27 NÃO ENTERRE SEU TALENTO

Tags

sermao mordomia 27 pdf


Pr. Pável Oliveira Moura


I - Introdução


Neste primeiro trimestre do ano, estamos estudando lições na Escola Sabatina que falam sobre “Os dons Espirituais” como ferramentas à disposição do ministério na igreja. 


Cada cristão, como membro do corpo de espiritual de Cristo (a igreja), está dotado de dom ou dons concedidos através do Espírito Santo e Deus espera que todos se disponham a colaborar na missão da Igreja e em benefício da humanidade através do desempenho de seus talentos.


“Quando os membros utilizam esses dons espirituais como fiéis despenseiros da multiforme graça de Deus, a Igreja é protegida contra a influência demolidora de falsas doutrinas, tem um crescimento que provem de Deus e é edificada na fé e no amor”. Nisto Cremos, pág. 279


No exercício da Mordomia Cristã, além de nossa fidelidade a Deus através dos dízimos e das ofertas, temos o dever de nos esforçar pela graça de Cristo, para que usemos nossos talentos para a glória de Deus.


Todos nós que nos convertemos a Jesus Cristo, somos dotados com talentos para o bem da igreja e  não devemos enterrá-los. A dinamização dos nossos talentos em prol da Causa de Deus na terra, será de grande benefício espiritual para nós também.


O Espírito de Profecia nos diz que os talentos postos em ação é uma prova de nossa conversão a Deus. “Jamais poderemos ser alvos na indolência e inatividade. Não há pessoa verdadeiramente convertida que viva vida inútil e ociosa. 


Não nos é possível deslizar para dentro do Céu. Nenhum preguiçoso pode entrar lá... Quem recusa cooperar com Deus na Terra, não cooperaria com Ele no céu. Não seria seguro levá-los para lá”. Parábola de Jesus, pág. 280


II - Não enterre seu talento


Mateus 25:13-30 - Nesta parábola contada por Jesus, Ele mesmo representa o homem que ao ausentar-se, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens.


Os servos aqui são representados por nós, seguidores de Cristo, e que fomos comprados por um bom preço. I Cor. 6:20


Os dois primeiros sevos foram fiéis ao seu senhor e procuraram diligentemente granjear mais talentos. O que  recebera cinco, negociou e ganhou outros cinco. 


O que recebera dois, ganhou outros dois. Ambos foram considerados servos bons e fiéis. Todavia, o terceiro servo que recebeu um talento, o enterrou e nada conseguiu para o seu senhor. No acerto de contas foi considerado como servo mau e infiel, sendo dado ordens para que fosse lançado nas trevas exteriores onde haveria choro e ranger de dentes.


III - Onde desenvolver nossos talentos


1. No lar - “A primeira ocupação de vossa vida é ser  missionário no lar... Nossa obra para Cristo deve começar com a família, no lar. Não existe campo missionário mais importante”. Serviço Cristão, pág. 206


2. Na vizinhança - Certamente, as pessoas que vivem ao redor de nossa casa, necessitam de nossa influência benfazeja na direção de levá-los ao conhecimento do grane amor de Jesus. “... visitai aqueles que residem próximo de vós, e com simpatia e bondade procurai cativar-lhes o coração...” Serviço Cristão, pág. 115 e 118


3. No ensino de uma profissão - “... Todos quantos tem conhecimentos e algum ramo de trabalho útil, devem sentir a responsabilidade de ensinar e ajudar...” Serviço Cristão, pág. 129. Há um adágio que diz: “É melhor ensinar uma pessoa a pescar do que dar-lhe o peixe”.


4. No contato pessoal - Deus sempre coloca diante de nós a oportunidade para estarmos com alguém a quem devemos falar do Seu amor. A Sra. White nos diz que: “Devemos nos aproximar dos homens individualmente com simpatia semelhante à de Cristo e procurar despertar-lhe o interesse nas coisas da vida eterna...”.  Serviço Cristão, pág. 117


5. Um talento que bem desenvolvido trará grandes resultados na direção da conversão de pessoas, é o Ministério da Oração. 


Esta tem sido uma atividade constante na vida dos nossos colportores evangelistas, que vão de casa em casa levando a Palavra de Deus através da nossa literatura e nesta experiência, estão sempre encontrando motivo para orar com as pessoas. 


“Aqueles que se empenham em trabalho de casa em casa... devem orar pelos doentes... desamparados...”.  Serviço Cristão, págs. 113-114


6. No testemunho - “Os que se revestiram de Cristo relatarão sua experiência... sua sede e fome de conhecimento de Deus e de Jesus... o resultado de esquadrinhar as Escrituras, suas orações, sua agonia de alma e as palavras de Cristo a eles: “Teus pecados te são perdoados..”.  Serviço Cristão, pág. 124


O testemunho pessoal é um poderoso argumento espiritual que levava o Espírito Santo a operar no coração das pessoas ouvintes e esta é a grande obra que Cristo deixou para que nós a realizássemos. Atos 1:8


7. No Ministério da Música - A muitos na Igreja, Deus deu  o talento da música que pode ser usado em louvor e adoração, como também para tocar o coração das pessoas. “...Cantar, orar e ler a Bíblia nas casas do povo, é coisa necessária. ... Mediante hinos de louvor, orações humildes e fervorosas, muitos serão alcançados...”.  Serviço Cristão, pág. 114


8. No estudo da bíblia - entre os membros de nossas igrejas deve haver mais trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos e distribuindo literatura”. Serviço Cristão, pág. 113. Como missionários vivos na igreja, necessitamos estudar mais a palavra de Deus a fim de que possamos dar aos outros a razão de nossa fé, manejando bem a Palavra da Verdade. II Timóteo 2:15


9. Falando de Cristo em qualquer lugar - “Devemos fazer o que Cristo fez. Onde quer que estivesse... falava aos homens das coisas pertinentes à vida mais elevada... Onde quer que estejamos, devemos vigiar as oportunidades de falar do Salvador a outros...”.  Serviço Cristão, pág. 119


IV - Conclusão


Somos membros do corpo espiritual de Cristo (a igreja) e como tal, devemos cooperar para a saúde deste corpo, mantendo-nos ativos na obra do Senhor. I Cor. 12:12 e 13.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)