31 A OFERTA QUE DEUS ESPERA

Tags

mordomia 31 pdf


Pr. Aerce Marsola


I - Introdução


Nossos métodosvarindan "I. NOSSOS MÉTODOS"


1. Damos por impulso.

2. Por simpatia ao projeto ou às pessoas.

3. Muitas vezes damos para coisas. Quando a “coisa” acaba, paramos de dar.

4. Seria porém este método correto para nossas dádivas à causa de Deus?

5. Tem Deus um plano também para as ofertas?


II - Deus tem um planovarindan "II. DEUS TEM UM PLANO"

1. Este plano pode ser esboçado com poucas passagens:

a) Planejada - I Coríntios 16:2 

“No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá ajuntando, para que se não façam coletas quando eu for.”


b) Segundo A Bênção - Deuterônomio 16:10 


“E celebrarás a festa das Semanas ao SENHOR teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado.”


c) Proporcional - Deuterônomio 16:16 e 17.


“Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, ... porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR.”

2. Corroborando com este pensamento diz-nos o livro Conselhos Sobre Mordomia à pág. 80/81, 73: “Essa questão de dar não é deixada ao impulso. Deus nos deu instrução a esse respeito. 


Especificou os dízimos e as ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja que demos regular e sistematicamente. ... Examine cada qual suas rendas com regularidade, pois são todas uma bênção de Deus, e ponha de parte o dízimo com um fundo separado, para ser sagradamente do Senhor. ... Depois de ser o dízimo posto á parte, sejam as dádivas e ofertas proporcionais ‘segundo a sua prosperidade.’”


“No sistema bíblico de dízimos e ofertas, as quantias pagas por várias pessoas certamente variarão muito, visto serem proporcionais às rendas.”


3. O plano de Deus é que demos, não de acordo com o apelo feito mas, de acordo com as bênçãos recebidas.


O dar deve tornar-se um hábito


“O Senhor requer que se dêem dádivas em tempos determinados, sendo arranjado isto de maneira que o dar se torne um hábito, e sinta-se que a caridade é um dever cristão. O coração aberto por uma dádiva, não deve ter tempo de tornar - se egoísta, frio e fechar-se antes que a seguinte seja feita. A corrente deve estar continuamente fluindo, mantendo assim aberto o canal por atos de beneficência.” Testemunhos Seletos, Vol. I, pág. 373.


III - Quanto dava o povo de Israel?varindan "III. QUANTO DAVA O POVO DE ISRAEL?"


1. Um Segundo Dízimo - 10%:


“A fim de promover a reunião do povo para serviço religioso, bem como para se fazerem provisões aos pobres, exigia-se um segundo dízimo de todo o lucro.” Patriarcas e Profetas, pg. 565.


Que este não era o dízimo destinado aos Levitas, fica claro com a afirmação de Ellen G. White, no Livro Patriarcas e Profetas, pg. 565: 


“Com relação ao primeiro dízimo, declarou o Senhor: ‘Aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel’. Números l8:21. Mas em relação ao segundo Ele ordenou: ‘Perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o Seu nome, comereis os dízimos... para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias’. Deuteronômio 14:23 e 29.”


2. Um quarto de suas rendas - 25%


“As Contribuições exigidas dos Hebreus para fins religiosos e caritativos, montavam a uma quarta parte completa de sua rendas. Uma taxa tão pesada sobre os recursos do povo poder-se ia esperar que os reduzisse a pobreza; mas, ao contrário, a fiel observância desses estatutos era uma das condições de sua prosperidade...” Patriarcas e Profetas, pg. 560


3. Um terço de suas rendas - 33%


“Deus exigia do seu antigo povo três reuniões anuais. Deuterônomio 16: 16, 17. Nada menos que um terço de suas rendas eram consagradas a fins sagrados religiosos.” 3 Testemonies pág. 337.


Além do dízimo, o povo de Israel dava l0%, 15% e, outros, até 23% de todas as suas rendas. Além dessas ofertas, regulares, sistemáticas ,o povo dava mais algumas coisas. A Bíblia fala-nos de algumas delas:


Colheita esquecida (Deuterônomio 24).

Rebusca do Frutos (Deuterônomio 24).

Rebusca das colheitas (Levítico 19).

O Ano de Repouso da Terra (Êxodo 23; Levítico 25 ).

Remissão de Dívidas do Ano Sabático (Deuterônomio 25).

Servos liberados durante o Ano Sabático (Deuterônomio 15).

Ofertas de Ação de Graças (Levítico 22: 19).

Ofertas de paz (Levítico 17).

Resgate pela saúde (Êxodo 30: 12, usado para serviço do santuário).


IV - Pediria Deus o mesmo de nós hoje?varindan "IV. PEDIRIA DEUS O MESMO DE NÓS HOJE?"


“... Agora Deus requer, não menores, mas maiores dádivas que em qualquer outro período da história do mundo. O principio estabelecido por Cristo é que as dádivas e ofertas sejam proporcionadas à luz e às bênçãos fluídas. Ele disse: ‘A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá.’ .Lucas 12: 48.” Testemunhos Seletos, Vol. 1, pg. 371.


V - Como encaramos a oferta dada a Deus?varindan "V. COMO ENCARAMOS A OFERTA DADA A DEUS?"


- Como um favor prestado à Igreja?

- Para apaziguar um Deus irado?

- Para acalmar a consciência?

- Para mantermos nossa alta reputação?

- Para exigirmos algo em troca?

- Ou como uma maneira de expressarmos a Deus a nossa gratidão e participarmos de seu plano na pregação do Evangelho?


VI - Conclusãovarindan "CONCLUSÃO\:"


1. A oferta que Deus espera é a oferta que ele pede.

2. Ele não aceita a oferta que não pede - Ex. Caim.

3. A oferta que Ele espera é voluntária - Mas dentro de Sua orientação.

4. A oferta que ele espera é aquela dada com alegria e não por necessidade. II Coríntios 9:7.

5. A oferta que Ele espera é aquela dada de acordo com as bênçãos e não para buscar o reconhecimento.


“Quão mais ansioso estará cada mordomo fiel de aumentar a proporção das dádivas a serem colocadas na casa do tesouro do Senhor, do que de diminuir suas ofertas um jota ou um til. 


A quem estará Ele servindo? Para que está preparando uma oferta? - para a Aquele de quem depende para alcançar cada boa coisa que goza. ... Todos aqueles que são recipientes de Sua graça, que contemplam a Cruz do Calvário, não porão dúvida quando a proporção em que devem dar, antes sentirão que a mais rica oferta é pobre demais, completamente desproporcional à grande dádiva do Filho Unigênito do infinito Deus. 


Pela abnegação, até o mais pobre encontra meios de obter algo para devolver a Deus.” Conselhos sobre Mordomia, págs. 287 e 288.


Sejamos fiéis ao Lhe oferecer as nossas ofertas. Amém!


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)