- "Não o tens protegido de todo o lado?" (Jó 1:10).

 "A piedade de Jó é artificial. Nunca foi provado por um teste. E Deus não está em uma situação melhor, pois fez com que fosse fácil para Jó ser bom. Obteve a devoção de Jó mediante a suborno e protegeu-o de dano."

             "Esta acusação dá a entender que Jó estava restrito a uma experiência muito limitada da vida."

          Deus é desafiado quanto à Sua capacidade de produzir o amor nos seres humanos se não for por interesse. 

II- SATANÁS ACUSA JÓ.

“Satanás crê que nada pode ser genuinamente bom nem Jó na sua piedade desinteressada, nem Deus na sua generosidade igualmente sem interesse”. 

“Deus é tão bom que possa ser amado por causa da sua pessoa e não por suas dádivas? Um homem pode apegar-se a Deus quando não há benefícios vinculados a isto?”

Satanás se agrada de homens que se desviam da integridade por amor a si mesmo, atrás de riquezas.Achava que Jó era desse tipo de homem. 



III-  "TOCA-LHE EM TUDO QUANTO TEM, E ELE BLASFEMARÁ DE TI NA TUA FACE."

Esta foi a sugestão dada por satanás  para verificar quem tinha razão.Deus o aceitou, serviu-se de satanás para ensinar a Jó."Provando-me ele; sairei como ouro." (Jó 23:10).

           1- A confiança do senhor em Jó é confirmada;

a- Na perda de riquezas e filhos "o Senhor deu o Senhor tirou" (Jó 1:20-21)

b- Na perda da saúde "recebemos de Deus o bem e não receberemos o mal?" (Jó 2:10).


CONCLUSÃO: Deus não pretende “mimar” a humanidade aqui e agora com vida fácil, mas aperfeiçoá-la para a eternidade, neste caso, usou a Sua soberania diante do universo ate mesmo usando Satanás para aperfeiçoar o Seu povo. Para Jó foi um privilégio ser usado para refutar a Satanás.


APELO: Sendo você um servo de Deus, quando lhe vir problemas lembre-se de que Deus esta do seu lado, fundamente sua vida com fé Nele de tal modo que tenhamos um relacionamento como o de Jó.Hoje é o dia de começarmos este relacionamento.