108 COMO VIVER NA LUZ

acervo de sermões extra


Assunto: Viver na luz.


Objetivo: Levar os irmãos a sair das trevas e viver na luz .


Texto: 1 João 2:9. “Aquele que diz estar na luz e odeia o seu irmão, até agora está nas trevas.”


Tese: Viver na luz é aperfeiçoar-se em Deus.  

                     

Introdução: Muitos dizem estar na luz de Jesus, mas não aprecia os                                      seus ensinos e até agora estão em trevas, há um meio de passar para a luz.

 

  I - APERFEIÇOANDO-SE NA SUA PALAVRA E SEGUINDO-O .


1-"Guarda a  sua palavra"

Esta é uma maneira de sermos aperfeiçoados no amor de Deus que é a fonte da luz. "Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho." (Sal. 119:105) 

2- "Andar como Ele andou"

O que diz estar na luz e não pratica é mentiroso nele não está a verdade. Imitando os passos de Jesus, somos aperfeiçoados no amor de Deus .


II- COLOCANDO EM PRÁTICA.

O amor altruísta é antagônico ao ódio.

Este amor que é livre de egoísmo, se compadece e age em prol do próximo com bondade e misericórdia sem soberba, sem inveja, sem irritação, tudo sofrendo, tudo suportando (1 Cor.13;4-7). Somente quando o crente bebe desta fonte de luz, que é Jesus, é que ele pode sentir este amor . Amor altruísta é característica de quem anda num "caminho sobremodo excelente". (1 Cor.12:31)


  III- DESVIANDO-SE DO MAL.

Ao  andarmos nos passos de Jesus, a luz,  enxergamos claramente os obstáculos a nossa frente e podemos discernir com profundidade os tropeços.

1- O ódio que é contrário ao amor, contrário a Jesus.

2-Não há trevas.

                               

CONCLUSÃO: Aqueles que querem viver na luz, precisam aperfeiçoar-se na palavra de Deus e seguir os passos de Jesus colocando em prática o amor que recebe do pai usando de bondade com o próximo e assim se desviar do mal.

  

APELO: Tome a decisão hoje de seguir a Jesus na sua vontade, amando o seu próximo e assim estarás andando na luz.