100 EU NÃO TE DEIXAREI SÓ!

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: CUIDADO DE DEUS COM SEUS FILHOS


OBJETIVO: MOSTRAR QUE APESAR DE ADVERSIDADES NA VIDA, DEUS TEM CUIDADO PARA COM OS SEUS SERVOS


TEXTO: DN 3: 1-6


INTRODUÇÃO:


Alguns anos atras as vésperas de estourar uma greve de ônibus em Recife, num domingo a noite resolvi visitar uma amiga que morava em um bairro distante de minha casa cerca de 25KM.  


Por volta das 22 horas, quando me dirigi a parada do ônibus, para voltar para minha casa, descobri que a greve marcada para começar a zero hora daquele domingo, havia sido antecipada para as 22:00hs. Nessa época não tínhamos telefone em casa, e minha mãe sempre foi uma pessoa muito nervosa, como eu nunca havia dormido fora de casa tive medo do que poderia acontecer com ela se eu resolvesse passa a noite na casa daquela amiga, então resolvi ir para casa caminhando. 


Sai as 22:00 horas de Barra de Jangada com destino a Água Fria,  apesar de recife ser uma cidade muito violenta fiz  quase todo o percurso sem sentir nenhum medo, mas ao me aproximar de um bairro chamado Coque, comecei a me preocupar muito, pois este era o bairro mais perigoso de Recife nessa época e para chegar até o bairro onde eu morava , tinha que atravessar aquele bairro todo. 


Cheguei então no início do bairro e me senti só as pernas tremiam sem parar, o medo era tanto que eu quase não conseguia andar. Foi quando me veio a mente um texto bíblico que se encontra em Js 1:9 “Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Então criei coragem, percebi que não estava só, continuei o percurso até a minha casa, onde minha mãe estava aguardando desesperada, ali oramos agradecendo a proteção de Deus e a sua companhia. Em meio aos problemas não há o que  temer.


I. NÃO ESTAMOS SÓS


    Muitos são os motivos que nos fazem sentir que estamos sós, mas a promessa de Deus aos seus filhos é: “Estarei contigo, por onde quer que andares.

Nos dias do cativeiro babilônico, muitos jovens Judeus foram levados cativos para a Babilônia, retirados a força de suas casas, familiares, amigos e  nação. Entre esses milhares de Jovens estavam os três amigos de Daniel Sadraque, Mesaque e Abdenego.

Nesses dias o governante babilônico era Nabucodonozor imperador do maior império que já existiu sobre a face da terra. Nabucodonozor já conhecia o Deus que governa o Universo e a vida humana, reconheceu a grandeza de Jeová quando Daniel interpretou seu Sonho. Dn 2:47

Deus deseja, não apenas ser reconhecido como o Deus que controla o universo e a vida, ma Ele quer também controlar a vida dos homens.

Nabucodonozor esqueceu quem deveria controlar as vidas, e cheio de orgulho por causa do império que construiu, construiu uma estátua para que todos os seus súditos se prostrassem diante dela.

Muitos de nós temos sido tentados a construir estátuas e adorá-las, apesar de reconhecer que Deus controla as vidas humanas, e só Ele merece nossa adoração.

Essas estátuas são os deuses modernos que recebem nossa atenção e adoração hoje.


deuses Modernos;


a. Dinheiro;

b. Fama;

c. Status;

d. Poder;

e. Títulos.


Mas Deus sempre teve em todas as épocas filhos fiéis, que não dobraram seus joelhos diante das estátuas desse mundo, mesmo quando estiveram longe de casa e dos amigos, aparentemente sozinhos, permaneceram fiéis ao seu Deus, como foi o caso dos companheiros de Daniel.. Os filhos fiéis de Deus quase sempre são perseguidos.




II.OS FIEIS ENFRENTAM OPOSIÇÃO


Dn 3:8 nos mostra que ao se negarem em dobrar os joelhos diante da estátua que o rei Nabucodonozor havia construído, Sadraque, Mesaque e Abdenego, foram dedurados por homens caldeus.

Sempre que permanecemos fiéis a Deus, Satanás usa seus seguidores e todos os recursos disponíveis para tentar destruir-nos, mas nem toda oposição desse mundo pode destruir os filhos fiéis de Deus.

Posso está falando para pessoas que estão enfrentando oposição por causa da sua religião, no lar, no trabalho, entre os amigos, lembre-se o Senhor não te deixará sozinho. Esteja certo de que Deus sempre estará ao seu lado.


III.TER CERTEZA DA PRESENÇA DEUS 


Aqueles jovens no império babilônico sabiam que não estavam sós. Dado a eles a oportunidade de retratarem-se da recusa em dobrar os joelhos diante da estátua, responderam: “Se o nosso Deus a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.” Dn 3:17

A fé daqueles jovens não estava fundamentada nos benefícios que Deus podia lhes conceder, mas na certeza de que o seu Deus estava no comando de todas as coisas.

Em que tem você fundamentado sua fé?

Apenas nos benefícios da vida cristã? Sua fidelidade a Deus está ligada apenas aos favores que recebe dele? Ou você é fiel em qualquer situação?

Diante da fé dos três jovens só restou ao rei ímpio jogar os rapazes na fornalha de fogo ardente.


IV.A FORNALHA DAS PROVAÇÕES


Quantas vezes buscamos ser fiéis a Deus em nossas ações e enfrentamos as fornalhas das provações dessa vida. Quantos não estão desempregados por causa de sua fidelidade ao quarto mandamento da lei de Deus? Quantos perderam seus amigos e suas famílias porque resolveram seguir a Jesus. Mas a promessa de Deus é: “não te deixarei só.”

Essa promessa foi cumprida na vida daqueles rapazes em babilônia. Quando Nabucodonozor mandou que os jogassem na fornalha porque preferiram permanecer fiéis a Deus, ao terem que adorar uma estátua, ao caírem na fornalha algo extraordinário aconteceu.

Dn 3:24 e 25 “então o rei Nabucodonozor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo, como agora vejo quatro homens passeando na fornalha?”

Que maravilha, aqueles moços passeando na fornalha na companhia de Jesus, no momento mais difícil de suas vidas, Jesus esteve com eles.

Sabem porque muitos de nós nos queimamos em meio as provações, porque não convidamos Jesus a está conosco na fornalha.


CONCLUSÃO


A palavra de Deus nos faz uma promessa maravilhosa: que nunca estaremos sós em meio as provas desse mundo. Mesmo sabendo que muitas coisas poderão desviar a nossa atenção de Dele o Senhor está a disposição dos seus filhos que permanecerem fiéis a despeito das mais duras provas , ao convidá-lo a estar ao nosso lado a mais quente fornalha poderá se tornar um lugar agradável.


APELO


Há uma escolha que você pode fazer hoje capaz de mudar a sua vida. Viver sozinho e enfrentar as provas sem socorro, seguindo seus próprios passos, ou convidar Jesus a fazer parte de sua vida e enfrentar as labaredas da fornalha ao seu lado. Certamente temos pessoas aqui que tem se sentido sozinhas em suas vidas e tem enfrentado as chamas das provações com se próprio método. A estes Jesus diz : “Não temas eu estou contigo.”

Existe entre nós alguém que gostaria de convidar a Jesus para está com você nos momentos mais difíceis da vida, com um simples gesto, levantando sua mão faça a Jesus este convite.