Sermão 19 - Identifique-se por favor

Sermão 19 - Identifique-se por favor


Introdução: 


A . Bem, meus amigos, temos falado durante várias noites, e hoje chegamos ao fim. 


1. A volta de Cristo, será sem dúvida, o maior acontecimento da história humana. 


2. Ernest Digweed era um professor aposentado. Vivia sozinho em uma pequena casa em Portsmouth, Inglaterra, e não tinha parentes conhecidos. 


Um dos seus vizinhos declarou que “ele nunca pareceu ser um homem de dinheiro, cuidava mal de si próprio e não falava com ninguém.” Ele tinha 81 anos quando morreu em 1976. 


3. Mas o que causou sensação foi o seu estranho testamento. Deixou US$ 44.000 dólares para Cristo por ocasião de seu retorno à terra. Mais ainda, ele queria, e isso ficou especificado no seu testamento, Que Cristo voltasse nos próximos 80 anos e se identificasse como tal perante o governo britânico, para poder reclamar a herança. 


4. Muita gente pensou que isso não seria fácil. Seu advogado também ficou confuso. Pessoalmente eu acho que Cristo não reclamará a herança. Ele não precisará desse dinheiro por ocasião de sua segunda vinda, embora é possível que precise hoje aqui na terra. 


Mas, com relação a identificação, eu tenho a impressão de que quando Ele retornar, não será Ele e sim nós, que precisaremos identificar-nos e para alguns talvez será difícil ou até impossível. 


I) SOMOS NÓS QUE PRECISAMOS PROVAR A NOSSA IDENTIDADE 


A . Cristo, há muitos séculos atrás, falando a cerca do seu retorno, disse: 


1. “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? 


E em teu nome não expulsamos demônios? 


E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade.” Mat. 7:21-23. 2. Imaginemos procurando nos bolsos alguma identificação. 


Mas a carteira de motorista não serve, o cartão do Credicard também não. Nada, no bolso do homem poderá ajudá-lo! 3. Mas, Senhor, não te lembras de mim? Eu era um dos que mais trabalhava por Ti. Eu profetizei em Teu nome. Eu expulsei demônios. 


Fiz milagres, não te lembras, Senhor? 4. Mas Ele dirá. Não, Eu não te conheço. Você não é dos meus. Por que se fosse teria feito a vontade de Meu Pai. 5. E a porta se fechará. E lá fora ficará muita gente. 


Gente que professava servi-lo, mas que nada foi reconhecida. 6. Evidentemente, os valores divinos requerem muito mais do que atividade, do que profetizar ou fazer milagres ou expulsar demônios. 


7. Você não acha que o senhor Ernest Digweed estava sendo presunçoso querendo fixar as condições para Cristo? É Ele quem fixa as condições para nós. 


8. Por exemplo, olhem para aquela cláusula que indica que Cristo deveria retornar nos próximos 80 anos se quisesse reclamar a herança. Não, meus amigos, não é assim. É o pai quem determina o tempo de retorno de Cristo. Esse é um assunto divino. 


9. A nossa preocupação não deveria ser quando é que Cristo vai voltar, mas estar pronto quando Ele voltar. 


10. Permitam-me lembrar-lhes o que Jesus disse: “Daquele dia e hora porém, ninguém sabe, nem os anjos de Deus nem o filho, senão só o Pai.” Mat. 24:36. 


11. Ninguém sabe quando Cristo voltará. Mas o povo anda fixando datas. Alguns falam do ano 2.000 outros de 1.999. o Prof. Digweed deu um limite de 80 anos. Isto me preocupa. 


12. Por que? Simplesmente por que todas as datas são muito confortáveis para nós. Dá a impressão de que ainda temos tempo, mas que acontecerá se ainda não tivermos todo esse tempo? 


13. Deus tem um inimigo. Nós temos um inimigo. Nós o chamamos de diabo ou satanás. Ele é muito inteligente e gostaria de ver todo mundo perdido para sempre. 


14. Ele descobriu que a melhor maneira de conseguir o que quer é fazer-nos pensar que temos muito tempo. Ele gostaria de ver-nos surpreendidos, fatalmente surpreendidos na volta de Cristo. Ele gostaria de ver-nos despreparados. 


15. Diga-me, como você viveria se soubesse com certeza de que Cristo voltará ainda dentro de 100, 80 ou 50 anos? 


16. Mas, como você viveria se tivesse a certeza de que Cristo voltará este ano? Você percebe a diferença? 


II) COMO VOCÊ PODERÁ SABER QUEM É O CRISTO? 


A . Voltando ao assunto de identificação. Repito, quando Cristo retornar, Ele não precisará provar sua identidade. Todo mundo saberá quem Ele é. Quando seu sinal aparecer nas nuvens dos céus, ninguém perguntará quem é aquele que vem acompanhado das hostes angélicas. 


1. O apostolo João disse: “Eis que vem com as nuvens e todo o olho O verá... E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele”. Apoc. 1:7. 


2. Como podem ver, meus amigos, não haverá problemas para saber quem Ele é. Mas enquanto Ele não vem, entre hoje e aquele dia, nesse meio tempo é que está o real problema, por que Cristo já disse que seremos bombardeados com falsos profetas e falsos sinais. 


B . Jesus advertiu claramente: “Se pois alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou Ei-Lo ali! Não acrediteis porque hão de surgir falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios, de modo que se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto; não saiais, ou eis que Ele está no interior da casa, não acrediteis.” Mat. 24:23-26. 


1. Evidentemente, isto é muito sério meus amigos, porque segundo o que Jesus disse, ainda os escolhidos poderão ser enganados. 


2. Como poderemos estar seguros para não cometer tão trágico erro? O perigo não está em confundirmos Cristo com um falso profeta. Ninguém cometerá esse erro. O pior é que antes da volta de Cristo, é possível sermos enganados. 


3. Você dirá: “não, eu não serei enganado”. “Eu sempre tive um sexto sentido pode ser intuição - para detectar o engano”. Se é assim, é com você, meu amigo, que estou preocupado. Porque chegará o tempo quando não poderemos ser guiados por nossos sentidos. Não poderemos decidir assuntos da vida eterna por intuição ou por uma “sensação”. 


4. Você dirá: “Eu poderei distingui-Lo pela aparência.” Mas o apóstolo Paulo disse que satanás se disfarça em anjo de luz”. II Cor. 11:14. E se o inimigo pode se disfarçar de um anjo de luz, também pode se disfarçar de Cristo e você não poderá distingui-Lo pela aparência. 


5. Você dirá: “Eu saberei pela voz.” Será? II Cor.14:10. Muitos tipos de voz e muitas imitações. Você não poderá distingui-Lo pela voz. 


6. Você dirá: “Eu poderei sentir se é certo ou errado.” Mas um sábio disse: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o final é a morte.” Prov. 14:12. 


7. Você dirá: “Se Ele operar milagre saberei que é o Cristo.” Mas Cristo disse que eles farão milagres, lembra? E São João em Apocalipse, fala de “espirito de demônios operadores de milagres.” Apoc. 16:14. 


8. Nos dias de Elias o fogo desceu para provar quem era o verdadeiro Deus, mas nos últimos dias o fogo descerá para apoiar declarações dos falsos profetas, acredite nisso! Assim, você não pode se deixar levar por milagres nem curas. 


9. Você dirá: “Se usar a bíblia eu saberei quem Ele é.” Mas o diabo usou a bíblia quando tentou a Cristo no deserto, lembra? 


C . Então, como é que você saberá a distinção entre o falso e o verdadeiro? 


1. Só há uma maneira: A maneira como a bíblia é usada. Disse Isaías: “A lei e ao testemunho”. Isaías 8:20. 


2. Voc6e sabia que foi assim que Cristo desmascarou o diabo no deserto? O tentador parecia um anjo de luz. Mas Cristo o reconheceu da maneira como ele torceu as Escrituras, pela falsa aplicação, pela maneira astuta como ele criava dúvidas em torno das Escrituras. 


3. Sim, meus amigos, o verdadeiro Cristo e a verdadeira igreja falarão de acordo com o que está escrito e aí sim, você pode ir em frente. 


III) NECESSITAMOS SABER COMO JESUS VOLTARÁ 


A . Mas isso não é tudo. Cristo não só falará conforme as Escrituras , mas Ele virá conforme o que está escrito. Ele voltará da maneira como a Bíblia explica. A Bíblia explica detalhes do retorno de Cristo. 


1. Segundo a Bíblia Cristo subiu ao céu numa nuvem e voltará do mesmo modo. Atos 1:9-11. 


2. Cristo disse que sua vinda será como o relâmpago, visto por todos. Mat. 24:27. 


3. Ele disse que voltará com todos os seus anjos. Mat. 25:31. 


4. Já falamos que “todo o olho verá”. Apoc. 1:7. 


5. Segundo São Paulo, e isso é muito importante, os pés de Jesus não tocarão a terra. Seu povo será arrebatado para encontrá-lo nas nuvens”. I Tes. 4:16,17. 


B . Nosso Deus deixou-nos suficiente informação para não sermos enganados. O inimigo fará tudo para enganar o povo de Deus, mas Deus não permitirá a ele imitar a volta de Cristo. 


1. Eu acho que você, meu amigo, está entendendo o problema. Se nós não conhecermos a Bíblia como saberemos se as Escrituras estão sendo usadas certo ou erradamente? 


2. Se nós não conhecermos a Bíblia, como poderemos distinguir o impostor? Se não conhecermos a Bíblia, o que nos livrará de sermos enganados ? 


3. Você entende porque é perigoso descuidar do estudo da Bíblia? Você percebe o perigo de deixar que outros estudem a Bíblia por nós e não pesquisarmos por nós mesmos? 


4. Um desses dias você pode estar numa multidão que tem a frente alguém que se diz ser Cristo. Se você se deixar levar pelos seus olhos, talvez seja enganado. Se você se orientar pelo que ouve, talvez seja enganado. Se você se orientar pelo que sente, também poderá ser enganado, mas se você se orientar pela palavra de Deus, com certeza você saberá identificar o mentiroso. 


5. A tragédia será que muitos não saberão provar o impostor. Se se deixarem levar pelo carisma, milhões serão enganados com a teoria de que não se pode confiar plenamente na Bíblia. Milhões se orientarão pelos sentidos e milhões serão enganados. 


6. A tragédia será que muitos não saberão provar o impostor. Se se deixarem levar pelo carisma, milhões serão enganados com a teoria de que não se pode confiar plenamente na Bíblia. Milhões se orientarão pelos sentidos e milhões serão enganados. 


C . “Essa voz abala os céus e a terra. Há um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra, tal foi este tão grande terremoto. Apoc. 16:18. O firmamento parece abrir-se e fechar-se. A glória do trono de Deus dir-se-ia atravessar a atmosfera. 


As montanhas agitam-se como a cana ao vento, e anfractuosas rochas são espalhadas por todos os lados. Há um estrondo como de uma tempestade a sobrevir. O mar é açoitado com fúria. Ouve-se a sibilar do furacão, semelhantes à voz de demônios na missão de destruir. 


A terra inteira se levanta, dilatando-se como as ondas do mar. Sua superfície está a quebrar-se... Os pontos marítimos que, pela iniquidade, se tornarão como Sodoma, são tragados pelas águas enfurecidas. 


A grande babilônia veio em lembrança perante Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da Sua ira. Apoc. 16:19 e 21. Grandes pedras de saraiva, cada uma “do peso de um talento”, estão a fazer a sua obra de destruição. 


Os suntuosos palácios em que os grandes homens do mundo dissiparam suas riquezas com a glorificação própria, desmorona-se diante dos seus olhos. 


As paredes das prisões fendem-se, e o povo de Deus, que estivera retido em cativeiro por causa de sua fé, é libertado”. Conflito dos Séculos, págs. 178,179. “Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. 


É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. 


Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-no em seu avanço. O firmamento parece Repleto de formas radiantes, milhares de milhares, milhões de milhões. 


Nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor.” Conflito dos Séculos, págs.18183. D . Eu tomei emprestado estes parágrafos de Ellen White, uma escritora americana, e acredito que tudo será exatamente assim. 


1. E agora só quero lembrar-lhe que resta pouco tempo. Este é o tempo para correr aos braços de Cristo e esperar confiante pela Sua segunda vinda.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas