99 EU SOU O SENHOR QUE TE LIBERTA!

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: LIBERDADE E RESPONSABILIDADES DOS SERVOS DE DEUS


OBJETIVO:  MOSTRAR QUE É PRECISO VALORIZAR A LIBERDADE CONCEDIDA POR DEUS, COM RESPONSABILIDADE. 


TEXTO: EX 15:22-27 


INTRODUÇÃO


A liberdade é uma conquista almejada por todos, entretanto quando alcançada, é mal utilizada por muitos.

Lembro-me da história do maníaco da luz vermelha. Um elemento que ficou preso por mais de 20 anos, por crimes de estupro seguidos de morte, e ao cumprir sua pena, ganhou então novamente a liberdade. 


As opiniões de especialistas em direito e psicólogos se dividiam, quanto a dar ou não a liberdade ao maníaco, porque alguns psicólogos o julgavam incapaz de viver em sociedade. Enquanto discutiam estas questões, o poder judiciário acabou soltando o psicopata,  que dois dias após ganhar a liberdade, acabou sendo assassinado por um vizinho de uma mulher que o bandido da luz vermelha tentou  estuprar. 

O mal uso da liberdade adquirida por lei, fez esse bandido perder a vida. Outras pessoas tem perdido a confiança, a dignidade e a esperança.

Tem sido assim com os jovens que recebem liberdade de seus pais e começam a usar drogas, também com aqueles que são vencidos pelo vício de álcool com os que desistem de Deus. A liberdade é perigosa.

I.MAL USO DA LIBERDADE

Após quatrocentos longos anos de escravidão no Egito, o povo Hebreu foi liberto pela atuação do poder de Deus. Pragas arrasadoras forçaram Faraó a libertar o povo de Deus.

Agora longe das chibatadas dos Egípcios, da comida regrada e do trabalho forçado, estavam livres para seguirem rumo a terra prometida.  Que obstáculos enfrentariam? Não importa pensava o povo, somos livres, isso sim é que importa.. Mas a liberdade apresenta desafios.

 

1.Desafios da Vida em Liberdade. 


Logo ao saírem do Egito, os Hebreus depararam-se com um primeiro grande desafio. Encurralados, diante do Mar Vermelho pelos Egípcios, viram de modo extraordinário o mar sendo aberto para que passassem, tentando fazer o mesmo os perseguidores Egípcios, morreram afogados. Que grande desafio vencido através da intervenção Divina. Mas os desafios continuam, tornam-se perigos da vida em liberdade.



2.Perigos da Vida em Liberdade 


Em Ex. 15:22-27, temos um relato de um incidente ocorrido com os Hebreus, passados três dias da  travessia do Mar Vermelho. A falta de água potável no deserto, causou grande expectativa entre a multidão.

Passados três dias na jornada no deserto, finalmente os hebreus aproximaram-se das estações de águas de Mara. Precipitaram-se alegremente as águas aqueles homens, mulheres e crianças sedentas, que ao provarem as águas amargas de Mara, encheram-se de desconfiança e esqueceram tudo que Deus havia feito por eles no passado não muito distante. murmuraram contra Moisés. 


Esquecer o que Deus Fez no Passado


Que perigo representa ao povo de Deus esquecer as bênçãos que o Senhor derrama sobre cada filho seu. Diante de um desafio aparentemente intransponível, as lembranças dos milagres acontecidos no passado representam  a segurança de que o Senhor irá intervir no presente e no futuro também. Esquecer  o que Deus fez no passado conduz-nos a outro perigo, murmurar.


b. Murmurar 


Aqueles que agora murmuravam contra Moisés e Deus, eram os mesmos que presenciaram no Egito a queda das pragas sob faraó e seu povo e a proteção de Deus aos Hebreus. Também foram os mesmos que viram três dias antes o mar ser aberto ao meio para que passassem em segurança, e agora diante de um obstáculo do percurso esqueceram das maravilhas operadas por Deus no passado e murmuraram. Murmurar diante de um desafio, não resolve o problema, mas pode torná-lo intransponível.


II.AS SEMELHANÇAS DESSA HISTÓRIA COM A NOSSA VIDA


Em nossa vida aqui na terra, também estamos em viagem a terra da liberdade, a semelhança dos israelitas que se depararam com grandes desafios, nós também a cada dia nos deparamos com desafios tremendos e amarguras:


Desentendimentos nos Lares; 


Intolerância;

 

Desemprego;

 

Doença; 


5.   Morte. 


Ao depararem-se com essas amarguras no caminho a canaã, lembrem-se: Jesus não prometeu uma vida cheia de facilidades, ao nos libertar do pecado. Ele prometeu que estaria conosco nos momentos de maiores dificuldades. Jesus nos promete desfazer as amarguras da vida com a sua presença em nossa vida.

Não importa que amargura está vivendo você hoje em sua vida, Jesus é a esperança para adoçar a vida do ser humano. É preciso ter confiança Nele em meio as dificuldades.


6.Confiança em Meio as Amarguras da Vida.


Como um líder escolhido por Deus para guiar o seu povo, Moisés sabia que precisava ter confiança em Jesus para vencer aquele momento difícil. Enquanto o povo murmurava por causa da falta  d’água para beber, reconhecendo sua incapacidade para solucionar o problema, teve confiança e buscou ajuda com aquele que tudo pode. Num momento de grande amargura Moisés recorreu ao poder maior.

Então Moisés clamou ao Senhor e o senhor lhe mostrou uma árvore, que ele lançou nas águas, e as águas amargas de Mara imediatamente tornaram-se doces.

Aquela árvore não era uma árvore mágica, não tinha nenhuma formula especial, mas ela representava o madeiro cujo Salvador um dia haveria de ser pendurado para dar sua vida para libertar a humanidade da amargura do pecado.

CONCLUSÃO


Mesmo libertos da do Egito, os Hebreus continuaram presos a  escravidão, não estavam sabendo fazer  uso da liberdade. Não estavam acostumados a enfrentar desafios como pessoas livres, suas atitudes diante das amarguras do caminho até a terra prometida resumiam-se a murmurações. Contrastando com o murmúrio dos Hebreus, Moisés buscou a Deus no momento de grande amargura  e encontrou resposta para suas súplicas. 


APELO


Realizamos em 2000 uma série de conferências no povoado de Capoeiroçu, Cachoeira-BA. Durante aquelas reuniões uma jovem de dezesseis anos chamada Silene entregou sua vida a Jesus e foi batizada. Mas aquela moça sempre teve uma religião muito frágil, nunca conseguiu se libertar totalmente dos costumes da vida mundana, sempre esteve murmurando muito dentro da igreja e oscilando entre a vida com Jesus e as festas e amizades mundanas, Silene sempre afirmava que queria ter liberdade para curtir a vida e freqüentemente afastava-se da igreja. Alguns meses atrás abandonou definitivamente o convívio da igreja para curtir a liberdade. Dias depois em um Sábado quando sua mãe chegou do culto, saiu com uma amiga para fazer compras, um carro desgovernado atropelou ela e sua amiga, que morreram no local. Acabou ali para Silene a liberdade que tanto buscava. Eu não sei se iremos encontrar Silene no Céu, não podemos julgar o seu destino quando Jesus voltar. Mas o que quero que analisem comigo é que aquela jovem tão cheia de vida, de sonhos de liberdade teve tudo interrompido abruptamente por um acidente inesperado, e o pior estava usando mal a sua liberdade, pois estava distante de Jesus.


Muitos que se encontram aqui hoje talvez estejam usando mal a liberdade que receberam de Cristo, vivendo uma vida cheia de amarguras, outros talvez  já tenham perdido a esperança e estão muito longe de Jesus. A estes Jesus convida para virem a Ele e alívio recebereis.