109 SEIS PASSOS QUE LEVAM À CEGUEIRA ESPIRITUAL

acervo de sermões extra


Assunto: Enganos do inimigo.


Objetivo: Conhecer os passos que tornaram Balaão um homem de Deus, em um inimigo da Sua causa, para que não venhamos a cometer os mesmos erros.


Texto: "Num. 31: 8. "Com eles mataram também os reis de Midiã, a saber, Evi, Requem, Zur, Hur, Reba, cinco reis de Midiã; igualmente mataram à espada a Balaão, filho de Beor. 


Tese: Você pode ter uma experiência com Deus e se desviar por sua cobiça.                                 


INTRODUÇÃO: Quem foi Balaão? A Bíblia nos apresenta ele como um homem de Deus, que proferindo bênçãos, havia bênçãos, proferindo maldição, havia maldição. (Num 22;6)

Um dia quando o povo de Israel estava se dirigindo para Canaã, estavam acampados nas planícies de Moabe. O rei dos moabitas estava muito angustiado por causa da presença dos filhos de Israel. Enviou alguns mensageiros a Balaão para que este viesse para amaldiçoar os israelitas. Levaram eles, os mensageiros, o preço dos encantamentos nas mãos (v. 7).

O que você faria, sendo um homem de Deus, se fosse convidado a proferir 

maldições à igreja de Deus? Mesmo que lhe estivessem pagando?



I-  PRIMEIRO PASSO DA APOSTASIA DE BALAÃO.


A oração.

Garanto que nenhum de nós iria proferir maldiçoes contra a igreja de Cristo, já sabemos que isto é errado, mas Balaão foi consultar ao Senhor, foi orar (v. 8).

a) Não  devemos consultar ao Senhor naquilo  que é obvio,                                          perguntar  se é certo guardarmos os Seus mandamentos ou não.

b) Há pessoas que oram a Deus tentando modificar a vontade de dEle, este tipo de oração é abominável ao Senhor.


II-  SEGUNDO PASSO.

1- Cobiça.

a) Quando Balaão viu a recompensa ficou desejoso de recebê-la a todo custo, mas o senhor não o permitiu. Veja a resposta que ele deu aos mensageiros:" Ide para a vossa terra porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco" (v.13).

b) Mais uma vez Balaão é visitado, agora por príncipe de mais honras e oferecendo mais riquezas. Mais uma vez vimos Balaão pedindo tempo para orar, em vez de obedecer, a cobiça o estava deixando cego.


III- TERCEIRO PASSO.


1-  Mente cauterizada.

Finalmente depois da insistência, Deus permite que Balão se dirija até o rei de moabe. Balaão prepara a sua jumenta e parte. Quem sabe Deus mudou de idéia?

a) A sua jumenta que à tanto tempo tinha sido fiel a ele por onde quer que fosse,em um determinado caminho ela para. Seria motivo o suficiente para Balaão saber que algo estava errado. Neste momento mais uma vez seria necessário rever as suas intenções, e o propósito de Deus.

b) Balaão ficou irado porque a jumenta não prosseguia o caminho (v. 27) por três vezes espancou a sua jumenta. Tão irado que nem se apercebeu que a jumenta conversava com Ele (v. 28-30).

            c) Não deu ouvidos a intervenção divina. Nós quando deixamos de ouvir a voz do Espírito Santo, descemos a um nível tão baixo que nos tornamos uma espécie de animal irracional. O que nos faz sermos homens inteligentes é o contato com Deus. Homens que estão entregues a si mesmos, suas atitude são muito parecidas com as dos animais.


IV- QUARTO PASSO.

1-Levantar altares falsos.

a) Balaão pediu para preparar sete altares ao Senhor, estava ele cumprindo o ritual do sacrifício, da oferta ao Senhor, preocupado com a  forma de culto, mas querendo agradar a si mesmo.

b- Quantas vezes nós também queremos fazer tudo certinho para conseguir algo do Senhor em troca? Este culto formal é abominável ao Senhor, Ele requer de nos é que andemos em todos os seus caminhos, e O amemos , e sirvamos  ao Senhor nosso Deus de todo teu coração e de toda tua alma." (Dt.10: 18)


V- QUINTO PASSO.

1-Falar de Deus coisas grandiosas sem ter o coração entregue a Ele.

a) Balaão era um grande orador falava muito bem, proferiu quatro profecias sobre Israel, em cada uma delas com expressões muito bonitas, mas o seu coração estava longe de Deus.

b) Nós podemos estar sendo como Balaão falando nos púlpitos coisas Grandiosas acerca de Deus, sem termos o nosso coração totalmente entregue a Ele. Estamos fazendo tudo certinho, sem termos parte em sua obra.


VI- SEXTO PASSO.

1- Associação com os inimigos de Deus

a) Balaão deixou- se levar pelo plano daqueles homens, deu a mesma importância que eles davam para os valores materiais.

Balaão não conseguindo amaldiçoar o povo, orientou Balaque que colocasse mulheres no acampamento israelita que desta forma eles se prostituiriam e Deus se desagradaria deles, e assim eles poderiam vencer a batalha (Num.31:16).


CONCLUSÃO: Um homem quando procura seguir seus próprios caminhos, fazendo sua própria vontade, mesmo estando envolvido com a Obra de Deus, pode se desviar dos caminhos do Senhor.


APELO: Hoje Cristo quer dirigir sua vida. Entregue a Ele a suas vontades para que você não seja presa de sua própria cobiça.