24 O ENTREGADOR DE COROAS

JESUS sermao 24


ASSUNTO:  As coroas dos salvos.


OBJETIVO: Preparo para a Volta de Cristo.


TESE: Jesus deseja nos dar uma coroa eterna.


TEXTO: I Pedro 5:4; I Coríntios 9:25; II Timóteo 4:8; Tiago 1:12.


INTRODUÇÃO:


Coroa é uma insígnia, uma recompensa. As coroas eram dadas aos vencedores de competições atléticas, ou a um rei quando galgava uma posição de majestade. Após os jogos ou corridas na Grécia, os atletas vencedores reuniam-se defronte do palanque chamado “bema”, onde o juiz distribuía os prêmios. Havia alegria e tristeza. No império Romano havia alguns tipos de coroas, afirma o teólogo Champlin:


“Corona trumphalis” para coroar os generais triunfantes;

“Corona obsidionalis”  para coroar os generais que salvassem o seu exército do cerco ou rendição vergonhosa;

“Corona muralis” dada aos líderes militares que atacassem alguma muralha;

“Corona castrensis” dada ao primeiro soldado que atacasse o terrapleno do inimigo.


I. AS COROAS:

Segundo o ensino bíblico, coroas estão reservadas aos salvos. São elas:


1- Coroa de glória.


A referência de I Pedro 5:4 nos fala de um tipo de coroa para os salvos: “Quando o Supremo Pastor Se manifestar, recebereis a coroa da vida”. Esta coroa está reservada para os fiéis servos do Senhor que trabalharam para o Senhor, não por amor ao lucro, por vantagens pessoais. Mas, para os que labutaram por Deus e pelas almas perdidas, esforçando-se sem medida, não cuidando de seus próprios interesses.

A glória dessa coroa para os que a vierem possuir, será também a participação da glória, da majestade, do poder, dos atributos e da própria natureza de Jesus Cristo.


2- Coroa incorruptível.


Esta coroa é relatada em I Coríntios 9:25, inclui as vantagens e perfeições como recompensa pela fidelidade dos crentes. É destinada aos que não se curvaram perante a carne e nem viveram segundo suas conseqüências, mas viveram para Cristo e no Espírito.

A coroa incorruptível vem a significar os mais elevados níveis de glorificação. É a vida imanente do Senhor Jesus, é a própria vida do Pai que será transmitida para os remidos por Cristo Jesus.


3- Coroa da justiça.


O apóstolo Paulo aguardava esta coroa da justiça que segundo ele, lhe estava reservada (II Timóteo 4:8). É uma coroa reservada para os que viveram mesmo em meio às injustiças causadas pelos perseguidores do evangelho, para aqueles que vivem uma vida de retidão neste mundo, por causa de um serviço fiel, amam a vinda do Senhor mesmo que isto lhes tragam vergonha.


4- Coroa da vida.


Ao vencedor das provações está reservada a coroa da vida (Tiago 1:12 e Apocalipse 2:10). Ser testemunha de Jesus a tal ponto de estar pronto para morrer pela Sua causa é uma condição daqueles que estiverem consagrados inteiramente a Deus. É para o que estiver na condição de mártir (Atos 1:8). Essa vida é a vida eterna, uma vida de participação “na própria espécie de vida divina”, uma vida que os remidos do Senhor poderão participar. 


CONCLUSÃO:

Estas coroas não são possessões físicas, como se fossem bens materiais, Trata-se de resultados espirituais transformados em graus de glória, embutidos na nossa glorificação. Estas quatro coroas na realidade é a representação de uma só. No Céu não teremos quatro e sim uma, todavia esta é representada pelas quatro que foram apresentadas com o objetivo de trazer uma recompensa para os diversos tipos de cristãos.


APELO:

Nosso Senhor Jesus Cristo recebeu uma coroa de espinhos feita mais para escarnecer do que para fazê-Lo sofrer, realmente foi encravada em Sua cabeça até sangrar. Ele, porém, foi o Vencedor em Sua missão e agora tem em Suas mãos, coroas que podem oferecer aos santos. São coroas eternas, que não murcham, não enferrujam, incorruptíveis. Coroas que serão entregues somente aos vencedores deste mundo, e para aqueles que cumpriram fielmente suas missões. Vencendo a batalha da carne, nos tornamos reis e sacerdotes de Deus para sermos devidamente coroados naquele dia. Gostaria você de receber uma coroa? Aceite Jesus e espere confiantemente, pois naquele dia feliz, receberás.


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 34 Sermões Sobre Jesus