23 A PREPARAÇÃO PARA A ÚLTIMA NOITE DA TERRA

sermao fim


INTRODUÇÃO: 


1. Queiramos ou não, o Senhor virá.


a) E os que estiverem com sua vida em harmonia com a Sua vontade, terão a liberação definitiva e o gozo da vida eterna, e 


b) Os que não estiverem adequadamente preparados receberão a condenação conforme as suas obras. Sendo assim, a pergunta mais significativa que poderíamos fazer é: Que devo fazer para ser salvo?


2. Esta pergunta foi feita a nosso Senhor Jesus Cristo e também a S. Paulo. As respostas que ambos deram, e que a alguns religiosos extremistas pareceram contraditórias, apresentam duas fases da mesma verdade que são complementadas maravilhosamente.


a) Segundo Paulo, para ser salvo é necessário crer em Jesus. Atos 16:30,31. 


b) Segundo nosso Senhor Jesus Cristo, para entrar na vida eterna é necessário guardar os mandamentos. S. Mateus 19:16,17. 


I. CRER  EM  JESUS


1. A santa Bíblia nos ensina que o ser humano, infelizmente, por natureza está perdido. 

a) "O salário do pecado é a morte." Romanos 6:23. 

b) E não pense: "Morro e irei direto para a glória de Deus." Romanos 3:23. Em outras palavras: perdido. 

c) E essa é a condição de todos, "porque todos pecaram", Romanos 3:23.

2. A melhor coisa que somos capazes de fazer, como seres humanos, é obras de pecadores; obras pecaminosas. Isaías 64:6. 

a) Essa é uma razão pela qual ninguém se pode salvar acumulando obras, pois seria acumular obras pecaminosas, nada mais. 

3. Por isso é que Deus derramou Sua graça, que não merecíamos, e nos dá a salvação por meio de Jesus Cristo. Romanos 3:23-25. 

4. E podemos ter confiança absoluta de que esse presente é eficaz, pois brota da justiça e misericórdia puras de Deus. Não intervém nenhuma obra humana pecaminosa. Efésios 2:8,9. 

5. Como podemos receber essa graça salvadora?

a) Já vimos que não por obras. 

b) O único caminho é pela fé. Romanos 5:1,2.


II. E  QUE  FAZEMOS  COM  A  LEI?


1. Como meio ou tábua de salvação, não serve. Romanos 3:20. 

2. Quer dizer que não mais temos que obedecer a ela?

a) Na linguagem secular, desobedecer à lei (que S. João chama pecado) é delinqüência, A lógica me diz que nenhum indulto que me dêem por graça significa que se me confira o direito de ser um delinqüente. 

b) Segundo o apóstolo S. João, violar a lei é cometer pecado. 

I João 3:4. A lógica me diz que Jesus, nosso Senhor, não me perdoa do pecado para dar-me o direito de ser um pecador (desobediente à lei).

c) O mesmo ensina S. Paulo:

(1) A lei não me perdoa. Ela é a norma que me indica se estou limpo ou sujo. É algo assim como um espelho, que não me lava, mas me diz: "Está sujo, necessita lavar-se." 

(2) O único que me lava do pecado é o sangue de Cristo, cujos méritos recebemos por fé e nos são outorgadas pela graça. 

(3) Que fazemos então com a lei? Não obedecemos mais a ela? E ele respondeu enfaticamente: NÃO, PELO CONTRÁRIO! Agora que somos salvos ou perdoados, estamos moralmente mais comprometidos que antes a obedecer a ela. Lemos isto em Romanos 3:31.

3. Por isso Jesus disse ao jovem rico: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos". S. Mateus 19:17.

a) Ao menos teoricamente, havia ido a Jesus, era porque cria nEle. 

b) Por isso é que Jesus falou da conduta natural do crente: guardar os mandamentos.


4. Não guardamos os mandamentos para nos salvar. Guardamo-los porque somos salvos. Igual a uma figueira: não dá figos para ser figueira, mas dá figos porque é figueira. De súbito, Jesus amaldiçoou a figueira que não deu frutos, pois não tinha razão de ser se não os desse. Assim também, a cristão sem frutos não é tal. 


5. Se lhe custa trabalho captar todo o quadro, não se preocupe. Vejamos um só exemplo, e para não nos equivocarmos, tomemos um caso onde Jesus atuou. Se Jesus ensinou o que lemos na Bíblia, logicamente era verdade. S. João 8:1-11. 

a) Trouxeram-lhe uma mulher condenada. Não importa o que fizera ou prometera, já se havia comprovado que era adúltera e isso já a condenava. Suas futuras obras não podiam mudar essa realidade. O único que merecia era morrer. 

b) Quando Jesus a perdoou, fê-lo só pela graça. Não havia outro caminho para salvá-la.  

Tinha direito de continuar adulterando (violando a lei)?

c) Disse-lhe Jesus: "Nem eu também te condeno – te perdôo – vai-te e não peques mais." S. João 8:11. 

d) Dito em outras palavras: Salva pela graça para obedecer. O mesmo ensinou S. Paulo em Romanos 3:31. 


III. SOMOS  SALVOS  POR  UMA  FÉ  VIVA


1. O que a Bíblia quer dizer é que somos salvos somente Pela fé, mas uma fé viva.

a) A fé me permite receber o presente da graça e nascer para uma nova vida. 

b) A nova vida não é a existência de uma múmia.

Atua, e quando atua o faz guardando os mandamentos de Deus que não podia guardar antes de se converter. Filipenses 4:13.

2. Por isso é que São Paulo disse aos convertidos: "Aquele que furtava, não furte mais." Efésios 4:28. 

3. Porque a fé que não opera não é uma fé viva. 

Não é a fé que salva. Tiago 2:18-20. 


CONCLUSÃO: 


1. Que devo fazer para estar preparado para a vinda do Senhor? Que devo fazer para ser salvo? Ter uma fé viva.

a) Crer em Jesus, aceitá-Lo como o único meio de salvação. Aceitar a justificação pela fé em Jesus, atentando para Suas palavras. 

(1) Ele disse à mulher adúltera a quem perdoou pela graça, para viver uma nova vida: "Vai-te e não peques mais" (Não desobedeças mais à lei). 

(2) Ao jovem rico, que manifestava crer nEle, disse: "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos." 

2. Tudo isto podemos entender melhor estudando cada dia a Bíblia. 

3. Sente resistência para guardar os mandamentos?

a) ILUSTRAÇÃO: Na época da escravidão estavam arrematando um escravo robusto, chamado José. Mas o homem não queria obedecer a seu amo. Entre o grupo dos compradores presentes, havia um homem com semblante muito bom, que subia sistematicamente as ofertas. E José notou-o. Cada vez que alguém oferecia mais, este cavalheiro subia novamente a oferta. Então José começou a dizer-lhe: "Não desperdice seu dinheiro, porque eu não vil trabalhar!" 

Mas o cavalheiro não fazia caso dos comentários do escravo José. Continuava subindo a oferta, e José insistia: "Não vale a pena que me compre, não vou trabalhar! 

Finalmente ninguém se animou a pagar mais, e esse cavalheiro recebeu a documentação que testemunhava que era o legítimo dono de José. Enquanto iam na carruagem, José, com os braços cruzados com desprezo sobre seu robusto peito sem roupas, repetia: "Embora me mate, eu não vou trabalhar!" 

Ao chegar à residência do novo amo de José, entraram no escritório e o escravo rejeitou o oferecimento bondoso de se assentar. José viu que o patrão escrevia em papel ofício e finalmente assinava algo que parecia ser uma espécie de documento. Enquanto isso José continuava dizendo com acento de desprezo: "Eu não vou trabalhar!" 

- José - perguntou o patrão - você sabe ler? 

- Sim, mas não trabalharei, mesmo que me mate! 

- Bem, - disse o patrão - este documento é seu, leia-o. 

De má vontade José estirou a mão e começou a ler. De súbito mudou de semblante. Começou a ficar emocionado e as lágrimas lhe corriam pelo rosto. Finalmente, comovido ao ver que esse documento dizia que lhe era concedido o direito de ser um homem livre, exclamou:

- Mas senhor, o senhor pagou tudo isso por mim Para dar-me a liberdade? 

- Efetivamente, José, e agora você é um homem livre. 

Mais comovido ainda José exclamou: 

- Pois então, senhor, serei seu escravo voluntário. Mande, que José obedece! 


4. O homem não convertido é um José que, mesmo que o matem, não vai obedecer. Romanos 8:7. 

5. Aquele que aceita a Jesus, nasce para uma nova vida pela graça e por amor: "Serei um escravo voluntário. Manda, senhor, que eu obedeço." S. João 14:15. 

6. Qual dos dois momentos da experiência de José está vivendo você? 


O Senhor vem buscar os Seus amigos. 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI