55 O CRISTÃO "PINTAINHO DE PATO"

CRISTAO PATO SERMAO


INTRODUÇÃO: 


1. Os que já viram uma galinha chocar ovos de pato, recordarão quão engraçado foi observar a este pobre animal quando seus filhos por choco (não por geração), livres da prisão do ovo, libertam-se logo do cuidado maternal que a galinha quer exercer sobre eles. Bastará que haja ali por perto uma lagoa para que os patinhos se metam a nadar, diante do visível terror da sua progenitora postiça. 


2. Quantas vezes acontece o mesmo a Cristo.


a) Assim como para a galinha nasceram filhotes estranhos, o Senhor vê com tristeza que muitos de Seus filhos não são leais à voz do Seu Espírito, nem aos Seus mandatos expressamente indicados em Sua santa Palavra. 


3. Jesus falou de cristãos com "SANGUE DE PATO". S. Mat. 23:37. 


4. Assim como os estranhos filhotes da galinha, Jesus vê com tristeza que há cristãos que têm:


a) Uma mentalidade que não se adapta aos planos de Deus. 

b) Trabalham independentemente da vontade do Senhor. 

c) Liberam-se do cuidado do Senhor, e se colocam em um plano no qual o Senhor não pode ajudá-los.


I. DEU-NOS  O  SÁBADO


1. Segundo o relato bíblico. Deus nos criou, portanto somos propriedade dEle.

a) Em Seu amor e misericórdia, Deus proveu o Éden de tudo que era necessária para que homem fosse ditoso e feliz. 

b) Proveu um lar ideal. 

c) Criou o casal, ao qual abençoou com o propósito de acrescentar o gozo e a felicidade de nossos primeiros pais.  

d) Estabeleceu leis e normas que asseguraram a perpetuidade da felicidade da raça humana.

Enquanto nossos primeiros pais e seus descendentes se mantivessem dentro dessas normas, haveria gozo e felicidade.

e) Mas a raça humana não se manteve leal a essas normas de amor. 

2. Fez o sábado para nós. S. Marcos 2:27,28. 

a) Foi feito para o bem e por causa do homem. 

b) Não disse, do judeu, ou do maometano, ou do cristão somente, ou de alguma raça. Usa a expressão que significa raça humana. 

c) Ao estabelecer o sábado para o homem na Criação, o fez juntamente com Adão e Eva, os quais representavam toda a raça humana existente nesse momento. Portanto, quando Jesus Nosso Senhor disse que foi feito por causa do homem, estava indicando que o havia feita para toda a raça humana, para o bem da raça humana.

3. O Senhor quis abrigar-nos debaixo de Suas asas, acrescentando assim a nossa felicidade.

a) Em muitos casos, porém, podem aplicar-se as palavras do Senhor: "... quis ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo de suas asas, e tu não quiseste!" 

b) O Senhor em Sua misericórdia fez o sábado para o nosso bem, mas alguns não o querem. 

c) Baseiam-se em suas próprias opiniões e não no mandamento de Deus. 

d) Agem como cristãos "Pintainhos de Pato".

Não se adaptam ao plano de Deus. Têm uma mentalidade diferente da de Deus, e o mais triste é que ao saírem da esfera que Deus lhes indicou, colocam-se num plano no qual o Senhor não poderá ajudá-los para a salvação eterna. 



II. VEIO  PARA  SALVAR-NOS


1. O Senhor declarou que quis ajuntar-nos como a galinha intenta juntar seus pintinhos debaixo de suas asas.

a) Esteve disposto ao sacrifício por nós. I Timóteo 1:15.  

b) A história da ciência nuclear também tem seus mártires. Em 21 de maio de 1946, em Los Alamos, Estados Unidos, um jovem cientista participava de experiências com energia nuclear, na preparação de uma explosão no Pacífico. Ele havia realizado esta experiência muitas vezes e com êxito. Estava experimentando com Urânio 235, querendo determinar o que os cientistas chamam de Massa crítica, que causa uma reação nuclear. Foi aproximando os dois elementos gradualmente até a posição em que começou a reação, e então separou-os com uma ferramenta adequada.

Um dia, quando havia chegado o momento de separar os elementos, a chave escapou de suas mãos. Em um instante a sala foi iluminada com um nevoeiro azul. Não havia tempo para pegar a ferramenta. Em vez de fugir, o jovem Luiz Slotin pegou as massas radioativas e separou-as com as mãos. Compreendeu muito bem o perigo que isto significava para ele, mas não se importou. Salvou a vida de sete pessoas que estavam na sala. 

Minutos depois, esperando uma ambulância junto com seu colega Al Graves, que também se havia queimada, disse-lhe serenamente: 

- Você vai se recuperar, mas eu não tenho esperança. 

E tinha razão. Nove dias depois - dias de sofrimento indescritíveis - morreu.

c) Há 20 séculos o Filho de Deus entrou em um mundo cheio de radiação, não radiação nuclear, mas radiação do pecado. 

d) Veio salvar os homens, e seus inimigos gritavam: "Salvou aos outros e a si mesmo não pode salvar." Disseram a verdade. Não podia salvar a outros e ao mesmo tempo salvar-Se a Si mesmo. Ele veio para nos salvar, e deu Sua vida para redimir-nos do pecado. 

2. Ele é o único que salva. Atos 4:12. 

3. O Senhor, que tanto Se sacrificou, para poder abrigar-nos debaixo de Suas asas e dar-nos a certeza da salvação, contempla com tristeza que muitos não querem ir a Ele para ter a vida eterna. S. João 5:40.

a) São cristãos "pintainhos do pato". Não querem se colocar sob as asas protetoras do Senhor. Têm mentalidade própria. Trabalham independentemente da vontade do Senhor. 

b) Tratam de salvar-se por obras. Efésios 2:8, 9. 

- Libertam-se do cuidado protetor do Senhor, colocam-se em um plano no qual Deus não pode ajudá-los. 

- Têm uma mentalidade própria, operam independentemente da vontade de Deus. 

- Isso causa tristeza ao coração do Senhor porque compreende que não poderá salvá-los.

c) Buscam outros mediadores. I Timóteo 2:5.

- São cristãos "pintainhos do pato" 

- Isso entristece ao Senhor 

- Ele declara com tristeza "e não quereis vir a Mim, para terdes vida"


III. INDICA-NOS  QUE  DEVEMOS  NOS  BATIZAR


1. O Senhor sabe, como o indica Sua Palavra, que o homem natural está morto em delitos e pecados. Efésios 2:1. 

2. O Senhor veio para dar-nos vida, colocar-nos debaixo de Suas asas. Para isso é necessário seguir Suas instruções.

a) Nicodemos chegou junto ao Senhor. Jesus sabia que Nicodemos, como todos nós, estava morto em delitos e pecados. como Jesus queria dar-lhe vida, mostrou-lhe o que necessitava. S. João 3:3,5.  

b) Muitos, no entanto, agem independentemente da vontade do Senhor. Têm um plano no qual o Senhor não pode ajudá-los.  

c) Pensam que é o mesmo se batizar ou não. Mas Jesus disse que "aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus". 

3. Jesus quer nos colocar debaixo de Suas asas, por isso nos disse: S. Marcos 16:16. 


CONCLUSÃO 


1. ILUSTRAÇÃO: Um agricultor contemplava emociona do seus formosos trigais, que prometiam uma extraordinária colheita. Uns dias antes da data na qual ele havia decidido fazer a colheita dos campos, o fogo consumiu tudo. Arrasou as espigas maduras e também seus planos e compromissos que havia assumido confiando nos dividendos que a colheita lhe daria. 

Muito desanimado, começou a percorrer o campo queimado, em companhia de um de seus amigos. Com as mãos nos bolsos e olhando fixamente ao solo, iam comentando com amargura, como seus planos se haviam destroçado. Em seguida passou junto a um montículo carbonizado e, sem pensar, como para descarregar algo de sua tensão nervosa, deu um pontapé nesse montículo que voou pelo ar, deixando descoberto uma cena comovente. Quando o agricultor aplicou um pontapé nesse monte carbonizado, viu que um grupo de pintinhos corria em todas as direções. 

Que havia ocorrido? Evidentemente essa galinha, ao virem as chamas, chamou desesperadamente os pintinhos e os cobriu com suas asas. O fogo veio, destruiu a colheita e também tirou a vida dessa pobre galinha que morreu carbonizada, mas os pintinhos que se colocaram debaixo de suas asas salvaram suas vidas.

a) Sem dúvida, a galinha deve ter manifestado desespero para ter a todos seus pintinhos debaixo de suas asas. Quem sabe algum deles não aceitou o apelo da galinha. 

b) A galinha não podia obriga-los a estar debaixo de suas asas, e sofria porque sabia que não tinha outra forma de se salvar.

2. Na cruz do Calvário, o Senhor estendeu Seus braços sobre o madeiro e Suas mãos foram cravadas. Ele estava colocando-nos debaixo da esfera de Seu amor. Morreu para salvar-nos.

a) Ele deseja colocar-nos todos debaixo de Suas asas protetoras. Sofre diante da idéia de que algum de nós chegue a ser um cristão "pintainho do pato". 

b) Salmos 91:1-4. 

3. (NOTA: Faça um fervoroso apelo para colocar-nos debaixo da esfera de proteção do Senhor, aceitá-Lo como Salvador, e estar dispostos a seguir Suas instruções a fim de estarmos colocados no plano em que Deus possa proteger-nos e dar-nos a vida eterna.) 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI