32 RESTITUINDO O ATRASADO

Tags

mordomia 32 pdf


Pr. Aerce Marsola


I - Introdução


“Este mês não vai ser possível devolver o dízimo. Deus terá que entender minha situação! Não, eu não deixarei de devolver, só não posso fazê-lo agora; mas, assim que for possível, eu o farei.”


E a conta com Deus vai aumentando!


Essa é a situação de muitos de nossos queridos irmãos. Não é que eles queiram fazê-lo intencionalmente, mas argumentam: “Temos que ser racionais...”


Muitos chegam a uma situação tão difícil que acabam desistindo de dizimar.


Então vêm as desculpas...


Como Deus encara essa situação?


“Como resultado das reuniões especiais na Igreja de ... tem-se feito decidido progresso na espiritualidade, piedade, caridade e atividade. Fizeram-se preleções sobre o pecado de roubar a Deus nos dízimos e ofertas...


Muitos professaram não terem pago o dizimo durante anos; e nós sabemos que Deus não pode abençoar os que O estão roubando, e que a Igreja tem de sofrer em conseqüência dos pecados de seus membros individualmente.” Cons. Sobre Mord. Pág., 91.


II - Falta de confiança nEle


Afinal não é Deus quem diz: “Trazei... e Eu derramarei bênçãos...”


O que faz uma criança quando tem 1 real na mão e o pai diz: Dá - me este 1 real que eu te darei muitos reais?


Diz ela: “não Papai, eu tenho que comprar um sorvete, balas...”


“Mas,  filho,” diz o pai, “eu sei , apenas confie em mim: Dê-me este 1 real que eu lhe darei muitos...”


O que o seu filho faria?


Depende o pai que você é. E, logicamente da confiança, ou não, do filho no pai.

Você Vive falhando com ele? Promete e não cumpre?

Quantas vezes Deus falhou com você?

Tem você real confiança nEle?

Se você quiser confiar...Ele abre as janelas

Se não confiar... (tomando as coisas em suas mãos) as janelas continuam fechadas.


III - Deus espera que redimamos o passadovarindan "II - DEUS ESPERA QUE REDIMAMOS O PASSADO"


Como Deus olha a questão do dízimo atrasado?

Muitos crêm que basta pedir perdão e tudo estará resolvido.

E Deus, o que pensa?


“Quando eu também disser ao perverso: Certamente, morrerás: se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá.” Ezequiel, 33:14 e 15.


Existem atos que praticamos na vida que não podem ser “redimidos”.

Ex: Adultério, homicídio, difamação e outros.

Porém, alguns podem ser “redimidos” e entre eles está o “Roubo.”

O que pensa Deus a respeito daquele que não devolve o dízimo?


“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. ... tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; ...” Malaquias, 3:8, 9 e 7.


Embora, estas palavras possam parecer duras, elas foram ditas por Deus a um povo a quem amava e que deseja intensamente salvar. Embora, elas possam parecer duras para nós, e muitos não gostem de ouvi-las, elas aí estão registradas, chamando-nos ao arrependimento e à restituição. 


Unindo os textos lidos, na Bíblia e no Espírito de Profecia, temos que afirmar: Nesse caso, não é suficiente orar. A oração deve levar-nos à ação - restituir o dízimo atrasado.


A oração não substitui o dízimo!


“A oração não tem o fim de operar qualquer mudança em Deus; ela nos põe em harmonia com Ele. Não ocupa o lugar do dever. Por mais freqüentes e fervorosas que sejam as orações feitas, jamais serão aceitas por Deus em lugar de nosso dízimo. A oração não paga as nossas dívidas com o Senhor”. Cons. sobre Mord. pág. 99.


O dízimo atrasado continua sendo de Deus


Embora, algumas pessoas relutem em aceitar, a verdade é uma só: Deus não abre mão do dízimo. Ele diz: “o dízimo é meu”, e o fato de “pensarmos” que Ele não fará conta, tendo nós conhecimento do Seu pedido, e convicções a respeito do assunto, não mudará o Seu conceito a nosso respeito e do Santo Dízimo.


“Algumas pessoas tem por muito tempo negligenciando tratar honestamente com seu Criador. Deixando de separar o dízimo... deixaram que ele se acumulasse... e agora muito relutam em endireitar a questão. Conservam esse dízimo atrasado, usando-o como se fosse deles. Mas é a propriedade de Deus que eles tem recusado por no Seu tesouro.” Cons. Sobre Mord. pág. 96 


O dízimo atrasado deve ser devolvido


No final de um ano, Ellen G. White aconselhou àqueles que tinham deixado de devolver o Santo Dízimo do Senhor, não apenas a devolvê-lo, mas a fazê-lo com arrependimento. Isto significa que o coração tem que acompanhar as obras. Não basta devolver, é necessário fazê-lo conscientemente, com contrição pelo ato errado praticado - a retenção do dízimo.


“Caso tenhais roubado ao Senhor, fazei restituição. Tanto quanto possível, endireitai o passado, e então pedi ao Salvador que vos perdoe. Não devolvereis ao Senhor o que é seu, antes que este ano, com todo seu peso de registro tenha passado para a eternidade?” Cons. sobre Mord. Pág. 98.


Antes de pedirmos as bênçãos de Deus sobre meios para a pregação do evangelho - devemos fazer a restituição


“Onde quer que tenha havido qualquer negligência de vossa parte em restituir ao Senhor o que lhe pertence, arrependei-vos, com contrição de alma, e fazei restituição, para que Sua maldição não recaia sobre vós. ... Quando tiverdes feito o possível, de vossa parte, não retendo nada do que pertence a vosso Criador, podereis pedir-lhe que proveja os meios para enviar ao mundo a mensagem da verdade.” Conselhos Sobre Mordomia, pg. 98.


IV - Como restituir?


Com freqüência pessoas perguntam: “Como restituirei? Não sei quanto foi. Não tenho condições de fazê-lo de uma só vez...”


Faça o cálculo o mais justo e honesto possível. Peça a ajuda de Deus. Se tem dificuldade de lidar com cálculos peça a quem sabe.


Depois de ter calculado tudo, se puder devolver de uma só vez, mesmo que tenha que vender algo, faça-o imediatamente, Deus o ajudará!


Se não puder fazê-lo de uma só vez, siga o seguinte procedimento:


1º - Seja fiel na devolução do dízimo do rendimento atual.


2º - Fale com o tesoureiro, coloque na tesouraria da Igreja um vale total da quantia devida e divida em quantas vezes forem necessárias. Deus o ajudará.


Ouça o conselho de Deus oferecido a nós no Espírito de Profecia:


“Ao receberem a luz, muitos têm confessado sua dívida a Deus, e expressado sua determinação de saldar esse débito. ... Propus que pusessem na tesouraria um vale, prometendo dar a quantia completa de um dízimo fiel, logo que pudessem obter dinheiro para o fazer.” Cons. sobre Mord. Pág. 97


V - Deus não espera o que não posso oferecervarindan "IV - DEUS NÃO ESPERA O QUE NÃO POSSO OFERECER"


Muitos ao fazerem as contas percebem que não têm nenhuma condição de restituir o dízimo atrasado. O que fazer?


O nosso Deus é maravilhoso! Ele nunca pede o que não tenho. Mas do que tenho, Ele pede. Não porque precise. Nós é que precisamos.- para desenvolver um caráter semelhante ao Seu. Contudo, não devo esquecer-me que tudo o que tenho é Ele quem dá!


Assim, se você deve dízimos atrasados ao seu Senhor, e não pode restituí-los, peça a Deus condições para fazê-lo. Porém, se não puder fazê-lo, e só você e Deus sabem, se pode ou não, ouça a palavra de Deus através de Ellen G. White:


“Se tiverdes recusado lidar honestamente com Deus, eu vos suplico que penseis em vossa deficiência, e sendo possível, façais a restituição. Caso não seja possível fazê-lo, com humilde arrependimento orai para que Deus vos perdoe, por Amor de Cristo, a grande Dívida. 


Começai a gora a agir como cristãos. Não vos desculpeis por deixardes de dar ao Senhor o que Lhe pertence. Agora enquanto ainda se ouve a doce voz da graça, enquanto ainda não é tarde demais para endireitar os erros, enquanto se chama hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Conselhos sobre Mordomia Pág. 100.


VI - Conclusão


A história de Zaqueu ilustra muito bem o que fazer:


Antes de conhecer a Cristo, ele só queria receber; buscava apenas para si: Sonegava os bens dos homens e de Deus.


Porém, quando conheceu a Cristo, e o Recebeu em seu lar, fez sua profissão de fé: “Se alguém defraudei, restituo quadruplicamente, e dou metade de meus bens aos pobres.” Então, Jesus afirmou: “Hoje veio salvação a esta casa”. (S. Lucas 19)


A verdadeira conversão sempre será fruto do verdadeiro arrependimento. E o verdadeiro arrependimento sempre será o reconhecimento de que se está errado e o sincero desejo de reparar os erros do passado. A verdadeira conversão, porém, não se contenta apenas com o “desejo”, mas leva à ação.


Falando sobre a experiência de Zaqueu, Ellen G. White faz esta inspirada declaração:


“Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação o dos princípios do Céu.” O Desejado de Todas as Nações, pg. 413.


Deus está também, hoje, dizendo àqueles que vivem a vida que Zaqueu vivia antes da conversão: “Muitos há que não serão abençoados enquanto não restituírem o dízimo que retiveram. 


O Senhor espera que redimais o passado. ... Façam todos os que retiveram o dízimo, perfeito ajuste de contas, trazendo ao Senhor aquilo de que haviam privado Sua obra. Fazei restituição, e levai ao Senhor ofertas pacíficas: ‘Que se apodere de minha força, e faça paz Comigo.’” Cons. sobre Mord. Pág. 87. 


Querido irmão, não temamos servir ao Senhor com todo o nosso coração. Não temamos devolver a Ele o que é dEle. Não temamos dar a Ele o que nos pede. Suas promessas aos fiéis são maravilhosas! Ele promete que nos aceitará. Ele promete que nos perdoará. Ele promete que nos abençoará ricamente - e que bênção maior existe do que estar em paz com nosso querido Deus e Pai?.!


Vá a Ele sem temor, e, “faça paz com Ele!” E suas serão estas maravilhosas promessas:


“Se reconhecerdes que fizestes mal em vos apropriardes indevidamente de Seus bens, arrependendo-vos franca e complemente, Ele vos perdoará a transgressão”. Cons. sobre Mord. Pág. 87.


Não apenas nos perdoará, mas nos abençoará, capacitando-nos para a fidelidade.


É Ele quem nos prometeu: 


“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9.


Vá a Ele com confiança. Confesse. Restitua, e, então ouvirá de Seus lábios o que o convertido Zaqueu ouviu: “...Hoje veio a salvação a esta casa”! AMÉM!


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)