Sermão 31 - Cristão enfrentam dificuldades

Sermão 31 - Cristão enfrentam dificuldades

 

OS CRISTÃOS ENFRENTAM DIFICULDADES? 


INTRODUÇÃO: 


Se você entregar a sua vida a Cristo nunca mais terá problemas. Não passará por doenças, depressão, stress. Só terá vitórias em Seus caminhos. Coloque a sua vida nas mãos do Senhor e você estará liberto dos problemas e dificuldades. 


Venha para Jesus, pois Ele mesmo disse: “Não temas que Eu estou contigo... não te assustes que Eu sou o teu Deus”, e muitas outras promessas que encontramos na Bíblia. 


Será isto verdade? Ao aceitarmos a Cristo, estaremos livres de problemas e dificuldades? 


I - PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS 


“E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. Rom. 8:28. 


Cristo nunca prometeu que ao seguirmos a Ele nunca mais teríamos dificuldades. Pelo contrário, elas aumentam, e aumentam porque temos um inimigo que sabe que perdeu alguém do seu reino, para o reino de Cristo. 


Aumenta porque o cristão é diferente, tem um estilo de vida, hábitos de saúde diferente, e isto tudo causa conflitos na escola, na universidade, na família, são os atritos por causa do evangelho. Pensando nestas dificuldades Cristo afirmou: “...no mundo tereis problemas, aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33. 


Quantas pessoas tem de enfrentar a oposição da família, e até mesmo perseguição por causa do evangelho. Neste mundo por decidirmos permanecer ao lado de Cristo, enfrentamos alguns inimigos: 


1. A Sociedade em que vivemos - O mundo atual. A sociedade hoje tem atraído os jovens, as famílias para muitas coisas erradas. 


Você é levado para fazer aquilo que o coração deseja, apresentando prazeres, diversões, sensualidades, jogos, drogas, bebidas, promiscuidade em filmes, revistas. 


Deus é sábio demais, sabendo que a sociedade em que vivemos iria proporcionar tudo isto e muito mais, fez uma advertência: “Não ameis ao mundo, nem o que no mundo há. 


Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. I São João 2:15. Coloque a Cristo em primeiro lugar para que as atrações do mundo não sejam fortes o suficiente para afastá-lo de Deus, e para que diante das lutas entre amigos ou familiares tenhas forças para vencer. 


2. Vencer o inimigo - “Sede sóbrios, vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. I Pedro 5:8, 9. Jesus em Lucas 22:31, 32, disse para Simão tomar cuidado porque Satanás queria cirandar a Simão como trigo. 


Cirandar, significa, peneirar como trigo, sacudir, colocar a prova, para os desanimar. Com certeza você já passou por problemas que sentiu a sua vida ser peneirada, sacudida, parecendo que tudo ia cair, desabar, e você pensou em até desanimar da fé que possui. 


E quase conseguiu fazer com que Pedro fracassasse, quando ele negou a Jesus três vezes, mas depois se arrependeu. Satanás a cada dia tem investido contra os filhos de Deus, ele tem investido contra você, contra a sua família, ele tem feito de tudo para que possa desanimá-lo na fé. 


Mas não desanime não, vá em frente, vença pelo poder de Deus, lute, não pelas tuas forças, mas pela força que Cristo te dá. 3. Em último lugar o cristão tem de lutar contra si mesmo. O nosso maior problema é nos submeter a Deus, o maior inimigo do homem é a sua própria pessoa. 


A maior batalha se desenvolve dentro do nosso coração - é a batalha do orgulho, da cobiça, da riqueza, do sexo, do namoro proibido, contra os desejos do coração, da carne. Paulo dizia, o bem que quero fazer este eu não faço. Há uma luta interna entre o bem e o mal. 


É a lei do orgulho que se levanta contra a lei da humildade, são duas grandes forças lutando por você, Deus de um lado dizendo filho, não desanime, e Satanás por outro lado tentando desviá-lo de Deus. 


Os três grandes inimigos do cristão: - o mundo, através da sociedade com todas as suas atrações, - Satanás, - e a nossa natureza fraca e pecadora - foram vencidos por Cristo, pelo Seu sacrifício e por isso nós podemos vencer estes inimigos. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 


I São João 5:4. Você tem passado por lutas? angústias? perseguição? fome? nudez? A Bíblia tem uma palavra de conforto para você neste momento: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”. Rom. 8: 35-37. 


5 Quer ser um vitorioso na vida cristã? Sabe como agir para conseguir a vitória? “Quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. 


Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana. 


A alma que se rende a Cristo, torna-se Sua fortaleza, mantida por Ele num revoltoso mundo, e é Seu propósito que nenhuma autoridade seja aí conhecida senão a Sua. Uma alma assim guardada pelos seres celestes, é inexpugnável aos assaltos de Satanás”. (DTN,239). 


Que coisa fantástica é saber que temos um Deus que já nos garantiu a vitória sobre todas as coisas. Mas como você pode conseguir a cada dia vitórias e mais vitórias, o que precisamos fazer: 1. Leitura da Palavra de Deus - Bíblia, há poder em suas páginas, nela encontramos força. 


Cristo diante das tentações, usou a Bíblia para se defender e expulsar o inimigo com suas tentações. Faça você o mesmo, use a palavra de Deus, tire dela poder, energia, respostas para os seus dilemas. 


Pela Bíblia, e unicamente pela Bíblia podemos resistir às tentações. Quando assaltados pelas tentações não olheis as circunstâncias, ou a fraqueza do próprio eu, mas ao poder da palavra de Deus em te conceder poder para vencer. 


2. Conversar com Deus - Oração - Cristo não venceu só porque se apegou à palavra do seu Pai, mas também pela oração. 


Na Sua humanidade Cristo constantemente buscava o poder do céu pela oração. “... e tomando consigo a Pedro, Tiago e João, subiu ao monte para orar”. Luc. 9:28. Em Lucas 6:12, encontramos Jesus orando a noite toda. Cristo venceu pela oração, e pela oração devem vencer os seguidores de Jesus. 


A oração traz ao nosso coração paz, tranquilidade, traz a presença de Deus. A oração remove obstáculos, dá força para vencermos as lutas, para suportarmos as provações. Necessitamos de tempo para meditarmos na palavra de Deus, necessitamos de tempo para conversarmos com Deus. 


Quanto tempo você gasta ao telefone com os seus amigos? Quanto tempo você gasta jogando, passeando com os amigos? 


E agora, quanto tempo você passa conversando com Deus! Experimente reservar algum momento do seu dia para conversar com Deus, conte a Ele suas vitórias, suas tristezas, seus fracassos, e se em algum momento você não souber o que falar, escute, deixe Deus falar com você. 


Reserve um tempo para ser amigo de Deus, esta batalha contra o pecado, as tentações só terão fim quando morrermos ou quando Cristo retornar a esta terra. Portanto, hoje temos que nos apegar a Ele lendo a Sua palavra e orando. 


O segredo da vitória contra as forças que arruínam a alma é estarmos ao lado de Cristo. 


É por meio dos amigos que recebemos ajuda, é por meio de Cristo que receberemos a vitória. Você pode ser um vencedor, você será um vencedor - portanto, seja amigo de Jesus. Você deseja ser um vitorioso também? Deus, ajudará e você será um vencedor.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF