10 DA TORMENTA À BONANÇA

sermao fe 10


TEMA: O livramento

PROPÓSITO: Desenvolver a fé da igreja

TEXTO: Mat. 8:23-27 

TESE: Mostrar que a presença de Jesus traz segurança


INTRODUÇÃO


Às vezes passamos por momentos em que os problemas da vida parecem que vão destruir a nossa fé. Mas é exatamente nesses momentos difíceis que Jesus estar disposto a nos ajudar. Vejamos como podemos vencer tais situações, a exemplo dos discípulos, analisemos de que forma esse livramento ocorreu.


QUANDO JESUS ESTÁ CONOSCO (v. 23, 24, 25).


A – Os discípulos convidam Jesus para estar com eles – A presença de Jesus causou a diferença naquele barco. Já imaginou se os discípulos não tivesse convidado Cristo a ir com eles; possivelmente todos teriam morrido.


B – Quando a tempestade parece nos devorar – Assim como aquela tempestade, os problemas podem surgir repentinamente em nossa vida. A tempestade parecia insuportável e destruidora. Jesus se encontrava dormindo, porque nele estava a solução e em mais ninguém. O criador da natureza se encontrava tranqüilo.


C – Quando os discípulos perceberam a presença de Jesus no barco - Os discípulos eram pescadores profissionais, já tinham enfrentado outras tempestades e em meio aquela tormenta começaram a lutar sozinhos tentando conter a tempestade. Eles não foram a Jesus em primeiro lugar, quando perceberam que não tinha mais jeito, reconheceram a presença de Jesus, eles tinham a solução e não sabiam.


QUANDO JESUS ESCUTA O CLAMOR (v 25, 26).

A – Quando reconhecemos nossa incapacidade – Os discípulos olharam para si e viram que não havia mais saída, eram limitados, e ali reconheceram que não eram ninguém sem Jesus.


B – Quando clamamos por ele - Naquele momento, aqueles pobres homens clamaram: senhor, salva-nos, estamos perecendo.  Há momentos na vida em que enquanto não clamarmos desesperadamente por socorro, Cristo não nos ouvirá.


C – Quando exercemos a fé – A Bíblia diz: sem fé é impossível agradar a Deus. Os discípulos temeram, mesmo tendo Jesus ao lado deles. Até ao momento de acalmar a tempestade não confiavam em Cristo.


III – QUANDO JESUS AGE. (V. 26 e 27)


A - O impossível aconteceu – Jesus é o Deus do impossível. A apalavra impossível não existe no dicionário de Deus e também não deveria existir no nosso. A tempestade só durou até o momento em que Jesus permitiu. Assim será na nossa vida, não importa qual o problema que estamos passando, esse mesmo problema só ira durar até o momento em que Jesus quiser.


B – Os discípulos se maravilharam – Os discípulos de Cristo não sabiam o Deus que tinham ao dispor deles, e nem sabiam do que ele era capaz. Por isso perguntavam: Quem é esse que até a natureza o obedece?


C – Tudo voltou a ser bonança – O que parecia um desastre em meio ao mar, voltou a ser tranqüilo e sereno. Jesus pode reverter uma situação por mais complicada que pareça aos olhos humanos



CONCLUSÃO

Quando Jesus está conosco temos segurança. A tempestade da vida vão surgir, mas nós temos a certeza, se exercermos a fé ele virá em nosso socorro e fará de nossa tormenta uma grande bonança.



APELO

Você está passando por dificuldades em sua vida espiritual. Não se desespere, entregue sua vida nas mãos de Jesus, confie nele e assim como os discípulos deixe ele guiar o barco de sua vida.



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 27 Sermões Sobre Fé