Sermão 29 - O que é Oração

Sermao O que é Oração


O QUE É ORAÇÃO 


Se fossemos perguntar, “o que é oração”, a maioria diria: “Orar é rogar de Deus bênçãos, cuidado, etc”. 


I) ORAÇÃO: 


“É uma palavra dirigida à alguém”. “Voltar-se para Deus”. 


 A - Qual foi o exemplo d Davi? “Atí Senhor, levanto a minha alma”. Sal. 25:1 


 Orar é: Desejar que o Senhor contemple nossa vida; Desejar que a santidade do Senhor repouse sobre nós; Orar é oferecer uma oportunidade à Deus, para que Ele faça em nós aquilo que Ele tanto deseja realizar. 


 B - Um velho místico judeu disse: “Oração é o momento em que os céus e a terra se beijam”. 


Na mente de algumas pessoas a oração é algo de que lançamos mãos nas horas de emergência. 


 - Orar é comungar com Deus. 


 A mais elevada consequência da oração não é ficarmos livres do mal, nem obtermos aquilo que desejamos, mas conhecermos à Deus. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. S. João,17: 3. 


 C - Maomé certa vez disse: Existem três níveis da oração. 


 1 - O mais inferior é a oração expressa pelos lábios. 


 2 - O segundo ocorre quando, por um esforço da vontade, conseguimos fixar o pensamento nas coisas divinas. 


 3- O terceiro é aquele em que a alma tem dificuldade de se afastar de Deus. A Bíblia nos diz que devemos pedir, mas não é só pedir, pois a oração proporciona condições para alcançarmos um novo estágio com Deus, pois orar, também é adorar ao Senhor. 


II) Como Deus avalia a oração? 


A oração é avaliada não em termos de tempo, mas de intensidade.


A oração não é dada como um fardo que temos que carregar, ou como uma tarefa cansativa que temos que cumprir; mas deve-se constituir um gozo e poder ilimitados. 


 A posição que tomamos para orar é irrelevante. Deus nos ouvirá ajoelhados, de pé, assentados, caminhando ou trabalhando. Para alguns é bom e confortável passar à noite em oração, ou então levantar de madrugada para orar, mas, para outros, este já é um grande problema. 


Lembrem-se que nossas orações não são avaliadas pelas horas que passamos conversando com o Senhor, e sim pelas vezes que comungamos com Ele de todo o coração. “Orai sem cessar”. Tessalonicenses 5:17. 


 Devemos orar sempre, sem esmorecer. Davi orava de manhã, a tarde e a noite, isto não quer dizer que este é o exemplo a ser seguido, mas que Davi tinha o hábito de orar e nós também devemos ter o mesmo hábito. Uma vida de oração é que Deus espera que apresentemos. 


 “A oração é um sinal de vida espiritual”. Nossa espiritualidade e produtividade na obra do Senhor, estarão sempre em proporção direta com a consistência de nossas orações. 


 Se temos falhado neste ponto, é o momento de tomarmos a seguinte decisão: “Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai e lhe direi”. Lucas 15:18. Ir ter com o Pai, falar com o Pai, eis a nossa maior necessidade. 


Conclusão: 


 “A oração é uma necessidade, pois é a vida da alma”. Educação 258. “Lembrai-vos de que a oração é a fonte de vossa fortaleza”. My Life Today 31. 


 “A oração é a respiração da alma, é o segredo do poder espiritual”. Ob. Evang. 255. “Eu porem faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável”. Salmos 65:13.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF