113 DOIS PERIGOS PARA UM LAR FELIZ

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Lar e Família.


OBJETIVO: Levar os casais a refletirem sobre atitudes egoístas e descompromissadas.


TEXTO: Os. 10:1; 2:2-5.


TESE: O egoísmo e a falta de comprometimento representam dois perigos para a felicidade de um lar.


INTRODUÇÃO: 

Deus instituiu o casamento para que fosse uma bênção. De muitos casos na Bíblia, que enfocam casamentos infelizes, escolhemos o de Oséias e Gômer. Esta causou muito sofrimento ao seu lar. 


Muitos problemas podem arruinar um lar: questões financeiras, ciúmes, diferenças religiosas e sociais, críticas, acusações, relações sexuais insatisfatórias, falta do culto familiar e etc.. Provavelmente, o fundamento de todos esses ítens, estão ligados ao egoísmo e a falta de comprometimento com o voto matrimonial.


I. EGOÍSMO (Raiz de problemas, infelicidade e pecado).

l. Em Israel(os 10:1).

a) A raiz do pecado de Israel era o egoísmo ou egocentrismo. Algumas vezes nas escrituras, Israel foi comparado à uma videira. “...Vide luxuriante no crescimento e abundante em frutos- para si mesmo”. O egoísmo tornou Israel inútil, porque perderam de vista a glória de Deus. Foi conduzido ao pecado e à apostasia. “...Sua tendência era para satisfação pessoal, ...não para a realização do ideal divino”.

b) Na experiência de Gômer(Os 2:5). Gômer era egoísta porque só pensava em si, em seu prazer, em sua vida dissoluta. Gômer deve ter sido uma mulher formosa que ficava encantada com a idéia de que alguém a achasse atraente. Ela não só era imoral como também materialista. Ela dava mais importância às outras coisas coisas da vida do que ao esposo e a Deus. Isso também acontece hoje nos lares cristãos.


ILUSTRAÇÃO: 

Ellen G. White teve uma visão sobre o juízo em 23 de Outubro de l879. Ela comenta: “Abriu-se outro livro, no qual se achavam registrados os pecados dos que professam a verdade. Sob o cabeçalho geral do egoísmo, vinha uma legião de pecados...”. Percebe-se que o egoísmo gera vários outros tipos de pecados. Cuidado! Vocês mesmos podem estar causando a ruína do seu casamento. 

1. Nos lares cristãos.

a)Acontece com os “chefes” de família. Quando eu começo a querer as coisas da forma como eu quero sem escutar a esposa e aos filhos. Quando sou egoísta e quero só me projetar( no emprego) sem ligar para o bem estar do meu lar.


ILUSTRAÇÃO: 

“Falta tempo”- Diz o pai, “não tenho tempo de dedicar-me à instrução de meus filhos; não tenho tempo de dedicar-me a prazeres sociais domésticos”. Então não devíeis ter tomado sobre vós a responsabilidade de uma família”. Isso não só acontece com os homens, mas também com as mulheres.

a)Às vezes, as mulheres se dão ao trabalho incansável no lar, no preparo dos filhos e do esposo. E muitas vezes se acha abnegada, privando de se cuidar para o esposo, achando que isso não é importante. Só estar pensando em si mesma.

ILUSTRAÇÃO: 

“As irmãs não deviam, quando no trabalho, usar vestidos que as façam parecer espantalhos para afugentar os pássaros da plantação. É mais aprazível para o esposo e os filhos vê-las em trajes que lhes assentem bem, do que seria às simples visitas e estranhos. Algumas esposas e mães pensam...que não tem importância a sua aparência quando estão trabalhando...são, porém, muito exigentes em vestir-se com bom gosto para os olhos dos que não têm direito especial sobre elas. Não é a estima e o amor do esposo e dos filhos mais para serem prezados do que os dos estranhos ou amigo comuns?”. 

E junto a isto, vem a falta de comprometimento com o casamento, que é uma verdadeira cilada.

I. FALTA DE COMPROMETIMENTO (Cilada das relações).

l. Não havia comprometimento no lar do profeta Oséias(Os 2:2-5).

(a)Provocando tristeza e amargura. Por parte de Gômer, onde o próprio profeta revela sua angústia ao pedir aos seus filhos que a repreenda das suas prostituições para que ela pudesse voltar para o lar. Que cena não fora essa! Seus filhos chorando ao ver seu pai amargurado pela situação escandalosa em que se encontrava a sua esposa. Isso era uma demonstração da situação de Israel, para mostrar o quanto Deus estava sofrendo com essa falta de compromisso de Israel. Será que assim como Gômer e Israel, descompromissadas com sua aliança, está você também? Peça forças a Jesus, que ele é a fonte da felicidade. Porque isso provoca muita dor não só emocional e espiritual, mas também física, provocada por um desejo de vingança.

ILUSTRAÇÃO: 

“A lança do soldado romano não feriu tanto a Cristo como o beijo de Judas.” Paul E. Holdcraft. Porque Judas estava todo o tempo com o Mestre. Recebeu o Seu amor e consideração, e ainda assim o traiu.

b)Provocando muitas vezes desejos de vinganças. As consequências seriam drásticas se ela não atendesse ao rogo de seu marido: l. Porque ele a mataria (v.3), 2.




Repudiaria os seus próprios filhos(v.4), 3. Faria tudo para atrapalhar a sua vida(v.6). A falta de comprometimento moral provoca grandes transtornos à família. Também, não só necessariamente a nível moral, mas social e espiritual.


ILUSTRAÇÃO: 

A vingança quando provocada por uma infidelidade moral, não para só por aí, mas as consequências são drásticas. Diz-se que “Vingança é uma ambrósia: quem o bebeu deseja mais”. Gilberto Évora.

Isso, muitas vezes acontece, porque as pessoas não sabem o significado do comprometimento.

III. O HOMEM PRECISA ENTENDER O SIGNIFICADO DO COMPROMETIMENTO.

a)Quando um homem ou uma mulher se casam, eles estão se comprometendo, fazendo uma aliança. Esse compromisso constitui um estímulo para resolver divergências, para estarem sempre juntos e de acordo(Am 3:3). Se errar, pedir desculpas. Você tem um compromisso com sua esposa ou seu esposo.

ILUSTRAÇÃO: 

A formação de um lar é: “Um compromisso diante de testemunhas celestiais. Deus ordenou que haja perfeito amor e harmonia entre os que se casam. Que os noivos, na presença do universo celestial, se comprometam a amar um ao outro como Deus ordenou que façam. ...A esposa deve respeitar e acatar o marido, e este deve amar sua esposa e tratá-la com carinho”.

CONCLUSÃO: 

Irmãos, que possamos ter em mente esses dois perigos que destroem uma família: “Egoísmo e descompromisso (de forma geral)”. E que não possamos ceder a essas características. Caso a tenhamos, peçamos forças Áquele que pode todas as coisas: Jesus Cristo.

APELO: 

Quantos casais, neste dia, desejam não mais agirem com egoísmo e descompromisso?