101 DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: ENTREGA SEM RESERVAS DE TODO O NOSSO SER AO SENHOR E O NOVO NASCIMENTO


OBJETIVO: MOSTRAR QUE A VIDA CRISTà EXIGE  DO CRENTE  ENTREGA TOTAL A DEUS, CAPAZ DE  CONDUZÍ-LO AO NOVO NASCIMENTO.


TEXTO: Rm 12:1 “ROGO-VOS POIS, IRMÀOS, PELA COMPAIXÃO DE DEUS, QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRÍFICIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL  A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL.”


INTRODUÇÃO:


Em Rm 12: 1 O apóstolo Paulo apresenta-nos um forte apelo a uma vida de consagração total a Deus.


Freqüentemente nos vemos vivendo uma religião parcial, dividida, cheios de reservas no tocante a nossa entrega  a Deus.

Entregamos nossa mente para que Deus atue nela, assim buscamos o conhecimento  do Senhor através da sua palavra, mas recusamos entregar o coração, e deste modo somos cristãos puramente intelectuais, frios e incapazes de viver uma experiência emocional, na vida espiritual.

Deus está nos convidando a uma vida consagrada por inteiro, por isto devemos buscar crescer em todas as dimensões da vida cristã. A vida Cristã exige uma entrega total do ser.

I.DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ


Dimensão Intelectual

 

Devemos a cada dia crescer no conhecimento da palavra de Deus. Se alguns de nós somos tomados por dúvidas em relação a Deus, é porque não conhecemos a sua palavra, e se há uma coisa que o inimigo aproveita para nos derrubar, são as dúvidas que temos. Porque a cada manhã temos que tomar decisões em nossa vida cristã, e as dúvidas em relação a Deus nos fazem tomar decisões erradas. 

Temos alguns recursos a nossa disposição, para aumentarmos o nosso conhecimento de Deus: Bíblia; lição da escola sabatina; e livros do espírito de profecia.

Estes são recursos que nos dão robustez na vida espiritual. Uma vida espiritual sólida não surge em um passo de mágica, mas do conhecimento de Deus.

Alguns querem conhecer a vontade de Deus par suas vidas através do sorteio ou na moeda, exatamente porque em tempo oportuno não buscaram conhecer a vontade de Deus através de sua palavra.


2. Dimensão Emocional 


Na vida espiritual existe uma experiência emocional. Nossa igreja teme experimentar o emocional, não dizemos aleluia, não damos glória a Deus, não levantamos as mãos para cantar e estamos deixando até de dizer amém.

Dizemos que religião é só razão, cabeça e não podemos usar o lado emocional na vida cristã.

Contam que em uma cidade existiam duas igrejas cristãs, uma muito formal e uma outra muito vibrante e animada. Um dia um membro da igreja formal convidou um membro da igreja vibrante para assistir um culto em sua igreja. Chegou o dia do culto e lá foi o membro da igreja vibrante assistir o culto na igreja formal. O anfitrião recebeu seu convidado muito bem. Transcorreu o culto com toda formalidade possível, e o momento mais alegre daquela noite foi quando a congregação cantou o tradicional Vivifica. Ao terminar o culto já na hora da saída o anfitrião perguntou ao visitante o que tinha achado do culto, ao que ouviu a resposta: “muito bom”, surpreso, perguntou qual teria sido o ponto alto daquele culto para o visitante. Então ouviu dele: “foi saber que a sua igreja irá para o Céu primeiro”, por que perguntou o membro da igreja formal? Respondeu o visitante membro da igreja vibrante: “porque os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, diz I Tessalonicenses 4:16.”

Temos medo do emocional e fugimos dessa dimensão da vida cristã. Deixamos de ser mornos a assumimos a frieza espiritual de proporções inigualáveis, nos orgulhamos da formalidade de dos cultos sem vida que produzimos em nossas igrejas, e o resultado tem sido frieza espiritual e pouco envolvimento com a dimensão emocional.

A vida cristã deve envolver a dimensão emocional com equilíbrio, associada  a dimensão intelectual. 


II. DESEQUILÍBRIO DAS DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ


Em Jo 3:1-15 encontramos o relato do encontro entre Nicodemos e Jesus. Um exemplo biblico de desequilíbrio destas dimensões.  As palavras de Nicodemos no Vs 2 “Rabí sabemos que és mestre vindo da parte de Deus”,  deixam claro que Nicodemos já havia experimentado em sua vida cristã a primeira dimensão, ou a dimensão intelectual. Nicodemos reconhecia o que a maioria dos Judeus não conseguiam enxergar, que Jesus era o messias. No entanto suas reservas demonstradas ao ir ao encontro de  Jesus a noite para não ser visto com Ele, demonstravam que a dimensão emocional não havia sido ainda experimentada em sua vida espiritual. Nicodemos como muitos de nós temia envolver-se emocionalmente com Jesus, temia envolver-se profundamente com Cristo. Jesus detectou essa necessidade na vida de Nicodemos e lhe fez uma sugestão:

As palavras de Jesus no Vs. 3,  “Em verdade em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo, não poderá entrar no reino do céu,” soaram como reprovação a Nicodemos, que esperava talvez um elogio por ter reconhecido a messianidade de Jesus. Em outras palavras Jesus estava dizendo a Nicodemos que o que ele precisava não era tanto de conhecimento intelectual sobre Jesus, mas de envolvimento emocional com Ele, capaz de conduzi-lo a experiência do novo nascimento.

Mas que nascimento era esse que se referiu Jesus a Nicodemos? Uma vez que ele era um homem já formado? A resposta Jesus mesmo disse no Vs. 5 “... nascer da água e do espírito.” 

O que significa nascer da água e do espírito? Jo 1:31-33 nos esclarece que esse nascimento é o batismo, que sepulta a vida de pecados e nos faz nascer para a vida cristã, selando nossa nova perspectiva de vida. Uma vida de completa entrega a Deus. Em  Mc 16:16 diz que: “Quem crer e for batizado será salvo: quem porém não crer será condenado.”


CONCLUSÃO


  A vida cristã exige de nós uma entrega total do ser a Deus, talvez você já tenha experimentados em sua vida a entrega do seu intelecto que corresponde a uma das dimensões da vida com Cristo, mas é necessário ao cristão que deseja entrar no reino do Céu entregar a Ele  também o  seu coração, viver um relacionamento emocional com Cristo,  que o possibilite nascer de novo.


APELO


Gostaria você hoje  de nascer de novo? Diga sim a Jesus com um simples gesto, levante-se onde estiver e venha até a frente demonstrando publicamente seu desejo.