Sermão 30 - Seu maior inimigo

Sermão 30 - Seu maior inimigo


O SEU MAIOR INIMIGO 


INTRODUÇÃO 


Quem é o seu maior inimigo! Você tem inimigos? 


Se não tem inimigos parabéns, pois precisamos verdadeiramente é de amigos. Quando falo em inimigos, não estou me referindo somente a pessoas, não são somente as pessoas que nos ameaçam, que nos preocupam. 


Por exemplo: A pobreza, a miséria, as lutas, guerras, sofrimento, mortes, furacões, crimes, fome, desastres, tudo isto tem se multiplicado nas últimas horas da história deste mundo 


I - QUEM CRIOU AS COISAS RUINS? 


Muitas pessoas perguntam: Por que Deus criou um mundo como este e ainda permite que ele exista? 


Com certeza todos já fizeram a mesma pergunta, mas a Bíblia nos dá a seguinte resposta: - “Viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom”. Gên. 3:31. - “Deus é amor”. I São João 4:8. 


Deus a ninguém tenta e a ninguém castiga, Ele não criou o pecado, nem criou um mundo mau. Mas qual é a causa do sofrimento? O pecado é a causa evidente de todos os problemas. Adão pecou lá no jardim do Éden e a maldição veio sobre toda a humanidade. 


Nas últimas décadas tem aparecido muitas doutrinas e ensinamentos enganosos. Muitos tem ensinado por aí, Deus não existe, o bem e o mal está dentro de você, e você é que determina o bem e o mal. 


Dessa maneira você elimina Deus, e Satanás deixa de ser o culpado pelo pecado. Mas a Bíblia diz: “Pecado é a transgressão da lei de Deus”. Ao desobedecermos as leis de Deus e à vontade de Deus corremos o risco de formular conceitos e teorias que não estão de acordo com a Bíblia. 


II - QUANDO E COM QUEM SE ORIGINOU O PECADO 


A Bíblia diz que Lúcifer, que era o líder de todos os anjos, pecou. Ele era um dos querubins que ficavam junto ao trono de Deus e ocupava uma posição próxima à do Filho de Deus. 


Mesmo assim ele tornou-se um rebelde, “...ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade”. S. João 8:44. Isto indica que ele estava na verdade e a deixou. Ele era perfeito em seu caminho até que a iniquidade se encontrou nele. 


O pecado originou-se com Satanás, um ser criado, cujo nome original foi Lúcifer e o lar original foi o céu. Ele foi lançado para este mundo e está aqui na terra hoje. Ezequiel 28:12-17. “Houve guerra no céu. 


Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor do mundo, sim foi atirado para a Terra e, com ele, os seus anjos”. Apc. 12:7-9. Lúcifer foi criado como uma das mais gloriosas criaturas de Deus. 


 Ezequiel apresentou-o sob o símbolo do rei de Tiro; 


 Isaías fala dele simbolizado no rei de Babilônia. Cheio de sabedoria e perfeito em beleza, tornou-se orgulhoso e insatisfeito. Desejou uma posição mais elevada. Ele desejou ser como Deus, com todas as prerrogativas divinas. 


Inveja ,ciúme e orgulho, o mais sutil de todos os males, se enraizaram em sua mente. Por que Lúcifer pecou? Dar uma razão seria justificar o ato mau, mas Lúcifer poderia receber de Deus o que desejasse, exceto a divindade. 


Assim Lúcifer tornou-se Satanás, o adversário, porque desejou se colocar acima de Deus, desejou ser maior do que Deus. Neste conflito muitos anjos seguiram a Satanás e foram com ele lançados neste mundo. 


III - A POSIÇÃO DE SATANÁS NA TERRA 


“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos”. II Cor. 4:4. Ele apossou-se do domínio do homem quando Adão pecou, por isso é o príncipe deste mundo, mas é também chamado o príncipe dos demônios – Mt.9:34 – 12:24-26. 


Podemos ver o inimigo de Deus atuando hoje nas músicas, filmes, na onda de você ser ecológico, proteção da natureza, a mãe terra e muitas outras filosofias. Ao vencer o homem, Satanás tomou seu lugar de domínio sobre a Terra. 


Ele afirmou claramente sua intenção de dominar este mundo quando disse para Cristo: “Dar-te-ei toda autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou para quem quiser”. Lc.4:6. Jesus não discutiu a afirmação, nem a reconheceu, porque mais tarde, três anos e meio depois Ele morreria no Calvário para com Seu próprio sangue comprar o domínio anterior. 


Graças ao sacrifício de Cristo por mim e por você, Satanás hoje é um ser derrotado, fracassado e se colocarmos a Cristo em primeiro lugar em nossa vida ele não terá domínio sobre nós. O apóstolo Pedro faz uma advertência para todos os cristãos - “O diabo vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. I Pd. 5:8. 


Ele trabalha sem descanso, procurando o máximo possível de almas para o seu reino de trevas, e tem conseguido muitas vitórias porque ele usa vários métodos: 


• Ele engana - Transformou-se em uma serpente para enganar a Eva no jardim. Se transforma em anjo de luz, II Cor. 11:14. 


• Realiza milagres - Apoc. 16:14. Quantos milagres, curas e maravilhas tem sido realizadas. 


• Acusa - Apoc. 12:10. Satanás acusou Deus perante Eva, ele acusou Jó perante Deus. 


Ele tem se aproximado de você dizendo que você não é digno de ser salvo, que Deus não é amor, você é pecador demais e não merece salvação, tem lhe mostrado os seus pecados para desanimá-lo na fé. Ele é acusador. 


• Ele Aflige - Provoca doenças, calamidades, tragédias. Aflige tanto pessoas justas quanto pecadoras. 


IV - COMO VENCER O INIMIGO 


“Eles, pois venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra e do testemunho que deram”. Ap. 12:11. Esta é a descrição dos salvos, dos vencedores. “Graças a Deus que nos dá vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 


Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, o vosso trabalho não será vão”. I Cor. 15:57, 58. 


O seu maior inimigo é Satanás e seus anjos com todos os seus enganos e mentiras, foi expulso do céu, tentou Ter o Domínio desta terra, mas Jesus veio para nos resgatar. 


Portanto tenha a certeza de uma coisa, você será derrotado só se você quiser, porque Cristo já nos garantiu a vitória por meio da cruz. Muitos tem dito, mas a salvação é algo muito difícil. 


É difícil e será difícil para aqueles que tentam alcançá-la sozinhos. Lembre-se o seu maior inimigo é um ser derrotado, fracassado e você tem um Deus poderoso, vencedor ao seu lado. 


Não permita que o desânimo tome conta de sua vida, sede firmes, inabaláveis, porque a sua vida dedicada a Deus não será em vão, e a recompensa será a eternidade. Lute, vá em frente, e você alcançará muitas vitórias. Que Deus o abençoe


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF