22 O Amável Convite de Cristo

sermao jesus 22


ASSUNTO: O convite de Jesus a nós.


OBJETIVO: Buscarmos o conforto em Jesus.


TEXTO: Mateus 11:28-30


TESE: Jesus nos convida.


INTRODUÇÃO - Alguém aqui está cansado? Não tens encontrado descanso e alívio? Há muitas maneiras de descansar, pode ser: em um spa, em casa, na praia, nas férias, mas que descanso Jesus referiu em Mateus 11:28-30?


I Jesus Nos Convida a Irmos a Ele


1- Ele disse: Vinde a mim todos os que estai cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.


2- O versículo 28 torna claro que ninguém é excluído arbitrariamente da salvação. O gracioso convite de Jesus é feito para todos os que estais cansados e oprimidos. 

3- O amoroso convite que põe término ao capítulo 11, só foi registrado por Mateus. É dirigido em primeira instância aqueles cujas costas os fariseus lançavam pesadas cargas, exigindo meticulosa obediência, não só da lei mas também das intrincadas elaborações que dela fizeram. 

4- O descanso que Jesus ofereceu não é uma escapatória do trabalho ou de outras exigências da vida. “Eu vos refrigerarei”, é outra forma de traduzir a sua promessa. O próprio Jesus não escapou à labuta, à dor, aos conflitos e a tudo o que torna a vida dura.

5- Ele encontrou descanso no meio de uma vida assim, e oferece esse descanso a qualquer pessoa que for a ele. Este descanso é a vitória sobre o medo, a ansiedade, a incerteza e a falta de sentido da vida, vitória encontrada na presença de Jesus. 

ILUSTRAÇÃO - Certa vez uma moça chamada Fernanda, moradora de uma cidade do interior (Oeste do Estado de SC), foi assistir um programa do dia das mães, promovido pelos Adventistas, num clube fechado. Sua irmã já há dez anos cristã, ligou convidando para Fernanda ir, mas ela não queria participar - como sempre que sua irmã a convidava ela nunca aceitava, sempre inventava um desculpa - e essa era mais uma; mas Deus tinha um propósito para sua vida e um convite naquela noite. Fernanda não teve outra saída e acabou indo, sem saber o que lhe estava esperando. Ao chegar lá, no meio do programa Deus usa seus servos os Arautos do Rei, com suas músicas que fazem um convite para que as pessoas aceitem a Jesus. Fernanda tremendo, passou em sua mente um filme, até que não resistiu, o chamado: “ Vinde a Mim”, foi mais forte que ela. Então ela foi para os braços de Cristo Jesus, o Senhor e salvador.

Este mesmo convite é feito a você, não importando quantos problemas tenha em sua vida. Aceita o convite de Jesus. Hoje Fernanda é uma seguidora de Jesus; decida você também ir a Jesus.


II Jesus Nos Convida a Tomarmos o Seu Jugo


1- Jesus oferece um jugo tanto quanto um descanso. Os rabis tinham feito dela (lei),um fardo pesado para o povo.

2- Jesus oferece um jugo que é suave, e um fardo que é leve. Isto demonstra o profundo paradoxo que permeia o evangelho de Mateus. A salvação é dádiva e exigência. É evangelho e lei. Deus dá tudo e exige tudo. 

3- Jesus pode ser conhecido como Senhor altíssimo e como juiz, que separa “as ovelhas” dos “bodes” e pode ser conhecido o Mestre manso e humilde. Ele coloca o seu jugo sobre nós, mas é suave e leve. 


III Jesus Nos Convida a Aprendermos Dele


1- Aprendei de mim, é a instrução que Ele dá. E ser aluno de Jesus é ter  um professor muito gentil e inclinado à humildade, que nunca se impacienta com os que são lentos para aprender e jamais é intolerante como os que tropeçam. 

2- Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

a) Um jugo não é levado por um, mas por dois, e Jesus nos convida a ser participantes em seu sofrimento e não nos deixa só. Ao lado de Cristo os fardos são possíveis de ser carregados.


CONCLUSÃO - Jesus nos convida. Ele chama de forma especial aos que se encontram cansados, sobrecarregados e oprimidos. Todos estes acharão descanso ao aprender de Jesus, que é manso e humilde e suportou as durezas desta vida sem reclamar. Queremos nós também reconhecermos nossa necessidade de Jesus e ir a Ele. Ele nos chama, mas aqueles que reconhecem sua necessidade.

Devemos aprender de Jesus como suportar os problemas, pois é Ele quem nos ensina e ajuda a levar nosso fardo.

Quer você neste momento que se sente cansado, ir a Cristo e receber alívio? Só os que reconhecem sua necessidade de Jesus, serão então vitoriosos nesta vida. Temos hoje de aceitar seu convite.


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 34 Sermões Sobre Jesus