Sermão 13 - Fazer inimigos e afastar amigos

sermao afastar amigo

COMO FAZER INIMIGOS E AFASTAR AMIGOS 


Aqui estão algumas maneiras de se fazer inimigos e afastar amigos: 


1. “Vou dizer-lhe o que eu acho que você deve fazer”. Essa é uma presunção arrogante de sabedoria superior. 


Ninguém é tão sábio a ponto de sair por ai dizendo a todo o que eles devem fazer; e se alguém fosse suficientemente sábio para fazer isso, teria conhecimento bastante para evitar dar conselhos não solicitados, que, de qualquer forma, raramente são aceitos. 


2. “Meu conselho para você é...” A questão é a mesma do caso anterior. 


3. “A grande verdade sobre esse assunto é...” 


É mesmo? 


Então você alcançou a verdade afinal? 


É possível, mas não é provável. Você vai ser uma pessoa solitária. 


4. “Vou mostrar-lhe onde você errou”. Desse jeito você está falando com um ex-amigo. 


Ou então com um masoquista que adora apanhar. 


A arrogância intelectual desse tipo geralmente brota de uma mistura peculiar de ignorância e inferioridade. 


5. “Estou lhe dizendo isso para o seu próprio bem”. Esqueça isso! Ninguém lhe pediu conselho. 


Quem sabe o que é bom para mim? 


Não consigo fazer metade das coisas que são para o meu bem e que sei que deveria estar fazendo. 


6. “Seu problema, pelo que posso ver...” Mais uma de um distribuidor internacional de arrogância. 


7. “Você não pediu meu conselho, mas...” Pare aí mesmo! Se eu quisesse uma opinião, a teria solicitado. 


8. “Você está salvo?” Não, realmente não. Não estou completamente salvo do medo, de ressentimentos, sentimentos de inferioridade e sentimento de culpa. Sua pergunta é ofensiva, embora eu aprecie o seu cuidado. Jesus não andou fazendo essa pergunta. 


Na verdade, Ele perguntou: “Queres ficar são?” Se por acaso você souber como ficar são, diga-me! Realmente eu preciso saber. 


9. “Olhe, deixe-me mostrar como se faz isso”. Aprecio seu desejo de ajudar, mas lamento profundamente sua maneira de falar, como se possuísse alguma habilidade técnica que fizesse você ser superior. 


10. “Agora veja como eu teria procedido...” Muito obrigado! Passei por uma experiência difícil, fiz o melhor que pude, e falhei. Você chega agora para oferecer conselhos depois que tudo já passou. Não gosto de sua atitude. 


11. “Estava tudo ótimo (serviço, comida, arranjos de flores, sermão, ou qualquer outra coisa), mas há apenas mais uma coisa que eu teria feito um pouco diferente. Agradeço-lhe por nada. 


Você não está me ajudando, embora pense que esteja. Você está se mostrando superior, num esforço de compensar seus sentimentos de inferioridade em outras áreas. 


12. “Isso é interessante. 


Veja, por exemplo, o meu caso...” Olhe para os meus olhos, amigo. Logo agora que comecei a dizer alguma coisa, você entrou na conversa e começou a dominar o assunto. 


Não, eu não vou Tomá-lo como exemplo. Há milhares de frases desastrosas, rudes e inapropriadas. Uma pessoa sensível aprenderá, de experiências mal sucedidas, como proceder de modo conveniente em relação às pessoas. 


A FÓRMULA PARA O FRACASSO – E PARA O SUCESSO 


1. Nunca faça concessões. Se você valoriza seus próprios métodos e ideias, agarre-se a eles. Não se entregue. 


Não apenas em assuntos de moralidade e integridade, mas também onde princípios e métodos de qualquer natureza sejam envolvidos, mantenha-se firme. 


2. Faça concessões em demasia. As pessoas que sentem necessidade de agradar a qualquer custo e não tem bastante força de caráter, comumente tendem a fazer concessões em demasia. 


3. Acerte as contas! Não deixe que as pessoas passem você para trás. Se você for ofendido, revide. Se o criticarem, mande-os logo calarem a boca! Ou, se você não gosta de enfrentar as pessoas frente a frente, junte o maior número de amigos ou simpatizantes que puder; conte-os como você foi tratado mal e traga-os par o seu lado. 


Assim, mesmo que você seja um elemento intolerante no trabalho ou em sociedade, não terá deixado a ofensa por menos. 


4. Sinta-se superior, destruindo as outras pessoas. A razão principal de as pessoas se tornarem excessivamente críticas, é para se sentirem superior. Se você consegue encontrar uma falha no próximo, adquira uma sensação momentânea de superioridade. 


5. Aprenda a atacar. A melhor defesa é o ataque e é por isso que algumas pessoas são tão agressivas. 


6. Não hesite em dar muitos palpites. Se você acha que as pessoas estão erradas, diga isso a elas. Diga a elas exatamente aquilo que você acha que devem fazer. Como poderão saber se você não lhes disser? 


As pessoas não gostam de ouvir palpites que não são solicitados, mas não deixe que isso incomode você. Você tem uma obrigação moral de espalhar a sua sabedoria e experiência para o maior número de pessoas possível. 


7. Diga logo o que você acha. Não enrole; tenha coragem para expor suas convicções. Comunique logo seus pensamentos às pessoas . Se você perder alguns amigos, azar o deles. 


Se eles não conseguem aguentar a verdade, é problema deles. Você não precisa mimar as pessoas; Ter um pouco de tato é coisa para molengas. Seja absolutamente franco e sincero sempre. 8. Se você tiver uma queixa legítima, guarde-a para você mesmo. 


Nunca deixe uma pessoa saber que você tem uma reclamação válida; guarde-a para si próprio. Você não quer ferir os sentimentos de outras pessoas, por isso, reprima os seus próprio sentimentos. 


Mesmo se fizer sua reclamação com bastante tato, talvez as pessoas não gostem, e então você perderá um amigo. Ou talvez alguém fique aborrecido com você. (Os números 7 e 8 são dois extremos. Ambos são fatais em qualquer relacionamento). 


9. Procure fazer com que todos concordem com você. Quando encontrar pessoas que discordam de você sobre qualquer assunto – seja religião , política, ou a maneira como as coisas são feitas em seu grupo - procure corrigi-las. 


Você tem uma visão mais clara das coisas do que essas pessoas, e elas precisam conhecer os fatos corretos. 


Não desista. Mantenha o seu ponto de vista. Se você for derrotado na discussão e perder um amigo com isso, paciência, as coisas são assim mesmo. 


10. Espere que eles venham falar com você. Não se exponha. Muitos indivíduos não sabem mostrar amizade. Se não falarem com você primeiro, não se preocupe. Algumas pessoas são assim mesmo. 


Não queira se apresentar; deixe que os outros tomem a iniciativa. Se quiserem formar novas amizades, deixe que elas mesmo façam o esforço. Por que sempre tem quer você a pessoa a tomar a iniciativa? 


MEDIDAS QUE TRAZEM O SUCESSO 


1. Julgue os outros com bondade. Geralmente, nós nos julgamos de acordo com os ideais que temos, e as outras pessoas com base em suas ações. Jesus lançou uma injunção surpreendente: “Não julgueis, para que não sejais julgados . Por que com o juízo com que julgais , sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós”. Mat. 7: 1 e 2. 


2. Não se esqueça de agradecer, mas não espere isso de outras pessoas. Jesus curou a doença de dez leprosos. Apenas um voltou para expressar sua gratidão. Se você der um pouco de si em favor de outrem, faça-o pelo simples prazer de ajudar. Procure não notar se os beneficiados se preocuparam de expressar sua gratidão. 


3. Aprenda a aceitar críticas sem ofender-se. Você fica ofendido quando as pessoas criticam Você. Você fica terrivelmente aborrecido quando os outros não compreendem o quer dizer ou quando alguém com malícia altera os fatos? 


O único ser humano perfeito que já existiu foi traído por um de seus discípulos, negado por outro, , questionado por um terceiro e incompreendido por todos os outros. 


Os líderes religiosos ciumentos não apenas criticaram-no, mas também insistiram que seus milagres de cura eram realizados pelo poder de satanás. Sobre certa ocasião, durante seu ministério, temos o seguinte relato: “Muitos de seus discípulos voltaram atrás e não andavam mais com Ele”. Ele foi “desprezado e rejeitado dos homens”. 


Se tudo isso aconteceu ao próprio Jesus, não há qualquer razão para acharmos que devamos ser criticados e rejeitados. 


4. Dê importância às necessidades de outras pessoas. Lembre-se de que uma das necessidades fundamentais do ser humano é sentir-se importante. 


5. Enfrente as intervenções com criatividade. Você está ocupado com alguma tarefa que é importante para você e aparece uma série de interrupções. Seu tempo é limitado e você tem prazo a cumprir. E então outras pessoas se intrometem em seu tempo. 


A não ser que você tenha o Dom da paciência ilimitada, logo fica tenso, depois irritado finalmente exasperado. Mas a própria frequência destas interrupções talvez seja uma indicação de seu valor como indivíduo. 


As únicas pessoas que são interrompidas são aquelas cuja a vida e trabalho seja de alguma importância. As interrupções são evidências de sua indispensabilidade. 


6. Aprenda a valorizar o silêncio e a brevidade. Existe grande sabedoria em saber quando permanecer em silêncio. Infelizmente, certas pessoas nunca adquirem essas sabedoria. Um amigo meu, em resposta a uma crítica bastante dura, replicou, em atitude meditativa: “Obrigado. 


Aprecio sua observação. Vou pensar sobre isso”. A pessoa que o havia criticado, ficou desconcertada. O silêncio ou a brevidade pode ser uma resposta poderosa. 


7. Faça sempre um pouco a mais. O conceito de “e um pouco mais” é importante. Ele pode mudar sua vida, se for aplicado como um princípio vitalício. 


8. Tome o propósito de aceitar-se e amar-se a si mesmo. O amor-próprio, quando vivenciado de maneira apropriado, não é egoísta. Você deve amar-se a si mesmo como a seu próximo. 


Você não só tem o direito de amar-se a si mesmo, como se espera que você o faça . Porque você só pode amar outra pessoa até o grau em que você se ama a si próprio. 


Procure sempre alcançar o alvo de aceitar-se a si mesmo: Suas responsabilidades, forças, virtudes e fraquezas. Encare suas limitações com uma tolerância simpática e bem humorada. 


9. Aceite suas emoções como sendo válidas. Todos os nossos sentimentos são válidos. No entanto, muitas pessoa que foram criadas por pais que lhe davam pouco incentivo ou que tiveram um passado religioso excessivamente legalista tendem a rejeitar certos sentimentos e de taxa-los de “maus”. 


As duas emoções mais fortes que Deus nos deu são o desejo sexual e a ira. A ira vem de Deus e por isso tem uma origem divina. Precisamos aceitar nossa ira como é: um instinto de sobrevivência . Expressar a hostilidade deve ser tanto desaconselháveis quanto válido. Dependendo das circunstancias; mas sentir essa emoção é normal. 


O novo testamento adota a seguinte postura: “Irai-vos e não pequeis...” Aceite o fato de que Deus deu a você a capacidade de sentir-se irado, mas aprenda a controlar a ira, para que não se torne destrutiva. 


Aceite suas outras emoções – até mesmo as que parecem ser negativas – como sendo características humanas normais também. Se elas aparecem excessivamente, então talvez você precise de algo que vai desde o autocontrole até a terapia intensiva . 


Mas aceite as emoções em si mesmas como sendo uma realidade. Já que a opressão leva a observação, você pode tornar-se obsessivo ou dado a fobias, se não aceitar as suas emoções. 


10. Aceite a vida. A vida não é fácil, como já foi dito antes. Ninguém afirmou que seria fácil, mas a vida é preferível à morte. A aceitação não implica em aprovação. Não precisamos gostar das dificuldades que encontramos, mas precisamos aceitá-las como fatos. 


Existem três passos importantes para a solução de qualquer problema: Consciência, aceitação e ação. Vamos examinar esses três passos: Precisamos Ter consciência do problema antes de resolvê-lo . 


Isto pode significar entrar em contato com emoções mais profundas, ao invés de negá-las . Nunca minta a você mesmo sobre seus sentimentos. 


A negação não adiante nada e pode ser bastante destrutiva. Em seguida precisamos aceitar a situação. Isto não quer dizer que precisamos gostar dela. 


Eu não gosto de alguns aspectos da vida: matanças, morte, violência, pobreza, fome, injustiça, guerra, e muitas outras coisas. Mas aceito todas elas como realidade. 


Também não gosto de alguns aspectos da minha personalidade, mas preciso reconhecer que possuo essas características.


Em terceiro lugar, precisamos decidir qual a ação a ser posta em prática, o que pode incluir fazer uma análise do problema, a prender a disciplina, elaborar planos de longo prazo ou procurar aconselhamento.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas