Sermão 20 - Culto de gratidão

sermao culto de gratiao


Numa estação ferroviária, um jovem soldado aguardava na plataforma o trem em que devia baldear para prosseguir a viagem. Voltava para casa, afim de conhecer seu primogênito que nascera durante sua ausência. 


De repente viu uma menina caminhando desorientadamente entre os trilhos, enquanto o trem se aproximava; Ergueu-a e tentou subir de novo a plataforma. Mas... tarde demais. A locomotiva o apanhara. Ao lado dos trilhos, jazia o jovem com a criança, fraturado e o corpo ferido.


 A menina estava sã e salva. Veio sua mãe, tomou-a pela mão e a levou sem uma palavra. Parece-nos impossível tamanha ingratidão. 


 I - Definições de Gratidão 


 A natureza humana nos leva a apresentar uma vida de ingratidão constantemente. 


Mas hoje no reconhecimento do favor de Deus, aqui estamos para expressarmos a nossa gratidão à Deus, pelos anos de vida que o Senhor concede à........ 


 Maomé expressou: “A gratidão é o maior de todos os mandamentos”. 


É sobre este mandamento que eu quero falar. 


 “A gratidão é a memória do coração”. George Filho. 


 “Aquele que esquece a linguagem da gratidão, nunca pode falar em termos de felicidade”. E. C. Hckenzle 


 “Um coração grato é realmente um grande coração”. James P. Lowell. 


 “A gratidão é a mais bela flor que brota da alma”. Hosea Balhou. 


 “Dar graças é um curso no qual nunca nos graduamos”. Fred Beck. 


 “Aquele que esquece a linguagem da gratidão nunca pode estar em paz com a felicidade”. C. Neil Strait. 


 “... dando sempre graças por tudo à nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Ef. 5:20. 


 II - Por quê uma vida de gratidão? 


 - Pela vida 

 - Pelos pais e família 

 - Pela saúde - Pela luz e a verdade que conhece 

 - Pelos planos de Deus em sua vida 

 - Pelo futuro glorioso 

 - Pela oportunidade de ser filho(a) de Deus 


 Quantos hoje não tem este privilégio? 


 Se o Senhor o(a) tem guardado até aqui, é porque Ele tem planos por sua existência, pois 15 anos, não são 15 dias, e sim uma vida. 


 Agora, procure saber qual é o plano que Deus tem para você e procure aceitá-lo e vivê-lo; E esta é a melhor maneira de demonstrarmos que somos muito gratos à Deus. 


 “Porque todos não temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça”. João 1:16. Graça, favor imerecido. 


 Como deve ser este viver? 


 “Procurai viver este dia(cada dia) de um modo simples, afastando prontamente todo o pensamento de descontentamento, ansiedade, desencorajamento, impureza e egoísmo. 


Cultivando alegria, magnitude, amor e o hábito de santo silêncio; Usando de economia nas despesas, generosidade no dar, cuidado na conversa, diligência no serviço, felicidade nos compromissos e fé tranquila em Deus”. Bispo Vicente. De hoje em diante, sua vida começa a tomar um novo rumo. 


Suas decisões terão peso e consequências futuras; Seus planos de hoje, tornar-se-ão realidades no amanhã; Seus sonhos e ideais do agora, poderão tornar-se o dia à dia de sua vida futura. 


Por isso Deus precisa estar presente em sua existência. 


Orientando-a, em todos os momentos. Sua oração deve ser a mesmo do grande pregador Moody: 


 “Usa-me, meu Salvador, para qualquer propósito, em qualquer terreno, conforme a tua vontade. Eis aqui meu pobre coração, um vaso vazio, enche-o com tua graça. Eis aqui minha alma pecadora e aflita, desperta-a e refresca-a com teu amor. Toma o meu coração para a tua morada; a minha boca para divulgar a glória do Teu nome; Meu amor e todos os meus recursos, para o progresso da obra cristã. Não permitas que minha fé jamais se enfraqueça ou diminua de modo que seja quais forem as circunstâncias, eu posso dizer: “Jesus precisa de mim e eu Dele”. 


 Lembre-se: Segundo George Herbert “a gratidão tem três formas: Um sentimento no coração, uma expressão em palavras e uma dádiva em retorno”. Procure ter sempre este sentimento no coração, seja grato constantemente ao Senhor, que esta gratidão não fique só no coração, mas expresse esta gratidão através de palavras, palavras de louvor à Deus; Seja grato a cada dia com a dádiva do retorno, retornando, entregando-se ao Senhor em todos os dias de sua existência. 


 CONCLUSÃO: 


 O evangelista Moody certa noite pregou na cidade de Filadélfia, E.U.A . No final da reunião, foi ter com ele uma jovem senhora, muito perturbada espiritualmente. 


 - A senhora é crente? Perguntou Moody. - Não sou, mas desejaria ser - Respondeu a senhora. Fazem três anos que estou a procura de Jesus, mas não O encontrei ainda. 


 - Deve haver algum erro - disse Moody. Não pode levar, um pecador ansioso, três anos para encontrar seu bondoso Salvador! 


 - Que devo fazer então? - indagou a jovem senhora. 


 - A dificuldade está é na senhora procurar fazer alguma coisa; O que deve fazer é crer no Senhor Jesus Cristo , e crer que de fato, Ele a salvará, quando a senhora crer realmente. 


 Porque não temos sido mais abençoados? 


 Porque temos lutas e dificuldades, e nunca presenciamos a solução dos problemas? 


Porque tantas aflições, agonias e desesperados nos encontramos, sem obtermos alívio que tanto ansiamos? 


Por quê? Porque temos dificuldades para crer, confiar, obedecer o que o Senhor nos tem dito. 


Quando realmente fizermos de coração o que o Senhor nos pede, sem vacilar, obedecermos, alcançaremos bênçãos extraordinárias em nossa vida. 


 Se não temos sido agraciados como desejávamos; Se temos apresentado um viver vazio; Se as redes de nossa vida estão vazias; Quem sabe, o problema está em continuarmos lançando a rede do lado errado, e não do lado direito. 


O lado que o Senhor nos tem revelado. Billy Grahan falou: “A fé salvadora tem uma qualidade que a distingue; É uma fé que produz obediência e motiva um estilo de vida”. 


 Lembre-se em um novo amanhecer, Jesus deseja dar-te uma nova vida. “Tinha Jesus um desígnio em ordenar-lhes que atirassem a rede do lado direito do barco. Daquele lado estava Ele, Jesus na praia, era o lado da fé”. D.T.N. 775.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas