26 SÁBADO - UM DIA FELIZ

Tags

sermao mordomia 26


Pr. Pável Oliveira Moura


I - Introdução


O sábado é um sinal de Deus e Seu povo. Por isto devemos sempre tê-lo em memória a fim de que sua chegada não nos surpreenda com afazeres materiais que possam desviar-nos do verdadeiro espírito de adoração ao nosso Criador.


Toda vez que nos encerramos um sábado ao pôr-do-sol, já deveremos nos programar ao longo da semana que se inicia, incluindo em nossa agenda de atividades o sábado como O Dia do Senhor que não pode ser esquecido. Este tempo não é nosso, pertence a Deus.


As atividades de adoração no sábado, devem começar com a família no pôr-do-sol de sexta-feira. Tudo deve estar antecipadamente pronto em relação aos preparativos para a recepção do sábado.


II - Descanso


A palavra de Deus nos diz que o Criador descansou de toda a obra que criara. Êx.20:11 u.p.


1.  O descanso das nossas atividades seculares em busca da sustentação da vida, deve ter o seu lugar nas horas do sábado. Contudo, não devemos ficar por tempo demasiado no descanso físico, que pode até ser por uma hora de sono na parte da tarde.


2. Uma boa parte deste tempo, deve ser dedicado à família, principalmente quando os filhos são crianças. 


Devemos fazê-los admirar a obra da criação, fazendo-os conviver com algo da natureza e chamando-lhes a atenção para que vejam o poder de Deus numa flor, pássaro, planta, riacho, animal, o céu ou outra qualquer coisa através da qual possamos reconhecer o poder criador de Deus. 


Nisto estaremos atendendo o conselho da Palavra de Deus quando nos diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando ficar velha não se desviará dele”. Prov. 22:6


3.  Ainda dentro do descanso, devemos na sexta-feira à noite, ir para o repouso mais cedo, a fim de que tenhamos um período mais longo de sono, o que certamente nos fará mais dispostos para estarmos bem atentos na igreja nas horas da Escola Sabatina e do Culto de Adoração.


III - Benção


Deus em Seu profundo amor por nós, prometeu conceder ricas bençãos àqueles que procuram ser fiéis na guarda do sábado. Isaías 13 e 14


1.  Há muitas experiências lindas na vida daqueles que procuram ser leais na observância do Sétimo Dia. Certamente entre nós aqui, muitos poderiam contar à nossa congregação de como Deus o abençoou por sua fidelidade neste aspecto.


Nota: Será de grande proveito, se o nosso pregador conseguir alguém que em cinco minutos possa contar uma experiência animadora das bençãos de Deus pela fidelidade na observância do sábado.


2.  “Aqueles que santificavam no coração o próprio coração o Senhor Deus mediante uma estrutura estritamente devocional do espírito, e que buscavam aproveitar as horas santas em observar o sábado da melhor maneira que lhes era possível, e honravam a Deus em considerar o sábado deleitoso - a esses, beneficiavam especialmente os anjos com luz e saúde, e era-lhes comunicada especial resistência”. Testemunhos Seletos, vol. III pág. 292


IV - Santificação


“O sábado foi feito para o homem... É necessário que o povo de Deus se reuna para falar acerca dEle, para trocar pensamentos e idéias a respeito das verdades contidas em Sua palavra e dedicar... tempo... à oração”. Testemunhos Seletos , vol. I, pág. 279-280


1. As horas do sábado devem ser dedicadas ao nosso aprimoramento espiritual, através da comunhão com Deus por meio de nossa presença à Sua casa (igreja), estudo da bíblia e do espírito de profecia e prática de oração. 


Estas são as maneiras pelas quais cresceremos na experiência da nossa santificação tão necessária nos dias de hoje. Deveremos por de lado as nossas atividades seculares, e centralizarmos nossos pensamentos em Deus e no céu.


2. A santidade que envolve o dia de sábado, deve ser sentida em todos os aspectos de nossa vida. Em nosso vestuário, nas palavras que falamos, naquilo que lemos, vemos e ouvimos, e até mesmo na mesa das nossas refeições como comemos. “As refeições embora simples, sejam saborosas... é bom, aos sábados... um prato especial... que a família não tenha todos os dias”. Ciência do Bom Viver  - Págs. 307 e 30


3. Nosso sentimento de reverência a Deus no dia de sábado, deve ser revestido de uma profunda e saudável alegria cristã. O salmista Davi disse: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. Salmos 122:11 


Esta alegria deve ser sentida em nosso convívio fraternal com os irmãos da igreja, quando nos saudamos com prazer desejando um dia feliz a todos com os quais nos encontramos.


4. O espírito de santidade do sábado deve levar-nos à Casa de Deus, com a alma desejosa de ser alimentada por Sua palavra, não levando em conta o instrumento humano que Deus está usando para falar-nos ao coração. 


“Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal”. Isaías 56:12


V - Conclusão


A experiência de fidelidade a Deus na observância do sábado vivida hoje na terra, estará nos preparando para a vida futura na Eternidade quando (segundo a Palavra de Deus), continuaremos a adorar o Criador... “de um sábado a outro sábado...”. Isaías 66:23


Que Deus nos abençoe a todos hoje, a fim de que possamos viver esta experiência em breve no Reino dos Céus.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)