Sermão 26 - O poder do elogio

Sermao o poder do elogio

 

PODER DO ELOGIO 


I - Desenvolvendo o pensar do outro. Nenhum casamento pode ser bem-sucedido se cada cônjuge insiste em estar no centro do palco. Conscientemente olhar pelo bem-estar primeiro do outro capacita a abreviar-nos um para o outro. 


Chamamos isso de ter o senso de “pensar no outro”. Pensar no outro envolve um princípio bíblico básico. 


O apóstolo Paulo insiste para que todos os cristãos “amem uns aos outros com afeição fraternal e gostam de honrar um ao outro”. Rom. 12:10. 


- Em Efésios, ele descreve este preceito mediante o amor matrimonial: “Os maridos devem amar suas esposas como a seus próprios corpos... pois nenhum homem odeia a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida, como Cristo o fez com a igreja”. Ef. 5:28,29. 


Um senso de pensar no outro é absolutamente necessário para um relacionamento matrimonial saudável. Mas para casais que vivem correndo, o pensar no outro deve ser difícil de cultivar. 


Estar centrado no próprio eu só trás mais pressão a um relacionamento já desgastado. Contudo, o pensar no outro - reduz fricção que resulta, quando se permanece servindo a si mesmo. 


II - Qualidades altruístas do elogio. 


A habilidade da águia de planar no céu é mais do que uma metáfora bíblica. As bênçãos espirituais e físicas se originam “nos lugares celestiais”. 


O voo da águia sugere o maravilhoso poder do elogio de que nos eleva para além de nossas tensões e para dentro da atmosfera de bênçãos abundantes à Deus. O elogio é o espírito e a alma da criação. 


É a expressão natural do amor. O elogio primeiro a Deus e depois a nosso cônjuge, também oferece outros benefícios redentores de tensão para o casamento. Ele abre canais de comunicação, constrói unidade e harmonia, intensifica a autoestima de nosso cônjuge e dá energia ao companheirismo. 


1. O Elogio Abre Canais de Comunicação 


Para fruir livremente, os canais da comunicação tem que ser limpos de suas obstruções. Habilidade, medo, orgulho, dúvida, suspeita; tudo isso fecha o caminho. 


O elogio destrói essas barreiras. Nunca deveríamos falar negativamente sobre nosso cônjuge em público. Concentrando-se nas áreas positivas de nosso cônjuge, por outro lado, mantém os canais de comunicação abertos. O elogio encoraja esta reação. 


2. O Elogio Constrói a Unidade e a Harmonia Uma vida de elogio nos ajuda a trazer unidade e harmonia ao relacionamento matrimonial, preparando o nosso coração para um relacionamento mais íntimo e profundo de um para com o outro. 


As divisões entre nós desaparece e a paz é restaurada, quando expressamos apreço regularmente um ao outro. 


A razão é simples. O agradecimento transforma nossas disposições negativas em atitudes positivas. 


Não podemos realmente mostrar gratidão pela forma como nosso companheiro enriquece nossa vida, e então, criticá-lo pelas irritações em nosso casamento. 


O elogio nos encoraja a cuidar um do outro, a focalizar as coisas positivas do relacionamento, fortalecendo, assim, nosso vínculo matrimonial. 


3. O Elogio Intensifica a Autoestima do Nosso Cônjuge. Sustentando um ao outro por meio do elogio, criamos atitudes positivas e alegres que constrói a autoestima. 


O elogio genuíno sempre levanta aqueles que estão ao nosso redor. 


4. O Elogio Dá Energia ao Companheirismo. 


O elogio a Deus dá energia a nosso relacionamento com o Pai Celestial. Leva a fé a Seu trono , envolve nossas orações com esplendor, faz os milagres acontecerem, e nos eleva para o plano sobrenatural onde satanás não pode entrar. 


De uma forma similar, o elogio ao nosso cônjuge dá energia ao nosso companheirismo sustentando nossa coragem nas circunstâncias de tensão. 


O elogio é contagiante. Ele cria um relacionamento dinâmico, e nesta atmosfera, encontramos cura para as feridas emocionais, oportunidade para o crescimento pessoal e íntimo. 


Sem um estilo de vida de elogio, um casal não pode esperar permanecer unido. Sua falta de apreço mútuo os separará , especialmente durante um período de tensão. 


III - Como desenvolver uma vida de elogio. 


Desenvolver um estilo de vida de elogio não é uma tarefa fácil. Não só enfrentaremos a resistência de satanás (pois ele nos fará lembrar de coisas negativas em relação ao nosso cônjuge) mas os nossos próprios sentimentos podem se tornar um obstáculo. 


Fazer do elogio uma parte de nosso estilo de vida é um ato de vontade. Não podemos descansar nos sentimentos; precisamos determinar, conscientemente, adotar um padrão de apreço. 


Tudo se resume nisto: podemos decidir ser críticos ou podemos escolher ser pessoas que elogiam. Três passos práticos que você deve dar para fazer do elogio um estilo de vida e reduzir a tensão de seu casamento. 


1. Encontre qualidades que sejam dignas de serem elogiadas. Se você é uma pessoa basicamente dirigida para ver as qualidades negativas de seu cônjuge, isto vai ser difícil. Que qualidades são estas? 


◼ Seu cônjuge é: 


A . Fiel trabalhador 


B. Cozinheira de mão cheia 


3. Seu cônjuge está bonito hoje 


4. Pessoa atenciosa, bondosa 


5. Carinhosa, pronto em auxiliar 


6. Bom pai ou boa mãe Olhe para essas qualidades, pense nas mesmas, e deixe que elas superem qualquer tensão de criticar ou arrasar. 


2. Mostre gratidão regularmente. Quanto tempo seu cônjuge espera entre um elogio e outro? 


Quantas vezes você negligenciou mostrar apreço por algo gentil que ele ou ela tenha feito a você? 


Não são poucas as vezes que pensamos que nosso mais importante amigo terreno - nosso cônjuge - não fez nada mais do que sua obrigação, e por isso não elogiamos. 


Lembre-se, seu companheiro(a) é a pessoa mais importante da sua vida. Provavelmente você vai viver mais que com seus pais. Seus filhos daqui a pouco, sairão de casa, construirão suas famílias, e vocês, como ficarão? 


Por isso, tomem a decisão de desfrutarem seu relacionamento. Sejam criativos na maneira de mostrar gratidão um ao outro. 


3. Ofereça um sacrifício de elogio. Algumas vezes o elogio pede um sacrifício. O apóstolo Paulo admoesta: “Por Ele (Jesus Cristo), vamos, continuamente oferecer um sacrifício de louvor a Deus, ou seja, o fruto dos nossos lábios, agradecendo pelo Seu nome”. Heb. 13:15. 


Amigos, isso também se aplica ao nosso casamento. Muitos cônjuges se elogiam apenas quando é conveniente ou quando as coisas andam bem. Mas o elogio significa muito mais quando é oferecido durante horas difíceis - quando estamos tristes, sofrendo dor, experimentando a solidão; enquanto estamos no meio de uma circunstância de tensão arrasadora. 


Está escrito nas Escrituras que Deus ordenou ao povo de Israel, que trouxesse o melhor de seu gado ou ovelhas ao Seu altar para sacrifício. A oferta tinha que custar ao penitente sua escolha, boi ou cordeiro.


O animal a ser sacrificado não podia ter nenhum defeito. Lev. 22:21. Este princípio também é verdadeiro em relação ao elogio. A menos que nossa oferta nos custe alguma coisa, não é um sacrifício. 


O elogio que nasce sacrificalmente do interior do nosso ser agrada a Deus e enriquece nosso casamento. 


CONCLUSÃO: 


Muitos casais que vivem na correria querem saber para onde foi sua intimidade. Geralmente, a pressão normal no seu mundo é aumentada pela ansiedade do “Nós não nos comunicamos mais. 


Você está enrolado com o que está fazendo, que parece não se importar mais comigo. Eu também não vou ficar aqui”. Talvez você tenha se sentido assim no seu casamento. 


Como um redutor de tensão, o elogio nada mais é que o primeiro passo para estabelecer e manter a intimidade. Para Reflexão, Discussão e Ação. “O elogio é a expressão natural do amor”. Encontre cinco coisas dignas de serem elogiadas no seu cônjuge e compartilhe-as. 


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas