Sermão 32 - Expectativas de perfeição

Sermão 32 - Expectativas de perfeição

EXPECTATIVAS DE PERFEIÇÃO 


De acordo com o pesquisador Earl Nightingale, um estudo indica que as pessoas se preocupam com as seguintes coisas, nestas porcentagens: 


◼ Coisas que nunca acontecem - 40% 


◼ Coisas do passado que não podem ser mudadas - 30% 


◼ Preocupações desnecessárias com a saúde - 12% 


◼ Várias preocupações insignificantes - 10% 


◼ Preocupações reais e legítimas - 8% 


Desde que a preocupação não nos ajuda, vamos verificar seis maneiras possíveis para eliminar esse ladrão de tempo e eficiência. 


 1 - Pense em como o motivo de sua preocupação talvez não seja tão grande, afinal de contas. 


 2 - Aproprie-se de Romanos 8:28 


 3 - Decida não se preocupar. 


 4 - Pense em soluções. 


 5 - Aceite o que não pode ser mudado. 


 6 - Tenha prioridades santas. Vamos examinar essas soluções uma de cada vez. 


A - Pense em como o motivo de sua preocupação talvez não seja tão grande. 


Bill Gothard, diz que quando estamos preocupados, devemos pensar na pior coisa que poderia acontecer, e depois nos motivos pelos quais isso não seria tão mau assim, afinal de contas funciona. 


Nossa preocupação em geral não tem fundamento de fato ou verdade; enfrentando então o que tememos, podemos vencê-lo. A seguir podemos fazer um plano definitivo de ação no caso de a tragédia acontecer realmente.


B - Aproprie-se de Romanos 8:28 


 Esta é outra maneira de se afastar a preocupação, pois a palavra Deus assim nos diz: “E sabemos que tudo quanto nos acontece está operando para o nosso próprio bem, se amarmos a Deus e estivermos nos ajustando aos planos dele. (Bíblia Viva). 


 Se Deus permite que a situação com a qual nos preocupamos aconteça, Ele fará uso dela e podemos louva-lo por isso. Não devemos esquecer, porém, que este versículo tem um qualificador: Todas as coisas acontecem para o bem somente dos que amam a Deus e estão obedecendo aos seus planos. 


Deus promete a essas pessoas que alguma coisa boa sempre acontecerá, mesmo a partir de sua situação desagradável. Verna Birkey diz: “Deus é o controlador abençoado de todas as coisas”. Lembremo-nos que o amor de Deus filtra tudo aquilo que não for para o meu melhor interesse. 


Isso não significa que jamais terei de enfrentar circunstâncias negativas, mas que Deus usará o que tiver permitido, seja bom ou mau. 


C - Decida não se preocupar. Assim como podemos transformar a conversa interior negativa em uma boa auto-imagem, podemos também decidir não nos preocupar. 


Os mesmos princípios de II Coríntios 10:5 aplicam-se a ambos os casos. “levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo”.


Filipenses 4: 6,7 nos exorta: “Não andeis ansiosos (preocupados) de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidos diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ação de graça. 


E a paz de Deus, que exceda todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. Quando oramos e confiamos na ajuda de Deus, e sua paz irá fortalecer-nos para rejeitar as preocupações. 


D - Pense em soluções. Em vez de enfocar nossas preocupações, precisamos pensar em soluções. Devemos listar todas as nossas preocupações e ansiedades e depois fazer uma lista de possíveis soluções. 


Em geral, só o fato de identificá-los, especialmente no papel, irá ajudar-nos a perceber que elas não são tão ruins quanto imaginávamos. 


A seguir podemos começar a trabalhar ativamente nas soluções. 


E - Aceite o que não pode ser mudado. A preocupação concentra-se naquelas coisas que não podemos mudar e impele-nos a fazer algo a respeito. 


◼ A preocupação diz que seremos felizes se mudarmos nosso cônjuge. 


◼ A ansiedade sugere que vamos falir se o provedor da família não obtiver aquele aumento. 


◼ Ela também nos diz que nossos amigos não nos aceitarão a não ser que mudemos para uma casa maior. E assim por diante. Muitas coisas na vida estão além de nosso poder. 


Mas alguém pode mudar as coisas e devemos então deixá-las para Jesus. A oração de Reinhold Niebuhe pode ajudar-nos neste sentido: “Deus, dá-nos graça para aceitar com sinceridade as coisas que não pdem ser mudadas, coragem para mudar as que devem ser mudadas, e sabedoria para distinguir uma da outra”.


Confiar em Deus eliminará parte do stress em nossa vida. F - Tenha prioridades santas. Em Mateus 6:28 - 34, Jesus disse para não nos preocuparmos com as coisas materiais e mundanas da nossa vida, lembrando que Deus cuida até dos pássaros e das flores, e somos mais importantes para o Senhor do que eles. 


O que é realmente importante, o que deveria inquietar-nos. São os verdadeiros valores da vida. Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça. Uma vez que façamos isto, Ele promete suprir todas as nossas necessidades. 


Um de nossos problemas, entretanto, é que nem sempre concordamos com Deus sobre quais são as nossas verdadeiras necessidades. Devemos adquirir o ponto de vista de Deus. 


 O verso 34 nos diz para ter a prioridade certa de viver um dia de cada vez. “Portanto, não vós inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. 


Isso não significa que não devemos estabelecer alvos, mas que devemos enfatizar o presente e gozar cada dia ao máximo, sem nos preocupar com o que está do outro lado da esquina. 


 Deus quer que realmente tenhamos vida abundante. Roubamos a nós mesmos essa alegria quando nos demoramos no passado, que não pode ser mudado, e no futuro, sobre o qual podemos depender de Deus para cuidar. 


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF