Sermão 27 - Perigos da infidelidade

sermao perigos da infidelidade

 

INFIDELIDADE 


Que é infidelidade? Segundo uma definição bem ampla, infidelidade é qualquer coisa que roube a afeição que um cônjuge nutre pelo outro. Provérbios 5:7 - 12. 


Quando uma pessoa se casa com alguém a quem a ama, promete, “resguardar-se única e exclusivamente para seu cônjuge enquanto ambos viverem”. 


Mas quando a infidelidade sexual se apresenta na vida conjugal, proporciona um desequilíbrio a vida familiar. Infelizmente, todos estamos sujeitos a tornarmo-nos infiéis a nossos cônjuges. 


Todos nós alimentamos paixões, todos nós dispomos de uma mente, todos nós temos vontade. Todos nós achamos determinadas pessoas do sexo oposto muito atraentes; e o casamento não elimina essa atração. Nossas paixões ainda nos sussurram: “Seria fantástico manter um caso amoroso”. 


A mente acrescenta: “Vou pensar nessa ideia por algum tempo”. Em seguida vem a vontade e empurra: “O que é que você está esperando? Vá em frente!”. 


I - A Infidelidade Começa na Mente. 


“Guarda-te que não haja pensamento vil em seu coração...” Deut. 15:9. A infidelidade começa na mente, com o fascinante passatempo chamado fantasia. 


Tem se dito que a vitória ou derrota começam na mente. Tratando-se de apetites apaixonados, essa afirmativa é plenamente verdadeira. Se você está tendo problema nesta área, pare um momento e responda a seguinte pergunta: “Quem é que tem ocupado suas fantasias ultimamente?” 


Antes de começar a desenterrar seus pensamentos mais remotamente escondidos, não se sinta culpado a respeito das coisas que você não pode controlar. Pensamentos lascivos podem surgir na mente de qualquer pessoa, a qualquer momento. 


Sem prévio aviso e sem permissão. As pessoas simplesmente não conseguem controlar aquilo que se lhes penetra na cabeça, contudo, todos nós podemos controlar o que haveremos de fazer com os pensamentos que nos acodem. Você tem duas opções à sua escolha, diante de cada pensamento que penetrar em sua mente: Segura-lo e alimentá-lo, ou expulsá-lo. 


Os pensamentos injuriosos são relativamente inofensivos se expulsos imediatamente. Só se tornam perigosos quando escolhidos e aconchegados. É como diz o velho provérbio: “Você não pode evitar que os pássaros voem por cima de sua cabeça, , mas pode evitar que façam ninho em seus cabelos”. 


O processo de tomada de decisão é o mesmo no que concerne a um caso extra matrimonial. Tudo começa na mente. É preciso, portanto, que aprendamos a lidar com nossos pensamentos no mesmo instante em que penetram em nossa mente - antes de se acomodarem. 


Quanto mais tempo forem embalados, tanto mais acostumados ficaremos com eles. Quantos mais acostumados estivermos com eles, tanto mais difícil será expulsá-los. 


II - Pensamentos Tentadores. 


Você já percebeu que quanto mais energicamente tenta não pensar em algo, tanto mais você é levado a pensar nessa coisa? 


É por essa razão que você não deve, jamais deixar um vácuo em sua mente. Quando expulsar um pensamento lascivo, substitua-o imediatamente por um sadio. Diga a você mesmo: “Recuso-me a pensar nisso. 


Pelo contrário, vou pensar nesta outra coisa”. Procure pensar em coisas puras. Pense em seu cônjuge. Esqueça-se das brigas passadas. ( É nesta hora que o inimigo muitas vezes, coloca pensamentos com relação a outra pessoa, ou até mesmo, coloca outra pessoa em nossa vida). 


Em vez disso, ponha na cabeça apenas pensamentos positivos. Volte, se necessário, para os dias de namoro, e faça uma lista mental das características e atributos pessoais da pessoa amada. 


Relembre alguma das experiências gostosas que vocês desfrutaram juntos. Pense até mesmo em alguma coisa que você poderia fazer hoje, ao seu cônjuge, para mostrar-lhe o quanto o ama. Dizem-nos os médicos que a nossa mente só pode focalizar um pensamento de cada vez, numa fração de tempo. 


Presumindo-se que isso seja verdade, se você estiver pensando nas virtudes do cônjuge, não há possibilidade de você pensar noutra coisa qualquer, pelo menos esse momento. Pratique essa disciplina durante o tempo necessário, e você ganhará a batalha em sua mente contra os pensamentos negativos. 


Por outro lado, ao negligenciar essa disciplina, você acabará tomando iniciativas e pequenas providências partindo de um pensamento que abrigou, culminando numa ação indigna. Os passos que nos conduzem do pensamento à ação costumam ser muito sutis. 


No que concerne a infidelidade, o pensamento penetra sedutoramente, é acariciado sutilmente e converte-se em ação rapidamente. A melhor fase para interromper essa progressão sedutora é no primeiro indício de tentação. 


III - Os Dramas da Infidelidade. A infidelidade se faz acompanhar de alguns dramas e desgraças. 


1. Culpa Há o drama da culpa. Esse sentimento alucinante que se seguirá você por toda a parte, e especialmente em seu quarto, e na intimidade de seu relacionamento matrimonial. 


2. O Sentimento de Ter Sido Usado. Há o drama de se sentir usado, não por quem você é, mas pelo seu companheiro sexual quis obter de você. E sentimentos aparecerão em ocasiões inesperadas, perturbando-o como espinhos torturantes de um desgosto sempre crescente. 


3. O Risco de Ser Descoberto. Há ainda o drama da descoberta inesperada. Ouvimos falar de um casal que julgavam que seus encontros eram confidenciais. A esposa levava o marido na fábrica onde trabalhava, todas as manhãs. 


Em seguida, ela se encontrava com seu amante, que trabalhava no turno da noite. Não sabemos porque decidiram praticar sexo no próprio carro da mulher. Certa manhã, enquanto estavam abraçados, com muito apetite passional, o amante deslocou as costas. Ele não podia mexer-se. 


Tampouco a esposa infiel podia mexer-se. Depois de bater bastante numa janela, ela finalmente atraiu a atenção de um transeunte. Não sabemos como ela explicou a situação. 


Sabemos que aquele transeunte correu para o telefone mais a mão e, como resultado, aquilo que começara como um encontro clandestino secreto, terminou como espetáculo coroado de “flashes” de fotógrafos, sirenes de polícia, e duas pessoas terrivelmente embaraçadas. 


Este acontecimento prova a verdade das palavras da Bíblia: “Sabeis que o vosso pecado há de achar”. Números 32:23. 


De um jeito ou de outro, mais cedo ou mais tarde, aqui ou ali. 


4. Insaciabilidade. 


Há mais um drama da infidelidade ainda, o da frustração da insaciabilidade. As pessoas que não estão satisfeitas sexualmente no âmbito do casamento, raramente encontram satisfação fora dele. 


Eis a razão porque aqueles que decidem ser infiéis frequentemente passam de um amante para outro, e depois outro , e outro mais. Se hoje alguém promete abandonar seu cônjuge, ou amante, para ficar com você, faça um favor a você mesmo. 


Pare um pouco e pergunte: “Que garantia tenho de que não serei deixado por outro amante?”. Não há nenhuma segurança na infidelidade. 


5. Repercussão. Quando o seu caso for exposto ao público - e provavelmente será - quantas vidas sofrerão por causa do seu pecado? A infidelidade é como uma pedra atirada nas águas de uma plácida lagoa. 


Os círculos vão crescendo, ficando cada vez maiores, até chegar à margem oposta. Todas as pessoas que conhecem você, ou sabem algo a seu respeito, serão afetadas de alguma forma pela sua infidelidade. Seu cônjuge é quem sofrerá mais. 


Sentir-se-á arrebentado, esmagado pela sua traição, ferido pela sua quebra de confiança. Seus filhos também sofrerão, especialmente se a sua infidelidade levar ao divórcio. Há outros, ainda, em quem talvez você não tenha pensado. Que será de seus pais, seus parentes, seus amigos, seus colegas de profissão, seus vizinhos? 


Que será de seu bom nome diante da comunidade ou igreja? O que as pessoas vão pensar do que você fez? Lembre-se: “Ninguém é uma ilha”. Aquilo que fizemos influencia muitas vidas. 


Muitas vezes só pensamos no momento, no prazer, e nos esquecemos das consequências. IV - Padrão de Deus. Há mais uma pergunta ainda a ser feita. Para o crente é a pergunta mais importante de todas: “Que é que Deus vai pensar de mim se eu tiver um caso?”. 


Os que se casam na igreja assumem um voto diante de Deus e de algumas testemunhas, segundo o qual hão de ser fiéis ao seu cônjuge enquanto viverem. Você agora está prestes a quebrar o voto. 


O relacionamento sexual é de tal ordem que, pelo desígnio de Deus, ele enlaça e une duas pessoas de modo que muda seu relacionamento, não podendo desfazer-se. Que é que Deus pensa a respeito de alguém que está tentando “separar” aquilo que Ele uniu? Lembre-se que um dos princípios que Deus outorgou ao seu povo, para o próprio bem, diz o seguinte: “Não adulterarás” Êxodo 20:14. 


A infidelidade jamais estará ao lado do direito, não importando como possa ser racionalizado, considere os fatos como são, na realidade, e pare de brincar com um perigo cujos riscos são altíssimos. 


V - Lutando Pela Restauração. 


Quando duas pessoas se unem com o propósito de alimentar seu ego, haverá encrencas desde o início. Cada cônjuge fará o que bem entender, como bem entender, desconsiderando os prováveis efeitos sobre o outro cônjuge. 


Inúmeros casamentos rompem-se aqui: dois egoístas querem receber, não querem dar. Quando o casamento funciona como deve, o resultado é um tremendo senso de auto realização. 


Entretanto, tal bênção advém não porque a estamos buscando para nós , mas por que estamos trabalhando no sentido de concedê-la a nosso cônjuge. Um sábio do passado deixou-nos o conselho cheio de sabedoria ao dizer: “É dando que recebemos”. 


Você acaba recebendo, quando vive a fim de dar. Quando você vive a fim de receber, arrisca-se a nada receber - pelo menos não receberá coisas de valor permanente. A melhor maneira de combater a infidelidade é manter uma perspectiva sadia e forte respeito do nosso cônjuge, em vez de uma preocupação sadia e forte a nosso respeito. Provérbios 5:15,18. 


A base de todo o bom relacionamento são as pessoas - não as boas nem as más obras - mas as pessoas. Ame o seu cônjuge pelo que ele é, e não pare de amá-lo pelo que ele fizer, ou deixe de fazer. 


Quando um casal vive junto durante muito tempo, há a tendência de cada um pensar que o outro aceita tudo tranquilamente. Você diz coisas que não dizia e faz coisas que não faria se fossem recém casados. 


Quando vocês se casaram, o relacionamento estava começando, era cheio de viço; agora, você mesmo acha que está ficando seco e frio. Naquela ocasião seu cônjuge era jovem; agora, ele começa a mostrar os sinais da maturidade. Não se esqueça que o mesmo está acontecendo com você, você também está envelhecendo. 


Lutar contra infidelidade requer, sacrifício, requer estar presente quando for necessário, , lembrando ao seu cônjuge os sucessos do passado e a experiência de uma vida toda juntos , tudo quanto cooperou para fazer de seu casamento o que é. Esforcem-se para construir a autoestima um do outro. Aceitem-se como são e alegrem-se por poder edificar sobre essa base. 


CONCLUSÃO: 


A melhor maneira de você lidar com a infidelidade, entretanto, é decidir por si mesmo, em primeiro lugar, que ela não ocorrerá. Assim você não estará predisposto a ela. 


Se a tentação sobrevier - e ela sobrevirá, com certeza - pois todos nós não estamos livres - esteja pronto, preparado para repeli-la e fugir. 


Siga o exemplo de José. Gên. 39:9 “... como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?”. Pense em Deus, dirija-se a Ele com as suas lutas e problemas, pois só Ele será capaz de ajudá-lo. 


PASSOS PARA RESISTIR A INFIDELIDADE 


1. Decidir que ela não ocorrerá. 


2. Estar pronto para repeli-la e fugir se ela vier. 


3. Pense em Deus. 


4. Dirija-se a Ele com suas lutas e problemas. 


Lembre-se: “Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor...” Provérbios 5:21.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas