Sermão 24 - O resgate dramático

Sermão 24 - O resgate dramático


O DRAMÁTICO RESGATE 


INTRODUÇÃO: 


Há alguns meses o país foi surpreendido quando os canais de televisão começaram a divulgar o sequestro do irmão de um dos cantores de música sertaneja. 


Quanta angústia aquela família passou, vários dias sem nenhuma notícia do filho, do irmão. Tenho a certeza de que, quando você acompanhou este sequestro, também ficou chocado, triste, e se perguntando: 


➢ Porque existem pessoas más! 


➢ Porque algumas pessoas pagam o preço dando a própria vida para salvar outras! 


➢ Porque existe sequestro! 


➢ Qual é a solução para um sequestro! 


I - O RESGATE 


Um sequestro sempre exige um resgate. 


O que é resgate? É o preço a ser pago pela liberdade do objeto sequestrado. Resgate é o ato de libertar mediante o pagamento de determinada importância. Resgatar é adquirir de novo aquilo que nos pertencia. 

 

Uma outra tradução diz que resgatar é libertar da escravidão, do inimigo de Deus. Deus não podia conviver com a idéia de viver sem este mundo voltando a pertencer a Ele. 


Ele não podia ver o sofrimento nosso sem tomar providências. Deus não quer viver separado de você, Ele quer você de volta. Ele veio pagar o preço do resgate. Este mundo foi criado por Deus e para Deus. Foi criado para honra e glória do Criador. 


Este mundo caiu vítima do ardil do príncipe das trevas. 


II - O PREÇO DO RESGATE 


Para resgatar o irmão deste dois cantores, uma soma considerável de dinheiro estava sendo exigida. 


Para cada sequestro é colocado um preço, depende das condições financeiras da família do sequestrado. Quanto custou o resgate deste planeta? 


Quanto custou o resgate de cada um dos habitantes deste planeta? 


Será que toda a fortuna de Bill Gates, ou os milhões de dólares que o Ronaldinho ganha seriam suficientes para pagar o nosso resgate? 


 Vamos ler – Salmos 49:7,8. 


Vejam só, todo o ouro e a prata do mundo são insuficientes para alcançar o total exigido por Satanás para libertar seus cativos. Ainda não foi produzido um computador que pudesse computar o preço do resgate deste mundo e de seus habitantes. 


O valor que você possui diante de Deus excede à computação finita. Os seqüestrados são filhos do Rei do Universo, e Ele não quer perdê-los. 


III - COMO SOLUCIONAR O IMPASSE 


Deus responsabilizou-se pelo produto de suas mãos, manifestou amor, sofreu angústia pelos seus filhos sequestrados na mão de um inimigo. O grande amor de Deus está expresso em São João 3:16 - Deus amou tanto este mundo com seus filhos que deu o seu único Filho. O Filho foi a grande arma de Deus. Quando amamos, damos, e foi isto que Deus fez. 


a) Jesus veio como a solução. Trouxe um cheque em branco, e assinaria se fosse preciso com sangue. Veio autorizado a pagar o preço qualquer que fosse - Marcos 10:45. 

b) Nada seria poupado, coisa alguma seria retida. O céu inteiro seria dado se preciso fosse como resgate, porque Deus ama você. O amor de Deus é infinito, não podemos compreender tamanha determinação da parte de Deus em resgatar-nos. A eternidade será curta demais para estudarmos a grandeza do amor do amor divino. 


IV - QUAL O VERDADEIRO PREÇO? 


I São Pedro 1:18,19 e 2:24. O preço pago foi a morte de Cristo, foi o seu sangue derramado, sangue do Cordeiro de Deus. 


a) Por que sangue? “O salário do pecado é a morte”. 


O pecador deve morrer, mas o sangue de Jesus veio para nos dar vida, porque “sem derramamento de sangue não há perdão de pecados”. 


b) Jesus veio e tratou do resgate com Satanás. Aqui estou disse Jesus. Quero meu mundo de vota. Você enganou Eva, você mentiu para ela. Você atribuiu virtudes inexistentes ao fruto proibido. Eu vim receber de volta o mundo que eu criei. 

 c) Disse Satanás: é meu, sou o príncipe deste mundo, o príncipe deles. Eu não entrego, todos são meus. 


- Não, disse Jesus, eu quero de volta. 


- Satanás disse: Bem se você pagar o preço eu devolvo o mundo, se você pagar o resgate eu devolvo. 


d) Qual é o preço, pergunta Jesus. Bem, eu entrego por quase nada, se você tomar uma cerveja comigo, eu te entrego. Não, disse Jesus. Que tal cigarro? Não, disse Jesus. Vem comigo, entra aqui, é uma danceteria famosa, é um lugar demais. Não, disse Jesus. 


e) Qual é o preço? Você vai pagar caro, diz Satanás. 


Quanto é? 


➢ Você vai ser traído por Judas- Aceito 


➢ Seus discípulos vão fugir - Aceito 


➢ Vou lhe expor ao ridículo - Aceito 


➢ Vai ser amarrado - Aceito 


➢ Vai ser chicoteado - Aceito 


➢ Vai ser esbofeteado - Aceito 


➢ Vão cuspir em seu rosto - Aceito 


➢ Terá uma coroa de espinhos - Aceito 


➢ Vão lhe trocar por Barrabás - Aceito 


➢ Será crucificado entre dois ladrões - Aceito 


➢ Derramará seu sangue na cruz- Aceito  Negócio fechado, disse Jesus. 


Eu vim autorizado para pagar o preço. Onde vou Ter de pagar o preço? São João 19:17 


- O lugar se chama Calvário. Jesus foi ao Calvário pagar o preço. O pecado faz separação de Deus, Jesus sentiu o que sentirá o pecador ao rejeitá-lo. 


Por isso Ele clamou: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” Morrendo, pagando o preço do resgate por este mundo, Jesus orava; “Pai, perdoa-lhes”. Pai, pode começar a perdoar, eu paguei o preço. Há uma única coisa que Deus nunca pode deixar de fazer, você sabe o que é? 


Deus nunca pode deixar de perdoar a um sincero e arrependido pecador. Sabe por que? Porque o preço já está pago. 


V - QUE POSSO FAZER? 


a) Permitir a Jesus assentar-se no trono de nossa vida. Satanás e Jesus disputam a nossa vida. 


A quem você permitirá que saia vitorioso! 


b) Lucas 22:3; S. João 13:27; 13:2 - fala de um homem que deu o coração a Satanás. 


Quando entregamos a nossa vida a Satanás, cometemos coisas horríveis aos olhos de Deus. 


c) Deus nesse momento pede: Filho meu, dá-me o teu coração. 


A quem você está entregando o teu coração: A 2 ou 3 rapazes, ou a 3 ou 4 moças! A quem estamos dispostos a entregar o trono de nossa vida? 


CONCLUSÃO: 


Jesus faz um convite a você, o mais bonito convite encontrado na Bíblia. Apocalipse 3:20. (ler). Jesus está neste momento batendo à porta do seu coração, Ele não invade a sua vida, Ele não tira a sua privacidade, primeiro bate, e espera. Estou à porta e bato. 


Está você sentindo o toque da minha mão ferida? Eu paguei o seu resgate, para você não ficar confinado neste mundo de pecado. Se você abrir o seu coração, eu vou entrar, ficarei com você para sempre. Um menino queria muito um barco para brincar na praia do mar. 


Trabalhou, comprou e com suas mãos confeccionou um barco. Amarrou um fio foi brincar no mar. Quão contente estava. Um dia de vento muito forte e de ondas bravias, o menino brincava. O barco foi levado fortemente pelas ondas, tomando-lhe o fio das mãos. O menino chorava muito. 


Nunca mais viu seu barquinho. Um dia, indo à cidade, viu em uma vitrine um barco, parou, olhou; olhou de novo e disse: é ele, é meu barquinho. Entrou e disse ao gerente: - este barco é meu, eu o fiz. Não, disse o gerente. Se você quiser vai Ter de pagar trinta reais por ele. 


O menino voltou para casa. Trabalhou limpando jardim, ganhando dinheiro. Um dia, contou as moedas, era suficiente. Foi à loja pagar, tomou o barco nos braços, ajeitou-o de encontro ao peito e disse: - Tu es meu duas vezes. 


Assim amigos, é nossa experiência com Deus. Ele nos criou e Ele nos comprou com o sangue de Jesus. Cristo Jesus quer resgatá-lo, quer entrar no seu coração e ajudá-lo a vencer todas as suas necessidades. Está você pronto para fazer isto? Deixe que Ele invada a sua vida para que você possa ser resgatado para a eternidade.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas