Sermão 18 - Desenvolvendo a autoestima dos filhos

sermao autoestima


Desenvolver a autoestima é prioritariamente uma responsabilidade familiar. Se não acontecer no lar, provavelmente não ocorrerá em nenhum outro lugar. Ela não será cultivada na sala de aula, na vizinhança ou no emprego. 


Mesmo os amigos mais chegados, falham muitas vezes em transmitir o encorajamento necessário. Se nós, pais, pretendemos ser coerentes, perseverantes e firmes na disciplina, como é adequado que sejamos, é essencial sabermos equilibrá-la com a autoestima e nos comprometermos a desenvolvê-la na vida de nossos filhos. 


 Está comprovado por pesquisas e experiências que a pessoa que, desde a infância desenvolveu uma correta autoestima, tem mais chances de ser bem sucedida na vida. 


 Mas o que é autoestima? 


É o sentimento que a pessoa nutre por si mesma. É o seu autojulgamento. 


É o fato dela amar-se ou não. Autoestima não é orgulho, convencimento ou vaidade. É o senso de auto-valor, auto-respeito. Dorothy Corkille Briggs em seu livro “Your Child’s Seff-Esteen” (Seu filho e a autoestima) , diz-nos: 


 “O julgamento que seu filho faz de si mesmo, influenciará o tipo de amigos que escolherá, como se relacionará com outras pessoas, o tipo de pessoa com quem se casará e finalmente seu grau de produtividade. 


A autoestima afetará sua criatividade, integridade, e até se ele será um líder ou um liderado. Seus sentimentos de autovalor formarão o centro de sua personalidade e determinarão a utilização de suas aptidões e habilidades. 


A sua atitude para consigo mesmo está diretamente relacionado à todas as outras esperas da vida. De fato, a autoestima selará o fracasso ou o sucesso da criança como ser humano”. 


 Nos relacionamentos familiares, os pais devem constantemente observar, procurando ser sensíveis aos talentos, habilidade, aplicações e dons de seus filhos, “alimentar”- Colher de dentro deles “a flor” mais linda - e “cuidar”- ajudar “essa flor” a desabrochar. O filho é aquecido e protegido para, por si, descobrir: “eu tenho talento”, “tenho habilidades” , “Sou uma pessoa de valor”. 


A - SINAIS DA AUTO-IMAGEM NEGATIVA: 


 1 - Vou me detrair - Sou um João-Ninguém! 


 2 - Vou brigar para me impor - o briguento. 


 3 - Serei um palhaço. 


 4 - Eu me adaptarei. 


B - SUGESTÕES PRÁTICAS: 


 1 - Não critique seu filho(a). 


 2 - Ouça atentamente suas preocupações, indagações e observações. 


 3 - Dê-lhe gradativamente o privilégio de escolher. 


 4 - Oportuna e ocasionalmente, deposite nele sua confiança, encorajando seu sentimento de dignidade. 


 5 - Respeite suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas. 


 6 - Passe tempo com ele. Planeje atividades saudáveis e divertidas para desenvolverem juntos. 


 7 - Dê-lhe responsabilidade, tarefas domésticas, e supervisione seu cumprimento. 


 8 - Apresente-o à seus amigos. 


 9 - Ajude-o a aprender a tomar suas próprias decisões, a desenvolver suas convicções, a estabelecer seus próprios valores. 


 10 - Dê liberdade para que fale por si mesmo. O maior presente que podemos oferecer aos nossos filhos é ajudá-los a gostarem de si mesmo.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas