8 CONCRETIZANDO A FÉ EM NOSSA VIDA

sermao fe 8


ASSUNTO : Fé 

OBJETIVO : Levar a igreja a ter fé e confiança em Deus.

TEXTO : Hebreus 11:11-3;6

TESE : O cristão vive pela fé 

INTRODUÇÃO : A teologia católica define fé de acordo com São Tomás de Aquino, “o ato do intelecto que assente à verdade divina, sob a influência da vontade movida por Deus mediante a graça”. Esse conceito, foi desenvolvido pela teologia de cunho racional da Idade Média.


A noção bíblica de fé que procede de todos esses movimentos é tão rigidamente intelectual, ela comporta, é verdade, elementos racionais, porém a fé bíblica, é um ato psíquico mais amplo do que o ato de fé definido por São Tomás de Aquino. Normalmente, contudo, a qualidade intelectual da fé, como é exposta na teologia moderna, é expressa no Antigo Testamento por outros termos, como: “conhecer a Deus”, o que não é conhecimento especulativo, mas experiência de Deus através da Sua palavra revelada e de Seus atos de salvação.


PARTE I : TIPOS DE FÉ 

A) A FÉ OBJETIVA: esse é o “objeto” da fé, aquilo em que se crê. O “sistema de princípios religiosos” como é o caso do Cristianismo.

B) A FÉ COMO VIRTUDE : Na vida cristã podem desenvolver-se muitas “virtudes” ou qualidades espirituais. A fé como virtude é apenas a fé subjetiva em ação, na vida diária do crente.

C) A FÉ SUBJETIVA : É o exercício da fé por parte do homem espiritual, a crença ativa a dependência de Cristo, em que o indivíduo deixa a alma aos cuidados do Senhor. É como se o crente dissesse: “Cristo é o alvo da minha vida e existência diária”.

A fé subjetiva é o meio da justificação, pois quando um homem toma essa atitude de outorgar a Cristo, este lhe envia o Seu Santo Espírito, para dar início ao processo transformador. Nesse processo estão incluídos: Justificação, Santificação e a Glorificação.


PARTE II : COMO DESENVOLVER A FÉ

A) A FÉ SE DESENVOLVE mediante o seu uso, não pode ser ensinada ou forçada, e nem pode ser destruída a verdadeira fé. Mediante o exercício da fé somos capazes de dar luz a outros. 

B) QUE HAJA EM NÓS O MESMO PENSAMENTO DE JESUS então haverá fé suficiente para cada necessidade, até mesmo aquela fé que remove montanhas, que modifica o destino das nações, sim, e que traz mundos a existência. Acreditamos nisso? Como? ( resposta ) Abrindo o coração, na meditação sobre forças invisíveis que circundam o trono da graça, da beleza e do poder, e, ao mesmo tempo, lançando ao nosso redor a proteção achada no pensamento de Cristo; assim se pode realizar isso.

C) ACRESCENTAMOS À NOSSA FÉ AS OBRAS que mostram os atributos que são expressões do Espírito de Cristo no mundo. Assim se desenvolverá a nossa fé tornando-se para nós a prova de coisas invisíveis.

D) SOMENTE COM O CORAÇÃO liberto do amor egoísta é que pode aninhar-se a fé que sustentará o crente em todas as condições da vida. Quando a fé habita no íntimo, temos verdadeira liberdade e a certeza de que não temos outro Senhor além de Jesus, o Cristo, e que somos protegidos pelo braço forte do Pai.



CONCLUSÃO: A fé é um atributo da alma; não é algo que possa ser aprendido pela experiência física. Não vem mediante o exercício dos cinco sentidos. Não é algo que apresenta na experiência humana. Por exemplo, não é fé esperar o recebimento de um cheque no final do mês, se estamos trabalhando consequentemente vamos receber, isso é confiança. Quer outro exemplo? Não é fé você sentar-se numa cadeira sem testá-la, através da experiência humana sabemos que ao ser fabricada ela já foi testada para o uso. Portanto, sentar-se numa cadeira sem testá-la primeiro não é fé é confiança.

Precisamos exercitar a nossa fé confiando em Jesus e entregando nossos caminhos anseios e desejos nas mãos de Cristo, e mesmo que venha o medo dos problemas das tentações não temeremos porque Jesus está nos carregando em Seus braços.



APELO : Está você disposto a confiar em Deus e a pedi-lo para que te ajude a ter uma vida totalmente entregue em Suas mãos em todos os momentos da vida ? Está disposto a acreditar mesmo onde aparentemente não há saída ? É essa fé que precisamos adquirir com muita oração e o poder de Deus. .




BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 27 Sermões Sobre Fé