102 OPORTUNIDADES !

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: AS OPORTUNIDADES NA VIDA ESPIRITUAL


OBJETIVO: MOSTRAR QUE AS OPORTUNIDADES NA VIDA ESPIRITUAL DEVEM SER APROVEITADAS


TEXTO: MC 10:46-52


INTRODUÇÃO:


Conta-se que um garoto que nasceu com uma doença que não  tinha cura, tinha por volta dos seus 17 anos e podia morrer a qualquer momento, sempre viveu na casa de seus pais sob o cuidado constante de sua mãe. Um dia decidiu sair sozinho e com a permissão da sua mãe, saiu a caminhar pelas quadras próximas a sua casa. 


Olhando as vitrines das lojas até fixar o olhar em uma vendedora de uma loja de CDs, aquela garota parecia ser feita de ternura e beleza. Foi amor a primeira vista, abriu a porta da loja e entrou sem olhar para mais nada que não a sua amada. Aproximando-se timidamente , chegou ao balcão onde estava a garota, quando o viu a garota exibiu um lindo sorriso e perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa? 


Era o sorriso mais lindo que aquele rapaz já tinha visto, a emoção foi tão grande que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um Cd. Ele pegou o pacote e saiu louco de vontade de voltar por ali, para admirar a garota com seu semblante divino. Daquele dia em diante todas as tardes voltava a loja de CDs e comprava um Cd qualquer, todas as vezes a garota deixava-o no balcão e voltava com um embrulho, cada vez mais bonito, que quando o rapaz chegava em casa guardava-o no armário, sem se quer abrir. 


Ele estava apaixonado, mais tinha medo de dizer isso a vendedora de CDs, pois tinha medo da reação dela. E assim por mais que a garota sempre o recebesse com um sorriso doce, o rapaz não tinha coragem para convidá-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou muito para que ele chamasse a garota para sair. 


Um dia  ele se encheu de coragem e foi a loja decidido a contar a garota sua paixão, ao chegar a loja, como em todos os dias, pediu um Cd, enquanto a garota foi embrulhar o Cd o rapaz escondeu um papel com o seu nome e telefone no balcão, pegou o Cd e saiu correndo. 


No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do rapaz atendeu, era a vendedora de CDs perguntando pelo rapaz, a mãe desconsolada perguntou quem era, começou a chorar e disse: “então você não sabe? Faleceu esta manhã.” Mais tarde aquela mãe entrou no quarto do filho para olhar suas coisas e abrindo o armário viu uma porção de CDs embrulhados. 


Curiosa decidiu abrir um deles. Quando desfez o embrulho viu cair um pequeno papel, onde estava escrito: “Você é muito simpático, não quer me convidar para sair?”  Emocionada a mãe abriu outro Cd e dele também caiu outra mensagem de carinho, e assim também um após o outro continham mensagens de carinho e a esperança de conhecer o rapaz. Assim é a vida, não se pode esperar demais para fazer coisas importantes, as oportunidades passam a cada dia e algumas jamais voltarão. 

Em Mc 10:46-52, há um relato de um homem cego que soube aproveitar a única oportunidade que teve para enxergar.  As oportunidades devem ser aproveitadas.


I. AS OPORTUNIDADES PASSAM


 Bartimeu que estava todos os dias por ali, na entrada de Jericó, ouviu falar de Jesus, que vinha realizando muitos milagres: como curar paralíticos, leprosos e até ressuscitar mortos.

Ao ouvir falar de Jesus surge para Bartimeu uma esperança, ele pode novamente sonhar com a sua visão restaurada, mas para isso ele precisava ter a oportunidade de encontrar Jesus.

Talvez exista entre nós alguém que está a procura de uma oportunidade para ter um encontro com Jesus. Não importa que situações tem impedido esse encontro.

Pode ser que o desemprego esteja ameaçando seu encontro com Jesus, ou a família desestruturada, ou ainda a doença ou a perda de alguém querido.

Quero dizer-te amigo que é preciso está onde a oportunidade irá surgir, para que você possa desfruta-la., porque quando a oportunidade surgir, você deve está pronto para agarra-la.

Bartimeu apesar de cego e sem muitas esperanças, todos os dias estava a porta da cidade de Jericó em busca de uma oportunidade, até que surgiu a esperança de encontrar com Jesus.

Aquele mesmo Jesus de quem o cego Bartimeu ouviu falar,  passaria por ali a entrada da cidade de Jericó. Está passando hoje por aqui em sua vida,  uma oportunidade impar.

1. Ir ao Encontro 


A bíblia nos diz que Bartimeu pedia esmolas na entrada da cidade. O defeito visual daquele homem o levara a viver uma vida miserável, a margem da sociedade, vivendo das esmolas dos que passavam por ali.

Não existiam transplantes de córneas naqueles dias, nem qualquer outro tipo de tratamento que pudesse minimizar o sofrimento de Bartimeu. Ele não tinha esperanças em um dia enxergar. 

Quando aquele homem cego ouviu falar de Jesus, ele decidiu ir ao seu encontro.


2. Agarre as Oportunidades 


Bartimeu era cego de nascença. E para o Judeu alguém que nascia com um defeito físico, era porque seus pais haviam pecado gravemente contra Deus e agora o filho estaria pagando pelos pecados dos pais.

Que terrível conceito de Deus, a imagem de um Deus vingativo e tirano, essa era exatamente a avaliação de Deus naqueles dias.

Queridos, quando Bartimeu ouviu falar que Jesus estava passando por ali onde ele estava, ele não pensou que era indigno da atenção de cristo, pelo contrário imediatamente começou a clamar em alta voz: “Jesus filho de Davi Tem misericórdia de mim”.

Os que estavam passando por ali mandaram Bartimeu calar-se, mas tão grande era a fé daquele homem que ele gritava mais alto ainda por Jesus.

Eu digo para você que se julga indigno para ter um encontro com Jesus hoje, você que esteve tão longe que imagina que não pode ser ouvido o seu clamor. Jesus vem ao seu encontro, como foi ao encontro de Bartimeu e  te faz a pergunta: “O que queres que eu te faça?” Vs. 51


CONCLUSÃO


Vimos que mesmo em meio aos sofrimentos dessa vida surgem oportunidades de escape, é preciso acreditar, ir ao encontro e agarrar as oportunidades, elas poderão mudar a sua vida.


APELO


Jesus está passando em sua vida hoje, talvez as circunstâncias que te envolvem hoje tenham te levado a crer que és indigno de ter um encontro com Jesus, mas o Senhor Jesus manda te chamar e te pergunta: “o que queres que eu te faça?” deseja você agarrar essa oportunidade e desfrutar os benefícios desse encontro? venha ao encontro Dele hoje e diga o que você deseja que Ele te faça.