Sermão 23 - Melhor agora que mais tarde

Sermão 23 - Melhor agora que mais tarde


MELHOR AGORA DO QUE MAIS TARDE 


Introdução: 


A . Voltemos esta noite ao texto de Isaías 6:5 e detenhamos na segunda parte. “...habito em meio de um povo de lábios impuros.” 


B . Falaremos da confissão. Você já pensou porque Deus quer que confessemos os nossos pecados? 


C . Às vezes pensamos que a confissão é uma espécie de relatório que temos que dar a Deus, mas acaso esquecemos que Ele sabe de tudo? 


II) QUAIS SÃO AS RAZÕES PARA CONFESSAR? 


A . Em primeiro lugar é um ato de cortesia. Quando erramos com uma pessoa não temos constrangimento em reconhecer que erramos. Bom, o pecado é contra Deus. Cada vez que pecamos nos machucamos a nós mesmos, machucamos outros e machucamos a Deus. 


1. Portanto, confessar é dizer: “Senhor, lamento muito pelo que fiz.” 


 2. Embora Ele saiba que O temos ofendido e nós sabemos que Ele o sabe é completamente correto que peçamos desculpas. 


B . Outra razão para a confissão é que a confissão é o método divino para tirar a culpa do homem. 


1. Confessar nos ajuda sentir e acreditar que fomos perdoados. 


2. Muitas pessoas nunca sentiram a paz e a liberdade que Deus quer dar, porque sua confissão é fraca e superficial. 


3. Às vezes passamos anos pecando no mesmo ponto a cada momento e pensamos que por dizer aquela frase: “Senhor, perdoa-me.” já está tudo resolvido. 


 4. Não, é preciso ser mais específico com Deus. Volto a repetir, não para informar a Deus, porque Ele sabe de tudo, mas para criar em nós mesmos a consciência de que somos maus e precisamos de ajuda exterior. 


5. Outra vantagem que a confissão específica trás, é que você está admitindo que seus pecados são pecados. É fácil dizer “sou um pecador”, mas quando você afirma: “sou um fofoqueiro”, poderia ser a primeira vez que você reconhece a fofoca como um pecado. 


Isso permite o espírito Santo, transformar este aspecto de seu caráter. 


III) QUAL É A ATITUDE DIVINA DIANTE DA CONFISSÃO? 


A . Veja esta promessa bíblica: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados.” I João 1:9 


1. Isto significa liberdade, não só da punição do pecado, mas também do poder do mal. 


 2. Quer dizer que quando você confessa, Deus lhe dá o poder de fazer o bem. 


B . Veja esta outra promessa de Isaías 1:18 “Vinde pois e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.” 


1. Não é maravilhoso? 


Deus promete esquecer nosso passado completamente. Ele promete fazer de nós uma nova criatura. 


2. As noites de insônia marteladas pela culpa, podem chegar ao fim. 


 3. O inimigo não tem mais direito de jogar em nossa cara os atos errados que possamos ter feito no passado, porque podemos apresentar diante dele as promessas bíblicas de perdão. 


C . Na cruz do calvário, Jesus morreu por todos os pecados, de todos os homens, de todas as épocas. Então, não é quando confessamos os nossos pecados que Deus vai pensar se nos perdoa ou não. Os pecados todos já foram perdoados na cruz. 


1. Mas para que esse perdão seja válido para mim, é preciso que eu o confesse. Com a confissão eu estou me apropriando do benefício do perdão. 


 2. Imagine que alguém, depositou na minha conta corrente, no banco, R$ 100.000,00. O dinheiro está aí, é meu, mas para que tenha algum valor eu preciso ir ao banco e retirar o dinheiro. 


 Confessar é ir ao banco e retirar o perdão que foi depositado na minha conta por ocasião da morte de Cristo na cruz. 


IV) COMO DEVE SER REALIZADA A CONFISSÃO? 


A . Em primeiro lugar ela tem que ser feita diretamente à Deus sem intermediários. 


1. Nem ao pastor, ao padre ou a virgem . A confissão tem que ser feita diretamente a Deus. 


 2. São Paulo diz que: “não temos outro mediador entre Deus e os homens senão a Jesus Cristo homem.” 


B . Se foi um erro que além de ofender a Deus, teve conotações públicas , o Espírito Santo com certeza trabalhará pelo pecador arrependido, para realizar uma confissão pública. 


 1. Isto não deveria ser imposto, deveria ser o trabalho do Espírito Santo. 


C . Se a ofensa foi contra uma pessoa em particular, além de confessar o pecado a Deus o pecador arrependido deveria procurar a pessoa ofendida e pedir desculpas e restituir o erro cometido. 


1. Mas se o confessar vai trazer dor a pessoa ofendida, às vezes é melhor que a confissão seja feita a Deus e a ninguém mais. 


2. Por exemplo: Uma senhora que teve um filho de uma pessoa que não é o seu esposo. O esposo não sabe e acredita que o filho é seu. Após 15 anos, um dia essa senhora conhece a Jesus, se arrepende, confessa seu pecado a Deus e decide também confessar ao marido e filho. 


3. Você acha que isso é correto? Quanto bem faria esse tipo de confissão para o esposo e para o filho? 


 4. O Espírito de Deus nos dará com certeza o critério necessário para saber quando confessar as pessoas, além de confessar a Deus. 


V) JESUS É HOJE NOSSO ADVOGADO MAS UM DIA SERÁ NOSSO JUIZ 


A . Hoje é o dia que nós seres humanos podemos correr aos braços de Jesus. 


1. Veja o diz em Hebreus 4:14-15: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 


Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” 


2. Este é o grande convite de Jesus. Devemos ir a Ele. Como? Como o filho pródigo, levando a imundícia da vida passada. Levando os traumas e complexos que o pecado imprimiu em nossa vida. 


 3. Jesus arrancará de nossa vida os trapos de imundícia e nos vestirá com o manto branco de sua justiça. 


B . O que você faria se hoje você pudesse começar tudo de novo? 


1. Pois hoje é a grande oportunidade que Deus está lhe dando. 


2. É só correr em seus braços e reconhecer. “Senhor, já fiz tanta coisa errada na vida, não quero explicar nada, não quero justificar, só quero dizer eu e mais ninguém têm a culpa, mas hoje eu reconheço, te confesso, aceito a minha responsabilidade e suplico o teu perdão.” 


 3. Sabe? Ele abrirá os braços, tocará sua vida, mudará seu temperamento, limpará seu passado e tudo será feito de novo. 


VI) CONCLUSÃO: 


A . Quantos gostariam de aceitar hoje a promessa do perdão? 


B . Quantos querem aceitar a Jesus como seu advogado defensor? Ele nunca perdeu um caso. Com Ele como advogado, sua salvação está garantida, apesar do que pode haver na sua vida passada. 


C . Venha hoje aqui a frente. Este pode ser o grande momento de sua vida. Você nunca se arrependerá de ter tomado a decisão por Cristo.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas