7 O CARONA

Tags

mordomia 7 pdf


Pr. Alcy Francisco de Oliveira


I - Introdução


Como você conceituaria o carona?


É alguém que viaja de graça, não participou na compra do carro, não paga o combustível gasto na viagem, não ajuda no custo da manutenção do veículo, ele espera viajar com o mesmo conforto e segurança que tem o dono do carro, supõe que o motorista tenha um seguro para cobri-lo em caso de acidente. 


O carona não acha demais pedir para ser levado a um determinado lugar, mesmo que isso seja inconveniente para quem o está transportando. Ele nunca embarca ou desembarca no terminal rodoviário, não tem bilhete, por isso pede carona em qualquer lugar do percurso. Quase sempre viaja com pouca bagagem.


Enciclopédia Brasileira Mérito


“Carona é um indivíduo que entra sorrateiramente ou por favor em lugares de entrada paga; viajante que não paga a passagem.”


II - O carona de hoje


Mateus 22:11-14

“Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial, e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Então ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.


Aqui o carona se deu mal. Foi descoberto... Ele entrou na festa sem permissão...


1. Quem são os caronas da Igreja?


São aqueles que exigem todos os benefícios e privilégios da igreja sem sentir a menor responsabilidade financeira para com ela.


São aqueles que não são fiéis dizimistas


São aqueles que não são fiéis ofertantes


São os que não participam com o tempo ou serviço. 


São os que mais exigem e criticam, quando não conseguem tudo o que pensam que seja seu por direito natural.


2. O carona também é uma lástima no trabalho.


Certo engenheiro que gostava de dizer que tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito, visitou um hospício. No jardim, deu com um paciente que estava serrando um toco de madeira. 


Depois de observar por alguns minutos, notou que o doente não estava avançando no trabalho. Aproximando-se, descobriu surpreso que o homem usava a serra com os dentes para cima. “Por que você está segurando a serra deste jeito?” - perguntou o engenheiro.


“É simples”, sorriu o paciente. “Tentei do outro lado também, mas é muito mais fácil empurrar com os dentes para cima!”


Assim trabalha o carona. Usa a serra com os dentes para cima.


III - O carona não participa


Mateus 19:16, 21-22


Assim agem os caronas. Eles não participam. Eles não aceitam a lei do chamado “custo/ benefício”. Querem o benefício sem arcarem com o custo.


1. Os caronas sempre atrapalham a igreja.


“A igreja do nosso século está sofrendo uma crise sem precedente. A sua presença já não é sentida pela sociedade nem temida pelo diabo.” O Preço do Avivamento, pág. 7


O carona em lugar de colocar-se a serviço de Deus, ele quer um Deus que esteja a seu serviço. O carona transforma o trabalho cristão num esporte de espectadores. O seu envolvimento é quase o mesmo do fã de futebol. Grita muito, mas não contribui com nada além de suas críticas.


IV - O carona é advertido


Mateus 25: 24-30


“Benjamim Franklin nos ensinou: “Levanta-se, preguiçoso, e não desperdice a vida - no túmulo teremos muito tempo para dormir.” O Paraíso fica Perto, pág. 43.


O carona, às vezes, está sentado à sombra de uma árvore a margem da rodovia. Só viajava se conseguir uma carona.


Uma menininha atravessou uma poça de água e ficou com as meias sujas. Depois do ocorrido, ela perguntou à mãe: “Para que serve a lama?” “Para fazer tijolos, minha filha”, respondeu a mãe. “E os tijolos para que servem?” “Para fazer casa.” “E as casas?” “Para as pessoas.” “E as pessoas para que servem?” “Para Deus”


O carona para deixar de ser carona, tem que participar com o dinheiro, tempo e serviço.

I Reis 19:21


Está no tempo do carona imolar os bois da não participação e fazer alguma coisa que justifique sua companhia na viagem.


1. Quem é o carona espiritual?


É aquele que não devolve fielmente o dízimo.

É aquele que não estuda regularmente a lição da Escola Sabatina.

É aquele que não faz o culto doméstico.

É aquele que sábado de manhã está na igreja e à noite sabe Deus onde...

É aquele que não aceita cargos na igreja.

É aquele que não lê a bíblia e fica na total dependência do que os outros lhe falam.


V - Conclusão


Mateus 16:24

Jesus não aceita o carona como seu discípulo.


Os fazendeiros do distrito do Rio Bear, na Nova Escócia, onde se cultivam as mais finas cerejas do mundo, tinham um costume interessante. 


Durante todo o tempo de colheita, o fazendeiro alugava uma árvore para um freguês por uma hora ou mesmo por um dia por determinado preço. Assim que o freguês pagasse, a árvore era sua e ele era livre para colher quantas cerejas pudesse durante todo o tempo pré determinado. 


Quando esgotava o tempo, a árvore passava para as mãos do próximo cliente. Nesse sistema, aqueles que conseguissem colher mais cerejas no menor espaço de tempo, eram os que mais lucravam. 


Havia um freguês que se sobressaía. Ele sempre conseguia apanhar mais cerejas do que qualquer outro. “Como você consegue isto?”, perguntaram-lhe uma vez. “É simples, eu deixo os galhos mais baixos em paz”. 


Sendo que os galhos mais baixos são os mais fáceis de alcançar, era ali que a maioria dos colhedores caronas começava.


Na vida também não vale a pena visar as coisas que são mais fáceis de alcançar, isso é próprio de um carona. O carona quer obter os resultados esperados, mas não está disposto a atacar as tarefas mais árduas. O carona gosta de estar acima da multidão, mas não quer pagar o preço exigido.

Apocalipse 22:14


No céu não haverá o elemento carona!...


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)