20 LIBERTAR-NOS DO SENTIMENTO DE CULPA

sermao culpa


INTRODUÇÃO: 


1. Dias atrás falamos da parte que Deus fez para nos salvar. Hoje diremos algo sobre a parte que o homem deve fazer para receber o perdão. 


2. Na verdade, ao falar acerca do tema que foi o que quebrantou o sagrado coração de Jesus, explicamos que é necessário aceitar pela fé a Cristo como Salvador pessoal, mas hoje queremos explicar três passos que aqueles que aceitam a Jesus devem dar para receber o perdão. 


I. PRIMEIRO  PASSO:  RECONHECER  QUE  TEMOS  PECADO 


1. ILUSTRAÇÃO: A prática não é comum nos nossos dias, mas houve um tempo quando as forças armadas dos Estados Unidos expulsavam a toque de tambor aos de má conduta. O agressor devia marchar diante do oficial e três tambores enquanto se executava a "Marcha da morte". Eram lidas em alta voz as acusações de má conduta e a seguir o acusado marchava por entre os pelotões formados. À medida que passava em frente deles, o oficial ordenava aos soldados: Meia voltai e assim davam as costas para o condenado. Quando, em abril de1962, um marinheiro foi expulso mediante essa grave e dura cerimônia, comentou o seguinte: "Creio que o merecia pelo que fiz." 

2. A Palavra de Deus declara que "todos pecaram" e que como conseqüência, além de merecer a "morte" - Romanos 6:23 - estamos destituídos da glória de Deus - Romanos 3:23; ou seja, perdidos eternamente.

a) O pecado não é só uma questão moral, é assunto de vida. 

b) Não é somente questão de código, é relação entre o homem e Deus. 

c) I São João 3:4. É só uma parte do quadro.

- É rebelião contra uma pessoa. 

- Por isso uma pessoa transgride depois o código. 

- Por isso há uma separação de Deus que termina na morte eterna. Não se pode evitá-la.

3. É mais fácil ver o problema no outro. Perguntaram a uma menina: "Sabe o que é consciência?" Ela respondeu: "Sim, eu sei. É alguma coisa dentro de mim indicando que aquilo que o meu irmão está fazendo, não está bem. 

4. Devemos reconhecer nossos pecados.

a) Mesmo no caso de não querer reconhecê-los, não ganharíamos nada, pois Deus tem conheci mento de nossa situação real.  

b) ILUSTRAÇÃO: Um rico proprietário oprimia cruelmente a uma pobre viúva que tinha um filho pequeno. Quando este cresceu, chegou a ser pintor e reproduziu na tela uma das tristes cenas de que havia sido testemunha, pintando com toda nitidez o rosto do fazendeiro. Anos mais tarde o malvado proprietário, ao ver o quadro em lugar proeminente, ficou pálido; tremia como uma folha e oferecia qualquer soma para comprar o quadro e tirá-lo da meio. Mas há um pintor que lá no céu vai desenhando um quadro que reflete exatamente todas as nossas paixões e ações terrestres.

5. O reconhecimento do pecado é o primeiro passo para receber o perdão. S. Lucas 18:13, 14.


II. O  SEGUNDO  PASSO:  ARREPENDIMENTO  –  RENUNCIAR  AO  PECADO  –  ABANTONÁ-LO


1. ILUSTRACÃO: Fiquei surpreendido ao inteirar-me que a Índia é o país que está na linha de frente quanto ao número de cabeças de gado. Os cento e sessenta milhões de vacas que pastam em seus campos excedem às que há nos Estados Unidos, Argentina e Austrália juntos. A Índia tem mais vacas per capita que os carros que cada pessoa possui nos Estados Unidos. A razão desta grande quantidade de vacas encontra-se na religião hindu que considera esse animal um ser sagrado que não tem que ser morta nem comi do. As vacas sagradas da Índia dão pouco porém exigem muito. Consomem uma tremenda quantidade de forragem, e em troca devolvem somente uma pequena quantidade de leite. 

Assim também acontece com as "vacas sagradas" do pecado acariciado. "Um só pecado que se conserva irá depravando o caráter e sujeitará ao mau desejo, todas as suas faculdades mais nobres. A eliminação de uma só salvaguarda da consciência, a gratificação de um só hábito pernicioso, uma só negligência com respeito aos altos requerimentos do dever quebrantam as defesas da alma e abrem a caminho a Satanás para que entre e nos extravie." 

2. Apesar do pouco que nos pode dar o pecado, e ao trágico de suas conseqüências, muitos não abandonam completamente.

a) ILUSTRAÇÃO: Uma menina orava da seguinte maneira: Faze-me boa porém não muito; somente o suficiente para que não me castiguem. 

3. O arrependimento é imprescindível.

a) "Cuidais vós que esses galileus... foram mais pecadores do que todos os galileus? Vos digo: Não, antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" S. Lucas 13:2,3. 

- Em outras palavras, o que quis dizer foi que, não importa que uma pessoa marra voluntariamente, por acidente ou de morte natural; sua ruína será a mesma, a menos que se haja voltado para Deus arrependida.

4. Muitos têm ensinado que para arrepender-se têm que chorar certo tempo por seus pecados e preparar-se para a salvação. 

5. Como é o verdadeiro arrependimento:

a) Nenhum arrependimento que não opere reforma é genuíno. A justiça de Cristo não é um manto para cobrir pecados que não tenham sido confessados, nem abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. A santidade é integridade para com Deus: é a entrega total do coração e da vida para que revelem os princípios do céu". 

b) "O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e abandono do mesmo. Não renunciamos ao pecado a menos que vejamos sua pecaminosidade; enquanto não o repudiarmos de coração, não haverá mudança real na vida". 

c) "Arrepender-se é distanciar-se do eu e dirigir-se a Cristo, para que pela fé Ele possa viver em nós; as obras boas se manifestarão." 

6. O emocionalismo produzido artificialmente em algumas reuniões tem sido um tropeço para muitas almas sinceras. Mas o tipo de arrependimento de que necessitamos é a verdadeiro arrependimento bíblico, que envolve três coisas: 

O intelecto 

As emoções 

A vontade 

7. Que significa para Jesus a palavra arrepender-se? Por que se repete tanto na Bíblia? 

a) Segundo os dicionários modernos, arrepender-se é "ter pesar de faltas ou delitos cometidos, mudar de parecer, etc." 

b) Mas a palavra que Jesus empregava em grego ou hebraico significa muito mais que sentir simplesmente pesar ou lamentar o pecado. 

c) A palavra bíblica arrepender-se significa "mudar ou voltar". 

d) É uma palavra de poder ou ação. 

e) Significa uma completa revolução no indivíduo. 

f) Quando a Bíblia nos admoesta a arrepender-nos do pecado, quer dizer que devemos dar meia volta e marchar na direção oposta ao pecado e tudo o que ele implica. 


III. O  TERCEIRO  PASSO:  CONFESSAR  OS  PECADOS  A  DEUS  POR  MEIO  DE  JESUS  NOSSO  SENHOR


1. Todos temos pecado. Talvez neste momento não nos apercebamos de que há em nossa vida grandes faltas. Satanás murmura: "Oculta-as. Nega-as. Talvez nunca sejam descobertas." Mas o Espírito Santo insta: "Confessa-as, arrepende-te". 

2. Devemos confessar nossos pecados a Deus assim como nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou fazê-lo:

a) Ensinou-nos a orar: "Pai nosso que estás no Céu..." e entre outras coisas devíamos orar: "e perdoa-nos ..." 

b) Portanto nosso Senhor Jesus Cristo ensinou que devemos confessar nossos pecados diretamente a Deus por meio da oração. 

3. Por meio do nome de Jesus há perdão e salvação. Atos 4:11, 12.


V. O  QUE  FAZ  DEUS


1. A Medicina dispõe de uma quantidade de substâncias que têm ação específica sobre diferentes doenças. A insulina atua sobre a diabete. A quinina combate a malária. Os antibióticos são empregados contra as infeções. No espiritual o sangue de Cristo é de uso específico contra o pecado. Só ele pode limpar o coração da mancha do pecado. Só ele pode lavar a culpa que se adere com tanta persistência à alma. Nada há que o homem possa fazer; é um remédio específico para o pecado. 


2. Há poder no sangue de Jesus para limpar todo pecado. I João 1:7. 


3. Se confessarmos, por meio da oração, Ele perdoará. I João 1:9. 


4. Ele promete esquecer para sempre nossos pecados. Isaías 43:25.


CONCLUSÃO:


1. Não acha você que este é um bom momento para confessar nossos pecados a Deus? Eu creio que sim. 

2. Que lhe lhes parece se nos ajoelhássemos respeitosamente diante de Deus, em uma atitude de humilde arrependimento e orarmos ao Senhor para pedir perdão? Ele prometeu perdoar e esquecer para sempre.  

3. A todos aqueles que junto comigo quiserem pedir perdão  a Deus por seus pecados, convido-os a ajoelharem-se, assim como eu estou fazendo. (Uma vez ajoelhados, continue explicando.)  

4. Cada um, mentalmente, sem pronunciar palavra audível, confesse seus pecados a Deus. Fechemos os olhos, para que nada nos distraia e confessemos ao Senhor todas as nossas faltas. 

5. Depois que tenhamos orado todos em silêncio, eu orarei em nome de todos a Deus. 

6. (Oração silenciosa de uns 10 segundos a um minuto.) 

7. Oração em voz alta (faça-a você). 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI